A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relações Espaço, Objetos, Ensino e Saúde. “A escuta sensível: um estudo sobre o relacionamento entre as pessoas e os ambientes voltados para a saúde”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relações Espaço, Objetos, Ensino e Saúde. “A escuta sensível: um estudo sobre o relacionamento entre as pessoas e os ambientes voltados para a saúde”"— Transcrição da apresentação:

1 Relações Espaço, Objetos, Ensino e Saúde

2 “A escuta sensível: um estudo sobre o relacionamento entre as pessoas e os ambientes voltados para a saúde” Elio Grossman, Tania C. Araújo-Jorge, Inesita S. Araújo Revista Interface Comunicação, Saúde, Educação Analisa os textos legais sobre ambientes físicos de saúde. Analisa os dados provenientes da pesquisa de campo - oficina “Espaço, Criação e Alegria”. Aula 6

3 ambientes de saúde X ambientes saudáveis políticas de saúde X realidade dos usuários vozes dos legisladores : )))))) leis e normas vozes dos usuários : )))))) oficina Aula 6

4 O que é dito : )))))) O que pode ser falado : )))))) Quem diz o que : )))))) Todo texto é uma polifonia : )))))) um conjunto de vozes que se exprime. As vozes se articulam, se legitimam ou se confrontam. Aula 6

5 Vozes dos legisladores: exame dos documentos palavras-chave em grupos temáticos reações humanas ou estados afetivos: alegria, riso, bem-estar, conforto, humor necessidades ou características humanas: psíquica, psicofísica, psicofisiológica, humanização elementos do mundo material: ambiente, ambiência, espaço físico, objeto, laboratório, projeto Aula 6

6 Vozes dos legisladores: Documentos: OMS – Declaração de Alma-Ata-1978: amplia o conceito de saúde Constituição Brasileira – 1988: saúde é direito de todos e dever do Estado MT- NR-17- Ergonomia - 1990: adaptação do trabalho às características ‘psicofisiológicas’ dos trabalhadores. NR-32 - Medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde LER - 1996: tensão psicológica e condições de trabalho que podem ser causadoras de problemas físicos e psicológicos. Aula 6

7 Vozes dos legisladores: Documentos: Política Nacional de Saúde – 2004: garantir que o trabalho seja realizado em condições que contribuam para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador. HumanizaSUS – 2004: define a Política Nacional de Humanização: melhoria dos ‘ambientes’ de cuidado e das condições de trabalho dos profissionais”. Código de Obras do Município : regulamentam as obras dos EAS. Aula 6

8 Vozes dos legisladores: Documentos: INMETRO - NIT-DICLA 083 - 2001 : critérios gerais para competência de laboratórios clínicos. ANVISA – RDC 50 – 2002: regulamenta o planejamento, elaboração e avaliação de projetos físicos dos EAS. Fiocruz - Manual de Procedimentos para a Manipulação de Microorganismos Patogênicos e/ou Recombinantes – 2005: Biossegurança Aula 6

9 Vozes dos usuários: os laboratórios escolhidos OficinaDataLab. N o de partic. Uso técnico- instrumental Área m 2 /pess. Atividades desenvolvidas 1 14/12/05 114Pequeno5,0 Pesquisa com abordagem ecológica-ambiental, trabalho de campo, educacional e social. 2 21/12/05 27Pequeno4,7 Pesquisa com abordagem ecológica-ambiental, trabalho de campo e social. 3434 16/12/05 e 5/1/06 310Médio4,9 Pesquisa com organismo de alta patogenicidade e nível máximo de biossegurança, referência diagnóstica. 5 11/8/06 48Grande3,7 Pesquisa com organismo de média patogenicidade, atividade em plataforma tecnológica multiusuário. Total39 Tabela 1 Aula 6

10 Vozes dos usuários: preferências dos participantes CategoriaTipo e número de citações dos participantes (entre parênteses) Cores Azul (12); Vermelho (7); Verde (5); Amarelo (4); Rosa (4); Branco (3); Laranja (2); Preto (2) Formas geométricas Arredondada (26): curva, circular, abaloada; Quadrada (5); Pontiagudas /estrela (4); Triangular (2); Outras (2): suaves, inusitadas Objeto que gostam a- Móveis e acessórios (11): escrivaninha, poltrona, almofada, etc.; b- Objetos pessoais (11): roupa, sapato, óculos, canetas, etc. c- Outros: bicho de pelúcia (3), casa(2), janelas (1), etc. Objeto que não gostam a- Condições ambientais (14) ambiente apertado /espaço reduzido, ar- condicionado ineficiente, equipamentos com ruído, ambiente barulhento, trânsito, objetos em excesso, piso liso b- Móveis e acessórios (10): cadeira velha, torneira, cesta de lixo, persianas, aspirador de pó, etc.; c- Outros: guarda-chuva (3), computador (3), papagaio de cerâmica (1), vassoura(1), relógio(1), salto-alto(1) etc. Tabela 2 Aula 6

11 Vozes dos usuários: oficina – Pratica 1 Aula 6

12 Ambientes de trabalho Ambientes de casa Vozes dos usuários: oficina – Pratica 1 Aula 6

13 Vozes dos usuários: oficina – Pratica 2 Aula 6

14 Falas dos participantes : )))))) - Fico sufocada, não sabemos como está o tempo; uma janela onde pudéssemos ver a paisagem. - O coletivo é privilegiado, o privado ficou de fora. - Veja a estória dos camundongos num espaço pequeno. - Tudo é muito bege, é uma cor de doente. - A luz é ruim para leitura, falta luz amarela, todas são frias, você fica tremendo. - Trabalhar no Castelo Mourisco, para mim, seria extremamente agradável, (...) bastante arejado e iluminado (...), minha sala só tem uma pequena janela. Vozes dos usuários: oficina – Pratica 3 : )))) Aula 6


Carregar ppt "Relações Espaço, Objetos, Ensino e Saúde. “A escuta sensível: um estudo sobre o relacionamento entre as pessoas e os ambientes voltados para a saúde”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google