A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Etimologia do vocábulo - EPIDEMIOLOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Etimologia do vocábulo - EPIDEMIOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 Etimologia do vocábulo - EPIDEMIOLOGIA
Epí = em cima de, sobre Demós = povo Logos = palavra, discurso, estudo Ciência do que ocorre (se abate) sobre o povo.

2 Epidemiologia - saber científico sobre a saúde humana, seus determinantes e suas conseqüências.
1 - Investigação epidemiológica - possibilita o avanço do conhecimento sobre os determinantes do processo saúde/doença. 2 - Desenvolve tecnologias efetivas para a descrição e a análise das situações de saúde, fornecendo subsídios para o planejamento e a organização das ações de saúde. 3 - Metodologia epidemiológica pode ser empregada na avaliação de programas, atividades e procedimentos preventivos e terapêuticos, tanto no que se refere a sistemas de prestação de serviços quanto ao impacto das medidas de saúde na população.

3 Epidemiologia (conceito)
Tradicional - a ciência que estuda a distribuição das doenças e suas causas em populações humanas. - o estudo dos fatores que determinam a freqüência e a distribuição dos doenças nas coletividades humanas. (IEA – Associação Internacional de Epidemiologia, 1973)

4 Objetivos Principais da Epidemiologia (segundo a IEA)
descrever a distribuição e a magnitude dos problemas de saúde nas populações humanas. proporcionar dados essenciais para o planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento das doenças, bem como para estabelecer prioridades. Identificar fatores etiológicos na gênese das enfermidades. (Desde estudos de eficiência e efetividade de programas e serviços de saúde até estudos clínicos de eficácia de processos diagnósticos e terapêuticos, preventivos e curativos, individuais e coletivos.)

5 Exemplos mortalidade infantil e classes sociais.
trombose venosa relacionada ao uso de anticoncepcionais. sedentarismo e doenças cardio-vasculares. hábito de fumar e câncer de pulmão. comportamento sexual transmissão da AIDS. cegueira em crianças subnutridas e sua relação com avitaminose A. leucemia na infância provocada pela exposição de raios X durante a gestação.

6 Epidemiologia constitui a principal ciência de informação em saúde.
World-Wide Web (www) Epidemiology - Epidemiologic Épidémiologie - Épidémiologique Epidemiologia - Epidemiológico registros.

7 Conceito abrangente - ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.

8 Esta definição pode ser desdobrada nos seguintes aspectos complementares:
A - continuum saúde-doença (OMS) - Saúde - “estado de completo bem-estar físico, metal e social” B - estuda estados particulares de ausência de saúde sob forma de doenças infecciosas (sarampo, malária, meningite etc.), não infecciosas (diabetes, cardiopatias, depressões etc.) e agravos à integridade física (acidentes, homicídios, suicídios etc.) C - o objeto da epidemiologia são as relações de ocorrência de saúde-doença em massa, envolvendo um número expressivo de seres humanos, agregados em sociedades, coletividades, comunidades, grupos demográficos, classes sociais ou outros coletivos humanos.

9 D - a questão metodológica de como, do ponto de vista epidemiológico, se pode identificar casos de doença ou danos à saúde. E - a distribuição (variabilidade) na freqüência de doenças de ocorrência em massa, em função de variáveis ambientais e populacionais ligadas a referenciais de tempo e espaço. F - a análise de determinação envolve a aplicação do método epidemiológico ao estudo de associações entre um ou mais fatores suspeitos como causais e um determinado estado de saúde-doença. G - para cumprir seu papel de fonte de informação e conhecimento para subsidiar o planejamento, a gestão e a avaliação de políticas, programas e ações de proteção, promoção ou recuperação da saúde.


Carregar ppt "Etimologia do vocábulo - EPIDEMIOLOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google