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Francisco Moreto CPqD – Telecom & IT Solutions

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Apresentação em tema: "Francisco Moreto CPqD – Telecom & IT Solutions"— Transcrição da apresentação:

1 Francisco Moreto CPqD – Telecom & IT Solutions
Tendências Tecnológicas: Como Identificar os Produtos e Serviços de Telecomunicações Dominantes do Futuro? A Segurança Será uma Preocupação Crescente? Francisco Moreto CPqD – Telecom & IT Solutions Telecom Users Forum 03/06/05

2 Sumário Novos Paradigmas das Telecomunicações
Reformatação da Indústria de telecom Serviços e Aplicações como Direcionador Tecnológico Tecnologias e Ferramentas que Apoam as novas Aplicações

3 Novos Paradigmas da Evolução Tecnológica
Media over IP (MoIP) Abordagem Monolítica Abordagem Distribuída APLICAÇÃO TCP/IP APLICAÇÃO APLICAÇÕES APLICAÇÃO APLICAÇÃO APLICAÇÃO REDE CIRCUITO REDE REDE PACOTE Mundo Telecom TI + Telecom

4 MoIP – Forças Motivadoras
Máquinas Mais Potentes Banda Larga Serviços Sobre IP Mobilidade Always on Diversidade

5 IP MoIP – Serviços Conteúdos VPNs Gaming LBS Gambling Voz Multimídia
SMS/MMS Transação (M-Commerce)

6 Atores do Cenário Convergente
Provedores de Aplicações e Conteúdo Provedores de serviço de Navegação & Middleware Clientes/Usuários TCP/IP Provedores de Serviços de Conectividade RI HFC SS#7 RI HFC SS#7 Provedores de Equipamentos e Software Provedores de Serviços de Transporte RI HFC

7 Estratificação das Indústrias de Telecom
Camada Produto/Serviço VI Usuário Consumidores corporativos e individuais dos serviços prestados: Ex: triple play; portais; hospedagem; RMS; CPE V Aplicações e Conteúdo Serviços baseados no empacotamento de aplicações e conteúdo: Ex: vídeo-on-demand; on-line services; premium services; broadcasts; triple play IV Serviços de Navegação e Middleware Serviços baseados em produtos de Navegação e Middleware: Ex: portais; serviços de busca; serviços de diretórios; pag. eletrônico; segurança III Serviços de Conectividade Serviços baseados no Provimento de Conectividade: Ex: ; VoIP; Serviços de acesso à Internet, Hospedagem; VPN II Serviços de Rede Serviços baseados no transporte de bits: Ex: POT; fax; frame relay; RDSI; ATM; RMS Empresas: Prestadoras de Serviços tradicionais I Fornecedor de Soluções, Eqtos e Sw Produtos baseados em Equipamentos (HW&SW) e Sistemas (SW): Ex: Trans. (SDH, WDM); Com (ATM, CPA); Infra IP; CPE ; Billing Systems (apud M. Fransman,

8 Interação Indústrias de Telecom e Tecnologias
Camada (I) Camada (II) Camada (III) Camada (IV) Camada (V) Camada (VI) WiMAX Provedor Serviços de Rede Provedor Ser. de Conectividade Provedor Ser. Nav. Middleware Fornecedor Eqtos e SW Rede Fornecedor HW/SW Conectividade Fornecedor HW/SW Nav. e Middleware Provedor Aplicações e Conteúdo Fornecedor HWSW aplicações e Conteúdo Usuário Serviços de Rede Usuários Serviços de Conectividade Usuário Serviços de Nav. e Middleware Usuário Aplicações e Conteúdo WiMAX VoIP Fixo + Móvel VoIP Seg. SLM SLM Seg. Gestão Gastos

9 Obrigado!!! Francisco Moreto Desenvolvimento de Soluções de Mercado
Diretor CPqD – Telecom & IT Solutions Rod. SP 340, km 118 CEP: Tel: (19) Cel: (19)

10 VoIP – Cenários de Mercado
Motivadores Mercado Usuário Redução de custos em relação aos serviços telefônicos tradicionais Clientes corporativos: aproveitamento das redes de dados existentes Clientes PME e residenciais: já dispõem de Internet em banda larga (ADSL / TV a cabo) Uso especializado pelas operadoras incumbents Novas funcionalidades e aplicações (p. ex., multimídia, mensagens unificadas) Maior controle do usuário sobre a comunicação Mercado de Prestação de Serviços Menores barreiras de entrada: novos entrantes CAPEX/OPEX baixos Alto grau de comprometimento com estruturas legadas nas incumbents Interesse das Agências Reguladoras em estimular a concorrência Obrigações legais e regulatórias Plano de numeração e interconexão Última milha

11 VoIP – Tendências Tecnológicas
Padrões em evidência NGN – ITU (H323; MGCP; H248, Access trunk; SoftSwitch) Ambiente clássico de telecomunicações; IETF - SIP (Session Iniciation Protocol) Progressiva substituição do ambiente clássico de telefonia (ITU) pelos conceitos e padrões da Internet Protocolo baseado em texto, reutilizando as estruturas de mensagens HTTP e SMTP Semelhança conceitual com a Internet “Inteligência" ancorada nos terminais (end-points) e não na rede (conceito tradicional das redes de telefonia) Terminais são dispositivos inteligentes que se comunicam diretamente, controlando o estabelecimento e o término da sessão Qualidade de serviço não garantida - best efforts Cable Television Labs (e associadas) - Projeto PacketCable Vários protocolos (SIP, NCS, TGCP) Sinalização "centralizada", com acesso aos serviços e gestão dos recursos controlados pela rede Qualidade de serviço garantida

12 WiMAX – Rede Banda Larga sem Fio
Rápida Implantação e Baixo Custo Operacional Faturamentos Rede IP Depósito de Sobressalentes Repetidor Estação Base Escolas Centro de Operação SEs Totens em Shoppings Worldwide Interoperability for Microwave Access

13 WiMAX – Tecnologia Padrão IEEE 802.16
Evolução dos Sistemas BWA (Broadband Wireless Access) IEEE Standard a: concluído em Novembro/2002 e publicado em Abril/2003 802.16d: Padrão incluindo Interoperabilidade 802.16e: Padrão incluindo Mobilidade (relativo à Interface Aérea) Regulamentação do Espectro (Anatel) 900 MHz: Livre ( ,5 MHz e MHz) 2,4 GHz: Livre ( ,5 MHz) 5,4 GHz: Livre ( MHz, MHz) 5,8 GHz: Livre ( MHz) 3,5 GHz: PMP/SCM – Banda de 5 MHz 10,5 GHz: PMP/SCM – Banda de 7 MHz

14 WiMAX – Padrão IEEE 802.16 Aplicações Pontos com Médias Taxas
Link de dados de N x E1 Conexões com ERBs, substituindo os Rádios Digitais Pontos de Baixas Taxas Link de dados em frações de E1 Shoppings e Escolas Entrelaçamento WiMAX e Wi-Fi Portabilidade: funcionário pode transportar seu PDA ou Notebook e utilizar as aplicações e serviços em locais ou sites diferentes do usual, com instalação “plug and play” Entrelaçamento WiMAX e Wi-Fi Mesh Ampla Cobertura: uso de medidores em regiões de difícil acesso ou regiões genéricas Mobilidade Urbana e Rural (2007) Acesso a rede WiMAX com dispositivos PDA ou notebook em mobilidade

15 SLM – Objetivos Benefícios
Manter a qualidade dos serviços contratados coerentes com a demanda do negócio. Reduzir os custos operacionais. Explicitar expectativas tangíveis e bem definidas, facilitando o processo de relacionamento com o provedor. Visibilidade para propor ao provedor ações preventivas, mediante análise histórica dos níveis de serviço. Antecipar o impacto de uma violação do SLA nos negócios da empresa. Fidelização dos clientes internos e externos.

16 Análise de Impacto no Negócio Relatórios Periódicos
SLM – Visão Geral Análise de Impacto no Negócio Informações On-Line Relatórios Periódicos Aferição SLA Operação Auditoria Processos Avaliação Métricas Consultoria Ferramenta SLM Acompanhamento (On-going) Dados de Rede e Serviços Dados de Aplicações Percepção do Usuário (HelpDesk, Robôs, etc)

17 Segurança – Motivação Aumento na quantidade de redes de comunicação
Trabalho colaborativo no mundo dos negócios Necessidade freqüente de levantamento de informações confiáveis para tomada de decisões em tempo real Convergência de redes e serviços Novas regras do mercado financeiro internacional Proteção contra fraudes - Sarbanes-Oxley, Novo Acordo de Capital - Basiléia 2 Esgotamento das soluções pontuais de detecção de ameaças Tendências de busca de soluções integradas completas de prevenção de ataques

18 Segurança – Abrangência
INFORMAÇÃO Ativos Produção Processos Gestão Negócios Infra-Estrutura Redes Sistemas Equipamentos Pessoas Terceiros Governo Fornecedores Clientes Parceiros

19 Segurança – Necessidade Crescente
Incidentes Reportados ao NBSO – Network Informtion Center Brazilian Security Office Fonte:

20 Segurança – Preocupação Crescente
Investimentos em TI em 2005

21 Segurança – Administração dos Riscos
AMEAÇAS VULNERABILIDADES POLÍTICAS RISCOS ATIVOS NECESSIDADES DE SEGURANÇA VALORES E IMPACTO POTENCIAL A ATIVOS EXPLORAM EXPÕEM PROTEGEM CONTRA TEM IMPLEMENTADAS COM Fonte: ISO/IEC :1998 AUMENTAM DIMINUEM INDICAM

22 Segurança – Modelo de Gestão
Pessoas Processos Tecnologia ANALISAR OS RISCOS ELABORAR ARQUITETURA DE SOLUÇÃO IMPLANTAR REGRAS E PROCEDIMENTOS DO NEGÓCIO MONITORAR E TESTAR Normas e Recomendações: BS7799-2, Cobit, ITIL, ITU-T X805, TMForum, etc

23 Segurança – Complexidade Crescente
Atualmente milhares de eventos simultâneos são gerados nas organizações. Mais de 1000 eventos por segundo (86 milhões por dia) já são uma realidade. Identificar quais eventos necessitam de resposta imediata conforme a necessidade do negócio. Analisar, Gerenciar e Armazenar as cópias dos milhares de eventos diários. Entender o conteúdo crítico de diversos dispositivos que emitem logs em formatos distintos Como automatizar a identificação, correlação e a resposta aos incidentes mais críticos? Como eliminar eventos que não são reais ou não são relevantes para o negócio? Como centralizar os logs de dispositivos geograficamente dispersos e otimizá-los? Como consolidar, armazenar e executar pesquisas em terabytes de dados?

24 Segurança – Tecnologia
Ferramenta CE Roteador IDS Main-Frame Firewall NDS Central Telefônica Aplicação Crítica NORMALIZAÇÃO BANCO DE DADOS CE – Coletor de Eventos GE – Geradores de Eventos Banco De Dados AE – Análise de Eventos PS – Política de Segurança BC-Base de Conhecimento RI Resposta a Incidentes

25 Gestão de Gastos – Objetivos
Longa Distância Nacional Longa Distância Internacional Local Dados % de Redução Longa Distância Nacional Longa Distância Internacional Local Dados Gestão Situação Inicial Situação Final

26 Gestão de Gastos – Benefícios
Visibilidade e controle dos recursos de Telecom Controle mensal na aplicação dos contratos Correta valoração dos serviços Visibilidade das chamadas por ramal e Centros de Custo via WEB Controle dos ativos e valores dos serviços mensais de voz e dados Redução significativa nos Gastos com Telecom Suporte a renegociações de contratos Suporte na realização e cumprimento do orçamento Uso racional e otimizado dos meios de comunicação Lista telefônica interna atualizada e “On Line” Controle sobre os ativos de Telecom

27 Gestão – Efetividade no uso dos Recursos
Serviços Objetivos Reembolso Interno 10% Interno Melhor Rota 25% 5% Reeducação Revisão de contratos Voz 10% Revisão de contratos Dados 10% Erros de Faturamento Erros 4%

28 Gestão de Gastos – Tecnologia
Análise das Contratos Contratos Prestadoras Ferramenta Revenue Match Tratar Registros Faturar EBPP Reembolso Análise das Faturas Faturas Cadastro Mediador Contabilizar ERP Network Coletor

29 Serviços IP - Mobilidade
Comodidade e Onipresença TDM Confinada a Telefones Celulares IP Extensão a outros dispositivos de fruição de serviços

30 Mobilidade IP - Terminal
2 1 Área 1 Área 2 Realização de roaming para qualquer ponto da rede mantendo as conexões estabelecidas; Estabelecimento de condições para as conexões futuras chegarem ao nó móvel como sua atual localização;

31 Mobilidade IP - Sessão 3 1 2 Área 1 Área 2 Troca de Terminal Manutenção da sessão enquanto troca-se de terminal; Permite o emprego de recursos especializados na continuidade da conexão;

32 Mobilidade IP - Serviço
3 1 2 Área 1 Área 2 Troca de Terminal Permite que os usuários mantenham acesso pleno aos serviços contratados enquanto se move ou troca de terminal; Informações podem ser movidas de um terminal para outro através de dispositivos (SIMCard) ou sincronizado pela rede

33 Estratégias de Administração da Mobilidade
Aplication Server IP Móvel Mobilidade SIP ... Aplication Server Aplication Server INTERNET Foreign Server SIP Server Redes IP Redes Móveis Local Server Cable Wi-Fi xDSL WiMAX 2,5G 3G


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