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AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: SPI G6/G7 AULA PARTE 2/3 SENSORES.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: SPI G6/G7 AULA PARTE 2/3 SENSORES

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

4 Já vimos a introdução do sistema SPI G6/G7 na aula passada. Agora veremos: SENSORES SPI G6/G7 Linha Fiat

5 A ESTRATÉGIA BÁSICA SENSORE S 6 ou 7 ECUECU ATUADORES

6 SENSOR DE ROTAÇÃO É o principal sinal que a ECU necessita para funcionar o motor. É um sensor indutivo de dois fios que pode ser testado com multímetro ou osciloscópio. Somente com o sinal deste sensor o motor funciona. Está posicionado de forma perpendicular a uma roda dentada de 60-2 dentes ligada ao eixo virabrequim. Distância da roda Dentada = 0,4 a 0,7 mm

7 SENSOR DE ROTAÇÃO resistência: 680 ohms +/- 10%

8 TEMPERATURA DE ÁGUA Este sensor é um termistor NTC – Coeficiente Negativo de Temperatura - e está fixo na carcaça da válvula termostática. Possui dois terminais, sendo um ligado à massa dentro da ECU e outro é a alimentação de 5 Volts enviado e controlado pela própria ECU. Quanto mais quente o sistema de arrefecimento mais baixo é o sinal.

9 TABELA SENSOR TEMP. ÁGUA medindo a tensão no fio de resposta com a chave de ignição ligada RESISTÊNCIA MEDIDA NO SENSOR EM OHMS 2,51,70,50,3TENSÃO DE RESPOSTA EM VOLTS TEMPERATURA EM GRAUS CELSIOS

10 FOTO SENSOR TEMP. ÁGUA

11 TEMPERATURA DO AR Também é um termistor NTC – Coeficiente Negativo de Temperatura - e está fixo na tampa do corpo de borboleta. Quanto mais quente o ar mais baixo é o sinal. É importante para o cálculo da massa de ar admitido, quanto maior a temperatura menos denso é o ar admitido.

12 TABELA SENSOR TEMP. AR RESISTÊNCIA MEDIDA NO SENSOR EM OHMS 3,21,71,30,8TENSÃO DE RESPOSTA EM VOLTS TEMPERATURA EM GRAUS CELSIOS

13 SENSOR MAP Está ligado, através de uma mangueira, ao coletor de admissão – linha de vácuo do motor – informando as variações de depressão do motor. Possui 3 terminais, sendo: A = alimentação 5 V B = negativo via pino 31 da ECU C = sinal de resposta

14 FOTO SENSOR MAP

15 SENSOR DE POSIÇÃO DE BORBOLETA Trata-se de um potenciômetro com resistência variável, que informa a ECU a variação da posição da borboleta aceleradora. Terminais: A = alimentação 5 Volts = Sensor MAP B = negativo via pino 31 da ECU C = sinal de resposta

16 TABELA SENSOR DE POSIÇÃO DE BORBOLETA com chave ligada medindo no fio de resposta 4 a 4,7 VTOTALMENTE ABERTA 2 a 3 V½ ABERTA 0,3 a 1,5 VFECHADA TENSÃOPOSIÇÃO DA BORBOLETA

17 FOTO SENSOR BORBOLETA

18 SENSOR DE OXIGÊNIO Também conhecida como sonda lambda, mede a quantidade de oxigênio nos gases de escapamento. Seu sinal de reposta varia entre 0,1 a 0,9 volts, após estar aquecida acima de 300 graus Celsios. Sua resistência de aquecimento é de 6 ohms com variação de 20 %.

19 SENSOR DE DETONAÇÃO É um sensor piezo-elétrico que detecta vibrações com a freqüência das detonações ou batida de pinos dos motores. Assim que a ECU recebe seu sinal atrasa o ponto de ignição de acordo com seu projeto. Torque de aperto: 20 Nm sem arruelas de encosto

20 DETALHE NO PAINEL

21 PERGUNTA POR QUE TEMOS SONDA LAMBDA DE 1, 3 OU 4 FIOS NESTE SISTEMA ?

22 RESPOSTA ESTA APLICAÇÃO ESTÁ RELACIONADA AO ANO DO VEÍCULO. A SONDA DE 3 FIOS FOI APLICADA NOS PRIMEIROS SPI G6, E PARA EVITAR FALHAS DE ATERRAMENTO, FOI SUBSTITUÍDO PELA PEÇA DE 4 FIOS.

23 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA SPI – PARTE 3/3 Instrutor Scopino OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA SPI – PARTE 3/3 Instrutor Scopino

24 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO


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