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Proposta de materiais educacionais na UNIVESP Elizabete Briani Prof. Wilson Oliveira 1.

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1 Proposta de materiais educacionais na UNIVESP Elizabete Briani Prof. Wilson Oliveira 1

2 1. Foco de Ação do DI 2

3 Fonte: Curso de Pós graduação em Design Instrucional, Novas Tecnologias, 2010, Senac-SP. Se manter os alunos interessados fosse um negócio, o índice de FRACASSO dessa atividade seria de 80%. Scientific American ( JOHN MEDINA, 2011 ). Fonte: shutterstock

4 Canal do Flow; apud TORI, R O que circunda o problema

5 5 Curso de Pós graduação em Design Instrucional, Novas Tecnologias, 2010, Senac-SP. Desafio alcançáveis; Metas claras, Realimentação (feedback) constante, Engajamento e significado

6 Onde atingir o problema? Aula Itens de Aprendizagem Aluno Roteiro (ITALO SANTIAGO VEGA, 2011) 6

7 Integrando dimensões de aprendizagem Cognitivo: relacionado ao aprender, dominar um conhecimento. Envolve a aquisição de um novo conhecimento, do desenvolvimento intelectual, de habilidade e de atitudes. Afetivo: relacionado a sentimentos e posturas. Envolve categorias ligadas ao desenvolvimento da área emocional e afetiva, que incluem comportamento, atitude, responsabilidade, respeito, emoção e valores. Psicomotor: relacionado a habilidades físicas específicas, que incluem: reflexos, percepção, habilidades físicas, movimentos aperfeiçoados e comunicação não verbal.

8 2. Proposta Educacional e integração de mídias 8

9 9

10 Dinâmica e relação das mídias: 10

11 Autores (Desenvolvem UA) Ambiente UNIVESP (Site) Coordenador da Disciplina (Valida a UA/informa autores/posta UA) UA correta Sim Não Coordenador de Conteúdo (Realiza Análise) DI (Realiza Análise e faz complementações) Processo de Criação de uma UA UA Finalizada

12 Coodenador de Conteúdo e DI (Leitura detalhada da UA) Realiza anotações de recomendações da aderência ao manual e forma (Ead) Processo de Análise de uma UA Pesquisa partes do texto no google e o texto completo em programa específico (FDP e outros) Envia análise para o Sistema UNIVESP (Site) e Autores/Coordenador de conteúdo

13 Geral ItemObservação PlanejamentoNãoSimPlano de Ensino Mini currículo autores NãoSim Avaliação da Disciplina NãoSim Avaliação Presencial NãoSim Avaliação Interdisciplinar NãoSim Palavra do autor NãoSim Checklist de entregas da disciplina

14 Geral Checklist de entregas por UA ItemObservação Imagem, Requisitos, Competência, Habilidade NãoSim Falta a descrição das imagens para facilitar a substituição Apresentação da UANãoSimPreencher template Recursos multimídiasNãoSim UNIVESP-TVNãoSim Auto-avaliaçãoNãoSim Avaliação FormativaNãoSim Orientação ao professor-mediador NãoSim Orientação ao discenteNãoSim

15 Livro-texto 15 Organização das Seções de estudo O livro texto será dividido em três partes: Pré-Texto (Introdução), Texto (Unidades de Aprendizagem) e Pós-Texto (Conclusão). Detalhada no quadro a seguir: Pré-Texto Introdução Texto Unidades de Aprendizagem Pós-Texto Conclusão Capa, Folha de Rosto, Página de créditos, Ficha catalográfica, Apresentação, Sumário, Palavras do professor, Orientações de como a disciplina deve ser estudada e Plano de ensino. Informações básicas, Público- alvo, Descrição geral da Unidade e Seções de Estudo.: Para Começar, Fundamentos, Antena Parabólica, Glossário, Navegando por aí, E agora, José? Vamos praticar, Momento da Verdade e autoavaliação. Palavras finais..., Referências, Respostas e comentários das atividades de auto-avaliação, Anexos (quando houver. Em média, a quantidade de páginas do livro é calculada de acordo com a carga horária da disciplina 3 laudas por hora da carga horária da disciplina

16 1. Apresentar caso de falha 2. Relações com temas/assuntos (assuntos anteriores e posteriores. 3. Apresentar situação problema cuja solução dependa da unidade Recursos – Charges – Ilustrações – tirinhas de histórias em quadrinhos – notícias de jornal ou revista Motivar o estudante

17 Linguagem dialógica Não apostilar Parágrafos de ligação Parágrafo de introdução e de conclusão Numerar os itens Bibliografia básica e complementar Citação dos autores consultados Número de páginas – 12 páginas (80h)

18 Recursos extras Citações: Entre aspas Citação literal Colocar dados completos da citação Sem aspas Citação indireta Do próprio autor

19 Despertar a percepção dos estudantes relacionadas ao conteúdo questões éticas, morais e sociais questões relacionadas com a atividade profissional do aluno. Tamanho: uma ou duas páginas

20 Links interessantes Completam o aprendizado Acompanhados de uma breve apresentação

21 definição das principais e mais importantes palavras ditas na UA. Palavras que sem o seu correto significado, talvez o aluno não consiga desenvolver corretamente o aprendizado completo.

22 ABNT Relação dos autores citados na UA

23 este tópico traz um resumo dos pontos principais abordados na unidade, destacando para o aluno, o que é essencial na UA. Em seguida, o professor deverá fazer, de forma genérica, o anúncio do tema a ser abordado nas próximas unidades, fornecendo subsídios para o estudo prévio e conexão da UA atual com a futura.

24 24 (HORTON, 2006).

25 Avaliação Formativa Definição: É nessa seção que o estudante é instigado a fazer e a aplicar o que aprendeu em problemas reais, de âmbito profissional. Pense em como exercitar as competências e habilidades que indicou no planejamento da aula. Podem ser realizadas de forma individual ou em grupo. Como elas podem ser desenvolvidas: Questão abertas, perguntas no fórum, Estudos de Caso e Situações-Problema; desenvolvimento de projeto e etc. E o mediador? Indicar gabaritos de apoio a condução das atividades e elementos devem ser considerados na avaliação/mediação do professor.

26 Avaliação de Somativa Definição: esta seção deve concentrar o seu foco na verificação do cumprimento de todas as etapas necessárias a serem realizadas pelos alunos. Como pode ser desenvolvidas: Construções coletivas, debates, fórum de perguntas e respostas, Envio de tarefa, registro em diário de aprendizagem, postagem em blog e etc). E o mediador? Indicar gabaritos de apoio a condução das atividades e elementos devem ser considerados na avaliação/mediação do professor.

27 Definição: Interrupções para verificar se o estudante está conseguindo reter o conteúdo estudado. Como pode ser desenvolvidas: Questões de múltipla escolha, associação, preenchimento de lacunas, palavras cruzadas,quebra-cabeças. Geralmente são perguntas que requerem esclarecimento (Qual é a relação entre), verificam evidências e linhas de raciocínio (Como isso se aplica a este caso), sobre pontos de vista ou perspectivas (Quais seriam os efeitos disto), Mas se isto acontecesse, quais seriam os outros resultados? Por quê? E o mediador? Atividade que não requer intervenção do professor mediador. Indicar as respectivas respostas para serem inseridas no feedback como aluno.

28 Avaliação presencial UA 10 e UA questões 9 questões dissertativas 9 questões de múltipla escolha Deve constar em cada questão: tempo aproximado para resolução qual(is) competência(s) e-ou habilidade(s) tal questão está atrelada (daquelas listadas no início de cada UA).

29 Vídeo: Univesp TV 29 Proposta Assuntos transversais e seus impactos no ambiente organizacional e na vida social dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Formatos de entrevistas, documentário ou propostas de ficção.

30 Material de Apoio - Recursos multimídias 30 Proposta Contribuir para a compreensão do conteúdo e despertar para uma problemática específica. Devem cumprir uma função estética, mas principalmente pedagógica. Exemplos: Estudo de Caso; Mapas Mentais; Jogos, Infográficos, Fluxograma; etc. Knowledge

31 Sistema de planejamento de conteúdo 31

32 3. Projeto Gráfico - Capa Material Impresso 32

33 33 Lombada Composição e cor da capa Orelha Indicação do Semestre Representação da disciplina

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36 5. Exemplos de Recursos Multimídia 36

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44 Opções para construção de Recursos multimídias 44 ASSETSGÊNEROS/ESTILOS MATRIZES DE LINGUAGEM ESTRATÉGIA (QUANDO UTILIZAR) Vídeo Narrado (documentário) Com personagens (ficção) Só imagem (cenário, paisagem) Áudio, imagem, som. Apresentar informação de maneira contextualizada; Ilustrar sequencialmente de forma visual situações ou conceitos; Exemplos: Estudo de Caso; Metáfora; etc. Infográfico Estático Interativo Imagem, texto sintético e pequenas interações e objetos animados. Sintetizar informações complexas; Comparar dados; Apresentar um ou mais conceitos de forma hierárquica; Fixar conteúdo. Exemplos: Estudo de Caso; Mapas Mentais; Linha do tempo; Fluxograma; etc.

45 45 Arquivo de som Áudio e som. Apresentar conceitos de maneira informal e em pequenas unidades de conteúdo; Informar. Exemplos: Informacional; Estudo de Caso; Entrevista; Registro de Palestras; Rádio-Novela; etc. Animação Stop-motion (fotos) 3D 2D Áudio, imagem, ilustração, som, não há interação. Contextualizar e ilustrar por meio de representação ou recorte em movimento situações, conceitos ou procedimentos. Exemplos: Estudo de Caso; Metáfora; Narração Ilustrada; etc.

46 46 Jogos Associação Perguntas e Respostas Estratégia Desafio Habilidade Imagem, textos, ilustração, som, pequenas interações e objetos animados. Confrontar conhecimentos prévios com os aprendidos; Proporcionar a prática, orientação e avaliação de soluções; Fixar e memorizar conteúdos; Sistematizar conteúdos; Relacionar conceito com definição; Relacionar conceito com exemplos práticos (analogias). Exemplos: Palavras-cruzadas; Caça-palavras; Dominó; Quebra-cabeça; Sete Erros; Memória; Relacione; Quiz (Verdadeiro ou Falso, Múltipla Escolha); Preenchimento de Lacunas; Forca; Tabuleiro (Banco Imobiliário, Labirinto, etc).

47 47 Imagem (2D ou 3D sem interação) HQ (narrativa sequencial em quadros: presença de diálogo, utilização de legenda, navegação na forma de slideshow); Charge (fato social de determinada época com humor); Cartum (fato social atemporal com humor); Ilustração (figuras decorativas ou representativas); Fotografia; Ilustração estática; textos sintéticos; Contextualizar uma situação; Sensibilizar; Analisar criticamente; Exemplos: Estudo de Caso; Metáfora; Narração Ilustrada; Registro; Sátira; Crítica; etc.

48 Dinâmica de Atividades – Vamos Praticar? Exemplos: 48 Vamos fazer uma atividade diferente? A partir de agora, você fará uma atividade guiada. Vamos supor que você está trabalhando em um importante projeto e para isso, nós vamos simular algumas atividades que você faria na empresa. Siga o passo a passo abaixo para que as atividades façam sentido. Entre no clima, imagine-se na empresa!!! You are working in a very important project.

49 Dinâmica de Atividades – Momento da Verdade! Que tal você gravar a sua voz e mandar para seu professor? Isso é super simples e você vai adorar. Lets do it?! O que você vai gravar? A sua resposta da atividade: Visita ao parque da disneyland. Você vai dizer para seu professor WHAT YOU LIKE VISITING AND WHAT YOU DONT LIKE VISITING AT DISNEYLAND. Não se preocupe com os erros. Esta é a primeira vez que vamos fazer este tipo de atividade. Se você tiver dúvidas, entre em contato com seu professor por meio do fórum de dúvidas pedagógicas. Para gravar a voz, você deverá seleccionar a OPÇÃO VOZ, POIS EU QUERO OUVIR A SUA PRONUNCIA. Depois que tudo estiver gravado, você deve colocar seu para receber o arquivo de áudio do podcast. Veja o exemplo abaixo. 49

50 Apresentação da Unidade Nas últimas unidades você verificou que a Demonstração do Resultado do Exercício, a DRE, é um instrumento muito importante para a tomada de decisão nas organizações. É por meio dela que conhecemos o resultado das atividades, se foram lucrativas ou não. Conhecemos também as contas que compõem a DRE e os cálculos que devem ser feitos para que possamos chegar ao resultado, mas você já deve ter percebido que isso não é tudo. Nesta aula iremos nos aprofundar na estrutura da DRE até o item Receita Líquida, que representa o resultado do período, chamado contabilmente de exercício, depois de retirados os impostos diretos e devoluções. Pronto para iniciar? Bons estudos. 50

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