A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Construção Coletiva de um Projeto Político-Pedagógico Inovador na Formação de Profissionais de Saúde na UFRN SACI Educação, Saúde e Cidadania Tecendo saberes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Construção Coletiva de um Projeto Político-Pedagógico Inovador na Formação de Profissionais de Saúde na UFRN SACI Educação, Saúde e Cidadania Tecendo saberes."— Transcrição da apresentação:

1 Construção Coletiva de um Projeto Político-Pedagógico Inovador na Formação de Profissionais de Saúde na UFRN SACI Educação, Saúde e Cidadania Tecendo saberes no cotidiano

2 O legado do século XX -Desenvolvimento econômico, globalização X aprofundamento da desigualdade e exclusão social. -Ciência, tecnologia e especialização X des-humanização, separação entre : Sujeito / objeto Sujeito / objeto Natureza / cultura Natureza / cultura Alma / corpo Alma / corpo Finalidade / casualidade Finalidade / casualidade Sentimento / razão Sentimento / razão Liberdade / determinismo Liberdade / determinismo Existência / essência Existência / essência

3 Para o Trabalho em Saúde: - O Desenvolvimento Tecnológico O modelo biomédico e a mercantilização da Saúde O modelo biomédico e a mercantilização da Saúde O avanço das teorias e tecnologias do CURAR O avanço das teorias e tecnologias do CURAR A subordinação tecnológica do humano A subordinação tecnológica do humano A ética do indivíduo, do gênero, da etnia... A ética do indivíduo, do gênero, da etnia...

4 O SÉCULO XXI - A complexidade A ética do gênero humano A ética do gênero humano - Ciência com consciência - Ciência com consciência A consciência planetária A consciência planetária - A vida como fundamental - A vida como fundamental A democracia e cidadania, plural A democracia e cidadania, plural - A convivência na diversidade - A convivência na diversidade O diálogo dos saberes O diálogo dos saberes - O saber sistematizado, o científico e - O saber sistematizado, o científico e o saber da tradição, do cotidiano o saber da tradição, do cotidiano A convivência com as incertezas A convivência com as incertezas - A abertura para o novo - A abertura para o novo - Utilizar idéias para a crítica das idéias - Utilizar idéias para a crítica das idéias

5 Perspectivas

6 Os modelos integrados e multidimensionais

7 A humanização

8 Qualificação para uma abordagem complexa - Competências para o Trabalho Coletivo

9 A Pedagogia da Problematização

10 Mais vale uma cabeça bem feita do que uma cabeça cheia. Montaigne Montaigne

11 O que proponho é um trabalho pedagógico em que a partir do conhecimento que o aluno traz, que é a expressão da classe social à qual os educandos pertencem, haja uma superação dos mesmos, não no sentido de anular ou de sobrepor um conhecimento ao outro. O que se propõe é que o conhecimento seja relativamente significativo para a formação do educando. Isso não deve e não pode ser feito através do depositar informações para os alunos (Paulo Freire, 1991) O que proponho é um trabalho pedagógico em que a partir do conhecimento que o aluno traz, que é a expressão da classe social à qual os educandos pertencem, haja uma superação dos mesmos, não no sentido de anular ou de sobrepor um conhecimento ao outro. O que se propõe é que o conhecimento seja relativamente significativo para a formação do educando. Isso não deve e não pode ser feito através do depositar informações para os alunos (Paulo Freire, 1991)

12 A teoria e a prática Em si mesma, imersa na recusa à reflexão teórica, a prática, apesar de sua importância, não é suficiente. (...) A prática não é uma teoria em si mesma. Mas sem ela a teoria corre o risco de perder o tempode aferir a sua própria validade como também a possibilidade de refazer-se. No fundo, teoria e prática, em suas relações, se precisam e se completam. Nesse sentido há sempre, embutida na prática uma certa teoria Em si mesma, imersa na recusa à reflexão teórica, a prática, apesar de sua importância, não é suficiente. (...) A prática não é uma teoria em si mesma. Mas sem ela a teoria corre o risco de perder o tempode aferir a sua própria validade como também a possibilidade de refazer-se. No fundo, teoria e prática, em suas relações, se precisam e se completam. Nesse sentido há sempre, embutida na prática uma certa teoria Paulo Freire, 1999 Paulo Freire, 1999

13 O Arco da Aprendizagem ( Maguerez, 1989) REALIDADE OBSERVAÇÃO REFLEXÃO TEORIZAÇÃO HIPÓTESE DE SOLUÇÃO APLICAÇÃO

14 SACI Área de Atuação: Distrito Oeste do Natal

15 SACI

16 Pedagogia da Problematização Método do ARCO (MAGUEREZ, 1989) TEORIZAÇÃO PONTOS CHAVES PROBLEMA (observação da Realidadee) PRÁTICA (aplicada à realidade) HIPÓTESES DE SOLUÇÃO REALIDADE - Passeio de exploração - Contato c/ Unid. Saúde - Diagnóstico local - Discussão e negociação com a comunidade e Serviço de Saúde - Escolha do problema Atividades planejadas -Avaliação - Planejar a intervenção com o Serviço de Saúde e a Comunidade - Investigação teórica acerca dos determinantes do problema escolhido - Contato Interpares - Realidade sanitária local - Unidade de Saúde

17 O Papel do educador Acho que o papel de um educador conscientemente progressista é testemunhar a seus alunos, constantemente, sua competência, amorosidade, sua clareza política, a coerência entre o que diz e faz, sua tolerância, isto é, sua capacidade de conviver com os diferentes para lutar contra os antagônicos. É estimular a dúvida, a crítica, a curiosidade, a pergunta, o gosto do risco e a aventura de criar. Paulo Freire, 1999 Paulo Freire, 1999


Carregar ppt "Construção Coletiva de um Projeto Político-Pedagógico Inovador na Formação de Profissionais de Saúde na UFRN SACI Educação, Saúde e Cidadania Tecendo saberes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google