A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Clique para editar o estilo do título mestre Divisão de Epidemiologia da CONPREV Metas e Atividades na Rede de Aten ç ão Oncol ó gica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Clique para editar o estilo do título mestre Divisão de Epidemiologia da CONPREV Metas e Atividades na Rede de Aten ç ão Oncol ó gica."— Transcrição da apresentação:

1 1 Clique para editar o estilo do título mestre Divisão de Epidemiologia da CONPREV Metas e Atividades na Rede de Aten ç ão Oncol ó gica

2 2 Clique para editar o estilo do título mestre A equipe Felipe Valeska Beatriz André Eliã Letícia Ana Lúcia Elaine Tadeu Mirian Neide Negrão Marilsa Maurício Sérgio Lozana Liz

3 3 Clique para editar o estilo do título mestre Prioridades definidas pela CONPREV para 2005/2006 Objetivos estrat é gicos 1.Controle dos cânceres de colo de ú tero e de mama 2.Controle do tabagismo (Promo ç ão da Sa ú de: Estrat é gia Global e Controle do tabagismo) 3.Estrutura ç ão da vigilância de câncer ambiental e ocupacional

4 4 Clique para editar o estilo do título mestre Objetivos essenciais para garantia dos objetivos estratégicos - Estruturação do sistema de informação em câncer. - Condução de pesquisas epidemiológicas e qualitativas aplicadas ao controle do tabagismo (alimentação saudável e atividade física) e dos cânceres de colo de útero e mama. - Estruturação da área de avaliação em saúde para subsidiar as ações e políticas de controle.

5 5 Clique para editar o estilo do título mestre Metas da CONPREV 1.Lançamento do plano diretor para o controle dos cânceres de colo de útero e de mama 2.Ratificação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (Implementação da Convenção Quadro?) 3.Construção do plano de vigilância para o câncer ambiental e ocupacional

6 6 Clique para editar o estilo do título mestre Atividades da Divisão de Epidemiologia e a ç ões programadas em 2007 Promoção da saúde 1 - Estratégia global: Atividade 1 Desenvolver pesquisas epidemiológicas no campo da alimentação/nutrição e câncer. Atividade 2 Desenvolver instrumentos de pesquisa para monitoramento de indicadores epidemiológicos relacionados à Estratégia Global mais especificamente voltadas para o câncer.

7 7 Clique para editar o estilo do título mestre Promoção da saúde 2 : Controle do Tabagismo Atividade 3: Estimular e apoiar estados e municípios na realização de pesquisas relacionadas à vigilância do tabagismo em sub- populações estratégicas (escolares, universitários, fumicultores) e/ou que atendam aos objetivos da Convenção Quadro. Atividade 4: Dar continuidade às ações do Centro de Excelência para Controle do Tabaco na América do Sul e países lusofônicos: treinamento, pesquisa e intercâmbio. Atividades da Divisão de Epidemiologia e a ç ões programadas em 2007

8 8 Clique para editar o estilo do título mestre Atividades da Divisão de Epidemiologia e a ç ões programadas em 2007 Controle dos cânceres do colo do útero e mama: Atividade 5: Desenvolver pesquisas que subsidiem as ações de prevenção e tratamento dos cânceres do colo do útero e mama. Atividade 6 Desenvolver e/ou aprimorar instrumentos de pesquisa epidemiológica para uso em vigilância de comportamentos de risco para câncer. Atividade 7 Estimular e apoiar os estados e municípios para a realização de pesquisas epidemiológicas relacionadas aos controle dos cânceres do colo do útero e mama.

9 9 Clique para editar o estilo do título mestre Atividades da Divisão de Epidemiologia e a ç ões programadas em 2007 Estudos etiológicos Atividade 8: Estabelecer parcerias de pesquisa com outros setores do INCA e com outros centros de pesquisa nacionais e internacionais para o desenvolvimento de estudos etiológicos em câncer.

10 10 Clique para editar o estilo do título mestre Atividades da Divisão de Epidemiologia e a ç ões programadas em 2007 Formação de recursos humanos Atividade 9 Participar das atividades de formação de recursos humanos para a Rede de Atenção Oncológica através da oferta de disciplinas relacionadas à Epidemiologia e Bioestatística.

11 11 Clique para editar o estilo do título mestre Vigilância do tabagismo 1. VIGESCOLA – Vigilância de tabagismo em escolares. (Parceria com a Divisão do Tabagismo, com a OPAS-Brasil, OPS e CDC/USA e com as Secretarias de Saúde – estados e municípios) Histórico: 1999: o INCA, enquanto Centro Colaborador da OMS para o Controle do Tabaco, é convidado a participar da oficina de treinamento para a realização da pesquisa, que deveria ser realizada em uma única cidade do país. Mecanismo de financiamento: convênio firmado entre o INCA e o Governo Federal (o INCA enquanto Centro Colaborador). 2002: Nove inquéritos são realizados. 2003: Mais 3 inquéritos são realizados. 2004: 1 inquérito é realizado O INCA solicita recurso junto ao CDC para dar continuidade ao projeto. 2005: 9 inquéritos são realizados. 2006: 2 inquéritos são realizados

12 12 Clique para editar o estilo do título mestre GYTS – VIGESCOLA I GYTS – VIGESCOLA II GHPS I Cataguazes Saldo atual: (18) (6)

13 13 Clique para editar o estilo do título mestre Perguntas 1. O Brasil deve continuar participando desse sistema internacional de vigilância epidemiológica com o objetivo de subsidiar as ações do Programa Nacional de Controle do Tabaco, o Programa Mundial de Controle do Tabaco da OMS (Convenção Quadro) e os programas locais de controle do tabaco de estados e municípios brasileiros? 2. É papel do INCA, enquanto Centro Colaborador da OMS, continuar coordenando esse sistema de vigilância epidemiológica no Brasil? 3. Quais os mecanismos de financiamento apropriados para sustentar esse sistema? 4. Qual deve ser a abrangência desse sistema de vigilância em nosso país? Critérios epidemiológicos.

14 14 Clique para editar o estilo do título mestre Vigilância do tabagismo 2. GHPS (Vigilância de Tabagismo em Universitários da Área da Saúde) (Parceria com a Divisão do Tabagismo, com a OPAS-Brasil/OPS e CDC/USA) 2006 – 5 estudos previstos, um em cada região do país Recursos suficientes para uma cidade: OMS/CDC Realizados: SE – Rio de Janeiro (realizado em 2006) CO – Campo Grande (realizado em 2006) NE – João Pessoa (realizado em 2006) S – Florianópolis (trabalho de campo iniciado em fevereiro de 2007). N – Ainda sem definição. (Belém?)

15 15 Clique para editar o estilo do título mestre Parceria com a Divisão de Tabagismo e apoio do Programa de Pesquisas INCA-FIOCRUZ Cessação do tabagismo Projeto: Ensaio Clínico para avaliar o efeito de um instrumento de captação de fumantes para tratamento especializado, em indivíduos de 18 anos ou mais residentes no município do Rio de Janeiro.

16 16 Clique para editar o estilo do título mestre Projeto da Área de Vigilância do Câncer ligado ao Ambiente e ao Trabalho em parceria com a Divisão de Epidemiologia, Divisão de Informação, Coordenação Regional de Saúde do Trabalhador de Santa Maria e Secretaria Municipal de Saúde de Paraíso do Sul Projeto de Avaliação das condições de saúde dos fumicultores de Paraíso do Sul. Em andamento.

17 17 Clique para editar o estilo do título mestre A realizar em 2007: Aprimoramento da informação gerada pelo Inquérito Domiciliar para os gestores de saúde, pesquisadores e sociedade. Reformulação da página eletrônica com os resultados do inquérito domiciliar, disponibilizando um conjunto de planilhas eletrônicas, no formato do IBGE, com os resultados por tema e por capital por sexo, faixa etária e escolaridade. Projeto inserido nas Ações Nacionais. Inquéritos Domiciliares sobre comportamentos de risco para doenças não transmissíveis

18 18 Clique para editar o estilo do título mestre Inquéritos 2: Inquérito domiciliar sobre comportamentos de risco em trabalho conjunto com o Programa Médico de Família de Niterói Parceria com a Divisão de Tabagismo, com o Centro de Estudos para Dependência à Nicotina do INCA e com o Programa Médico de Família da SMS de Niterói Projeto Diagnóstico local de Fatores de Risco na Área de Abrangência da Policlínica Comunitária de Jurujuba / Programa Médico de Família de Niterói. Financiamento: Ações Nacionais.

19 19 Clique para editar o estilo do título mestre Parceria da Coordenação da CONPREV, Divisão de Epidemiologia e Divisão de Informação com a UERJ e a GlaxoSmithKline Câncer do colo do útero HPV-EPI Collaborative Study: Human Papilomavirus DNA Prevalence in a Rio de Janeiro Community. Projeto de pesquisa da CONPREV. Em andamento.

20 20 Clique para editar o estilo do título mestre Parceria com o SITEC, a Coordenação de Ensino e a Divisão de Informação. Endereçado à RAO – programa de controle do câncer do colo do útero: Projeto Estudo dos fatores que influenciam o seguimento de mulheres que realizaram o exame preventivo para o câncer do colo do útero na rede SUS no município do Rio de Janeiro Aprovado pela FAPERJ.

21 21 Clique para editar o estilo do título mestre Parceria com a CPQ/INCA Estudos etiológicos 1. BNT (Banco Nacional de Tumores) – Desenvolvimento de instrumento de coleta de dados epidemiológicos on line para tumores e treinamento de enfermeiras de pesquisa. - Análise de dados epidemiológicos da clientela do INCA.

22 22 Clique para editar o estilo do título mestre Parceria com a CPQ/INCA Estudos etiológicos Implementação da Rede Nacional de Câncer Familial. Projeto submetido pelo INCA e aprovado pelo CNPq para realização em Uma das 4 sub- redes do projeto é a Epidemiologia, que prevê a construção de instrumentos de coleta e análise de dados epidemiológicos para o câncer familial.

23 23 Clique para editar o estilo do título mestre Parceria com a SVS PENSE – Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Análise de dados epidemiológicos do Inquérito Domiciliar sobre Acidentes de Trânsito.

24 24 Clique para editar o estilo do título mestre Assessoria à SVS/MS Desenvolvimento de Indicadores de Fatores de Risco para DANTs para inclusão na publicação da RIPSA (SVS/MS): Indicadores Básicos de Saúde. Assessoria no desenvolvimento de instrumento para coleta de dados epidemiológicos sobre alguns fatores de risco para DANTS para inclusão na próxima PNAD (2008).

25 25 Clique para editar o estilo do título mestre Assessoria à Faculdade de Nutrição da UFPE Assessoria no desenvolvimento de instrumento de coleta de dados epidemiológicos sobre alguns fatores de risco para DANTS no inquérito domiciliar desenvolvido pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco.

26 26 Clique para editar o estilo do título mestre Parceria com Academias: Johns Hopkins University - projetos Projeto multicêntrico: Exposição ambiental à fumaça do tabaco em mulheres e crianças, em parceria com a Johns Hopkins University. Financiamento parcial da Johns Hopkins University. Em andamento. Understanding tobacco use among Brazilian students. A qualitative and quantitative approach. Financiamento parcial da Johns Hopkins University. Em andamento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

27 27 Clique para editar o estilo do título mestre Ações Nacionais – outros projetos Relacionamento probabilístico da base de dados do estudo de custos do tabaco e outras bases de dados oficiais que contenham informações sobre doenças relacionadas ao uso do tabaco. Estudo epidemiológico das desigualdades de saúde em relação ao câncer do colo do útero e doenças relacionadas ao uso do tabaco.

28 28 Clique para editar o estilo do título mestre Centro de Excelência de Pesquisas e Treinamento no Controle do tabaco para países da América do Sul e lusofônicos Atividades previstas pelo Centro em 2007: 1. Treinamento: Realização de curso internacional sobre epidemiologia e avaliação das ações do controle do tabaco. 2. Pesquisa: Realização de pesquisas qualitativas em quatro cidades brasileiras com estudantes de ensino fundamental e ensino médio. 3. Intercâmbio: Envio de mais um funcionário para treinamento em cursos breves no Departamento de epidemiologia da Johns Hopkins Bloomberg of Public School.

29 29 Clique para editar o estilo do título mestre Ensino Disciplinas oferecidas pela Divisão de Epidemiologia aos cursos de pós-graduação: 1.Introdução à Epidemiologia 2.Bioestatística 3.Epi-Info 2007 – as mesmas disciplinas serão oferecidas

30 30 Clique para editar o estilo do título mestre Ensino Em 2008: Noções básicas de Matemática (NOVO!) Aspectos conceituais da amostragem (NOVO!) Disciplinas regulares oferecidas em 2006 Integração das disciplinas anteriormente oferecidas 1.Noções básicas de matemática (pré-requisito para Bioestatística) 2.Biestatística e Epi-Info serão oferecidas concomitantemente 3.Introdução à Epidemiologia 4.Epidemiologia do Câncer

31 31 Clique para editar o estilo do título mestre Propostas e Desafios Desenvolvimento da Área de Epidemiologia Nutricional do Câncer. Oficina sobre o tema em 2007 Tradução para o português do resumo e do livro Diet, Nutrition and the prevention of cancer: a global perspective - edição que será lançada em 2007 pelo Fundo Mundial para Pesquisa em Câncer (WCRF); Projeto de pesquisa sendo elaborado para submissão a um organismo de financiamento internacional sobre nutrição e câncer de mama em parceria com a USP.


Carregar ppt "1 Clique para editar o estilo do título mestre Divisão de Epidemiologia da CONPREV Metas e Atividades na Rede de Aten ç ão Oncol ó gica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google