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PublicouMicaela D’Souza Alterado mais de 10 anos atrás
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MISC Módulo de Interação em Saúde na Comunidade
Dr. Yuji Magalhães Ikuta Coordenador do MISC-CESUPA 2007
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Estratégia Saúde da Família
Considerações Gerais; Modelos de atenção; Internacionais Brasil: 1994 Sobral-CE: PACS
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Estratégia Saúde da Família
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Estratégia Saúde da Família
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Estratégia Saúde da Família
Sobral-CE
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Estratégia Saúde da Família
Atenção Básica; Integralidade: Eqüidade: Universalidade: resolutividade (85%);
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Estratégia Saúde da Família
Equipe: médico, enfermeira, técnica de enfermagem, 6 ACSs – 3000 famílias (“Porcos espinhos);
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Estratégia Saúde da Família
Territorialização;
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Medicina de Família e Comunidade
Especialidade Médica; Atribuições; “ Um Médico para vida toda” APS: bio-psicossocial; promoção, proteção, recuperação da saúde;
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Medicina de Família e Comunidade
Centrada na pessoa, na relação médico-paciente, com foco na família e orientada para comunidade, privilegiando: primeiro contato; vínculo; continuidade; Integralidade; Starfield, 2002.
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Medicina de Família e Comunidade
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Medicina de Família e Comunidade
Referência e Contra-referência; Resolutividade e qualidade; Planejamento;
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Medicina de Família e Comunidade
Pesquisa científica epidemiológica; Métodos pedagógicos; Humanização, ética, responsabilidade social;
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MISC “Realidade” O que é? Ambiente: USF
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MISC: Objetivos Realidade do Sistema de Saúde: USF
Habilidades interpessoais e trabalho em grupo multiprofissional e interdisciplinar;
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MISC: Objetivos Relação médico-paciente; Comportamento ético;
Atividades críticas e de orientação;
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MISC: Objetivos Projetos terapêuticos comunitários;
Pesquisa e extensão; Planejamento em saúde;
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MISC: Participantes Alunos; Professor;
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MISC: Metodologia de problematização: passos
1. Conhecimento da realidade e seleção de problemas; 2. Pontos Chave; 3. Teorização; 4. Hipótese de solução; 5. Aplicação à realidade.
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MISC: Metodologia Teorização Problema Pontos Chave Hipóteses
Observação da realidade Aplicação a realidade
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MISC: Conteúdo Medicina de Família e da Comunidade no Sistema de Saúde; Princípios e atitudes da integralidade das ações médicas e de saúde;
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MISC: Conteúdo Atuação em cenários de Atenção Primária à Saúde;
Papel e influência da família no estado de saúde de seus componentes; Comunicação e Relação Médico –Paciente-Família-Comunidade;
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MISC: Conteúdo Diagnóstico de saúde biopsicosocial da família e da comunidade; Abordagem familiar e comunitária; Promoção, proteção e educação em saúde; Estudo dos problemas de saúde mais comuns;
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MISC: Conteúdo Medicina Ambulatorial; Cuidado humanizado;
Compromisso ético e profissional com a saúde da população, racionalizando recursos e ações e melhorando os indicadores de saúde populacionais;
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Competências a serem desenvolvidas nos estudantes:
Convivência com profissionais de outras profissões e especialidades; Sensibilidade e responsabilidade para com o paciente, sua cultura, idade, gênero, e disabilidades; Prática de diagnóstico e terapêutica baseada em evidência científica;
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Competências a serem desenvolvidas nos estudantes:
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Competências a serem desenvolvidas nos estudantes:
Acolhimento e resolutividade aos agravos agudos e crônicos mais comuns; Manejo dos agravos de saúde numa abordagem multiprofissional e interdisciplinar;
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Competências a serem desenvolvidas nos estudantes:
Educação em saúde dos pacientes, suas famílias e comunidade; Descrição da prevalência e a história natural dos problemas de saúde mais comuns;
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Competências a serem desenvolvidas nos estudantes:
Reflexão e discussão sobre o cuidado integral, contínuo e integrado; Identificação dos vários níveis de prevenção e aplicação das ações preventivas em cada nível;
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Competências a serem desenvolvidas nos estudantes:
Características epidemiológicas dos vários níveis de atenção; Reconhecimento e interpretação das leis públicas mais relevantes referentes à promoção de saúde das populações;
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Competências a serem desenvolvidas nos estudantes:
Raciocínio clínico-epiemiológico; Manejo adequado da tecnologia de informação em saúde;
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Competências a serem desenvolvidas nos estudantes:
Treinamento de habilidades de comunicação; Reconhecimento dos limites do conhecimento pessoal;
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Competências a serem desenvolvidas nos estudantes:
Reconhecimento das barreiras físicas, culturais, e administrativas para o cuidado integral e adequado às pessoas.
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MISC: Avaliação Portfólio; Pré-projeto de Pesquisa;
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MISC: Normas Obrigatórias!!!
Vestuário e acessórios: Jaleco branco, abaixo do joelho com identificação, calçado baixo e fechado; Não usar acessórios de valor como jóias; Não usar trajes inadequados como mini-saias, shorts e bermudas, mini-blusas;
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MISC: Normas Obrigatórias!!!
Pontualidade: Início às 8hs com tolerância de 15 min., justificada; Freqüencia e Assiduidade: 75% de presença Postura e atitudes: Postura ética; Não usar palavras inapropriadas; Não usar cigarro, bebida alcoolica, goma de mascar;
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Programação do Semestre
Horário: 8 as 12 hrs, as terças-feiras, na Unidade de Saúde da Família com seu preceptor correspondente; Material didático: Textos relevantes para o MISC; Livros;
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Programação do Semestre
Atividades Básicas Diárias: Portfólio; Atividades na USF; Visitas domiciliares; Discussão com professor; Avaliação do dia.
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Programação do Semestre
Atividades Específicas módulo I; Planejamento e manual MISC; SUS / PSF; USF e funcionamento; Reunião de Equipe; Territorialização.
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Programação do Semestre
Atividades Específicas Módulo II; Reunião com lideranças; Escolha do Tema do Trabalho; Territorialização; Atividade comunitária; Avaliação;
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Programação do Semestre
Atividades Específicas Módulo III; Adoção das famílias; Protocolo de visitas; Atividades na USF; Entrega do pré-projeto de pesquisa; Avaliação.
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Divisão das Unidades DAENT: DAICO: Ananindeua:
Paraíso Verde: Dra. Mariane, Dra. Ana; Sousa: Dra. Érica Figueiredo, Dr. Yuji; DAICO: Agulha: Dra. Deise, Dra. Eliete; Eduardo Angelin: Dr. Dilma Ananindeua: Jaderlândia II: Dr. Joaquim, Dra. Heloísa
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Obrigado!!!
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