A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Área: Linguagens e Códigos Componente Curricular: Língua Portuguesa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Área: Linguagens e Códigos Componente Curricular: Língua Portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 Área: Linguagens e Códigos Componente Curricular: Língua Portuguesa
Ensino Médio - 1ª Série O adjetivo e a construção de sentidos no texto

2 Iniciaremos nosso estudo
Língua Portuguesa - 1ª Série O adjetivo e sua construção de sentidos no texto Iniciaremos nosso estudo com a música: “CARIOCAS”

3 MÚSICA: Cariocas - Adriana Calcanhoto Cariocas são bonitos
Língua Portuguesa - 1ª Série O adjetivo e sua construção de sentidos no texto MÚSICA: Cariocas - Adriana Calcanhoto Cariocas são bonitos Cariocas são bacanas Cariocas são sacanas Cariocas são dourados Cariocas são modernos Cariocas são espertos Cariocas são diretos Cariocas não gostam de dias nublados Cariocas nascem bambas / Cariocas nascem craques Cariocas têm sotaque / Cariocas são alegres Cariocas são atentos / Cariocas são tão sexys Cariocas são tão claros Cariocas não gostam de sinal fechado...

4 Qual a função dessas palavras no texto?
Língua Portuguesa - 1ª Série O adjetivo e sua construção de sentidos no texto As palavras: bonitos, bacanas, sacanas, dourados, modernos, espertos, diretos, craques, alegres, atentos, sexys foram utilizadas na música, referindo-se aos cariocas. Responda: Qual a função dessas palavras no texto? Com qual finalidade o autor empregou essas palavras? Essas palavras estão dispostas no texto, de forma aleatória ou juntas montam um retrato dos cariocas?

5 Agora observe a imagem e o texto seguintes:
Língua Portuguesa - 1ª Série O adjetivo e sua construção de sentidos no texto Agora observe a imagem e o texto seguintes:

6 Língua Portuguesa - 1ª Série
O adjetivo e sua construção de sentidos no texto Imagem: Old woman at mirror; 1615 / Jarekt / Bernardo Strozzi / Public Domain

7 Eu não tinha este rosto de hoje,
Língua Portuguesa - 1ª Série O adjetivo e sua construção de sentidos no texto Retrato    Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro,  nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.  Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra.  Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: — Em que espelho ficou perdida a minha face? Cecília Meireles  

8 Língua Portuguesa - 1ª Série
O adjetivo e sua construção de sentidos no texto Esse é um poema descritivo, pois produz o retrato do eu-lírico. Os adjetivos utilizados revelam os estados interiores. Através da conotação, o poema aproveita o sentido renovado das palavras, privilegiando a emoção, possibilitando assim observarmos o processo de mudança íntima do eu-poético (1).

9 Língua Portuguesa - 1ª Série
O adjetivo e sua construção de sentidos no texto Ao falar sobre si mesmo, o eu-lírico utiliza palavras que lhe atribuem características. Essas palavras são ADJETIVOS. Os adjetivos não devem ser compreendidos como palavras que têm uma mera função de caracterizar um lugar, um objeto ou uma pessoa. Essas palavras apresentam relevante função na construção de sentidos no texto, possibilitando ao leitor fazer uma leitura imagética do que está escrito com palavras.

10 Leia e reflita sobre a letra da música “Palavras”
Língua Portuguesa - 1ª Série O adjetivo e sua construção de sentidos no texto Leia e reflita sobre a letra da música “Palavras” Sérgio Britto e Marcelo Fromer

11 Palavras não são quentes Palavras são iguais Sendo diferentes
Língua Portuguesa - 1ª Série O adjetivo e sua construção de sentidos no texto Palavras não são más Palavras não são quentes Palavras são iguais Sendo diferentes Palavras não são frias Palavras não são boas Os números pra os dias E os nomes pra as pessoas Palavras eu preciso Preciso com urgência Palavras que se usem Em casos de emergência Dizer o que se sente Cumprir uma sentença Palavras que se diz Se diz e não se pensa Palavras não têm cor Palavras não têm culpa

12 Brinquedos quebram logo Palavras pra esquecer Versos que repito
Língua Portuguesa - 1ª Série O adjetivo e sua construção de sentidos no texto Palavras de amor Pra pedir desculpas Palavras doentias Palavras rasgadas Palavras que se curam Certas ou erradas Palavras são sombras As sombras viram jogos Palavras pra brincar Brinquedos quebram logo Palavras pra esquecer Versos que repito Palavras pra dizer De novo o que foi dito Todas as folhas em branco Todos os livros fechados Tudo com todas as letras Nada de novo debaixo do sol.

13 Língua Portuguesa - 1ª Série
O adjetivo e sua construção de sentidos no texto O autor utilizou-se da própria palavra para defini-la e caracterizá-la. Os adjetivos são palavras poderosas. Podem exaltar, mas podem humilhar; podem enriquecer e empobrecer. Portanto, exercem um papel fundamental na construção de sentidos no texto.

14 O adjetivo e o texto descritivo
Língua Portuguesa - 1ª Série O adjetivo e sua construção de sentidos no texto O adjetivo e o texto descritivo

15 Língua Portuguesa -1ª Série
O adjetivo e sua construção de sentidos no texto O texto descritivo caracteriza-se por ser um “retrato verbal” de pessoas, objetos, animais, sentimentos, cenas ou ambientes. Entretanto, uma descrição não se resume à enumeração pura e simples de características. O essencial é saber captar o traço distintivo, particular, o que diferencia aquele elemento descrito de todos os demais de sua espécie (2). Os elementos mais importantes no processo de caracterização são os adjetivos e locuções adjetivas. Desta maneira, é possível construir a caracterização tanto no sentido denotativo quanto no conotativo, como forma de enriquecimento do texto (3).

16 Língua Portuguesa - 1ª Série
O adjetivo e sua construção de sentidos no texto A descrição pode ser subjetiva ou objetiva: objetiva - dispensa impressões do observador, busca uma maior proximidade com o real subjetiva - envolve a visão do observador através de juízos de valor No terreno objetivo, temos as informações (dados do conhecimento do autor do texto: livro comprado em Lisboa, por exemplo), as caracterizações (dados que estão no objeto de descrição: livro vermelho, por exemplo). Já no subjetivo, estão as qualificações (impressões subjetivas sobre o ser ou objeto: livro interessante, por exemplo). O ideal é que uma descrição possa fundir a objetividade, necessária para a “pintura” ser a mais verídica possível, e a subjetividade que torna o texto bem mais interessante e agradável. Sendo assim, a descrição deve ir além do simples “retrato”, deve apresentar também uma interpretação do autor a respeito daquilo que descreve (4).

17 ANEXOS Língua Portuguesa - 1ª Série
O adjetivo e sua construção de sentidos no texto ANEXOS

18 Língua Portuguesa - 1ª Série
O adjetivo e sua construção de sentidos no texto As atividades contidas neste material, podem ser desenvolvidas, adequando-se ao nível dos alunos

19 2. Exibir o vídeo “Eu de adjetivos”, disponível no link:
Língua Portuguesa - 1ª Série O adjetivo e sua construção de sentidos no texto 1. Levar os alunos ao laboratório de informática para acesso ao link abaixo para que escolham poemas para leitura. Após a leitura, os alunos devem selecionar os adjetivos presentes no texto e comentar sobre a função dessa classe de palavras no texto lido. 2. Exibir o vídeo “Eu de adjetivos”, disponível no link:  Discutir oralmente a temática da música e a relação com o conteúdo em estudo 3. Ver, na descrição que se segue, a projeção dos dados psicológicos sobre os aspectos físicos. Após a leitura, pedir um voluntário para que os alunos o descrevam, atribuir-lhe características físicas e psicológicas, fazendo, portanto, fazer um retrato com palavras.

20 Língua Portuguesa - 1ª Série
O adjetivo e sua construção de sentidos no texto “Ela não era feia; amorenada, com os seus traços acanhados, o narizinho malfeito, mas galante, não muito baixa nem muito magra e a sua aparência de bondade passiva, de indolência de corpo, de ideia e de sentidos”. Lima Barreto, Triste fim de Policarpo Quaresma, cap. III. Em algumas descrições, o aspecto psicológico é promovido pelos dados físicos. Geralmente, o observador instiga o leitor a perceber o interior do personagem, apenas pela utilização da descrição física.  Esse efeito é perfeitamente usado por Machado de Assis no trecho abaixo:  “Chegando à rua, arrependi-me de ter saído. A baronesa era uma das pessoas que mais desconfiavam de nós. Cinquenta e cinco anos, que pareciam quarenta, macia, risonha, vestígios de beleza, porte elegante e maneiras finas. Não falava muito nem sempre; possuía a grande arte de escutar os outros, espiando-os; reclinava-se então na cadeira, desembainhava um olhar afiado e comprido, e deixava-se estar. Os outros, não sabendo o que era, falavam, olhavam, gesticulavam, ao tempo em que ela olhava só, ora fixa, ora móbil, levando a astúcia ao ponto de olhar ás vezes para dentro de si, porque deixava cair as pálpebras; mas, como as pestanas eram rótulas, o olhar continuava o seu ofício, remexendo a alma e a vida dos outros”.  Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas, cap. LXV.

21 Língua Portuguesa - 1ª Série
O adjetivo e sua construção de sentidos no texto 4. Outra sugestão é solicitar que o aluno faça um autorretrato. Pode ser usado como base o seguinte texto: Eu sou um menino maior que muitos e menor que outros. Na cabeça tenho cabelo que mamãe manda cortar muito mais do que eu gosto e, na boca, muitos dentes, que doem. Estou sempre maior que a roupa, por mais que a roupa do mês passado fosse muito grande. Só gosto de comer o que a mãe não me quer dar e ela só gosta de me dar o que eu detesto. Em matéria de brincadeiras as que eu gosto mais são as perversas, mas essa minha irmãzinha grita muito.  (Millôr Fernandes) 

22 5. Fazer leitura do texto: Circuito Fechado
Língua Portuguesa - 1ª Série O adjetivo e sua construção de sentidos no texto 5. Fazer leitura do texto: Circuito Fechado Circuito Fechado Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo. xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos.

23 (Circuito fechado, Ricardo Ramos)
Língua Portuguesa - 1ª Série O adjetivo e sua construção de sentidos no texto Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos.Coberta,cama,travesseiro. (Circuito fechado, Ricardo Ramos)

24 O personagem é homem ou mulher? Como se pode perceber isso?
Língua Portuguesa - 1ª Série O adjetivo e sua construção de sentidos no texto Pedir que os alunos respondam de acordo com a leitura do texto “Circuito fechado”: O personagem é homem ou mulher? Como se pode perceber isso? A personagem tem algum vício? Qual é o substantivo que aparece no começo e no final do texto ? 5. O texto apresenta apenas substantivos. Isso interferiu na construção de sentido no texto?

25 Língua Portuguesa - 1ª Série
O adjetivo e sua construção de sentidos no texto 6. Se, no lugar de substantivos, fossem utilizados adjetivos, seria possível a construção de um texto? 7. Pedir que os alunos tentem, empregando apenas adjetivos, descrever um dia de rotina na vida de um estudante, usando a mesma estratégia do autor em “Circuito fechado”.

26 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
6 Jarekt / Old woman at mirror; 1615 / Bernardo Strozzi / Public Domain 13/02/2012


Carregar ppt "Área: Linguagens e Códigos Componente Curricular: Língua Portuguesa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google