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AULA TÉCNICA 31 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMAS: IAW 4SF e IAW 4AFB ATUADORES ELETROINJETORES.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMAS: IAW 4SF e IAW 4AFB ATUADORES ELETROINJETORES

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

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5 Já tivemos aula sobre: BOMBA DE COMBUSTÍVEL. Agora veremos: IAW 4SF E IAW 4AFB ELETROINJETORES.

6 DIAGRAMAÇÃO E C U IAW 4SF 4AFB ROTAÇÃO E PMS * DETONAÇÃO * INTERRUPTOR DE FREIO * POSIÇÃO BORBOLETA 1 E 2 * SONDA LAMBDA * MAP+TEMPERATURA DO AR * 04 INJETORES * BOBINAS 1 e 2 CANISTER ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA * LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2 AR CONDICIONADO VSS – VELOCIDADE * ACELERADOR ELETRÔNICO PRESSOSTATO A/C * ELETROVENTILADOR IMOBILIZADOR TEMPERATURA DA ÁGUA * POSIÇÃO DO PEDAL 1 E 2 * REDE CAN INTERRUPTOR DE ÓLEO *

7 ELETROINJETORES DANDO SEQUÊNCIA NAS AULAS SOBRE ATUADORES, OU SEJA, SINAIS DE SAÍDA, VAMOS ABORDAR O MAIS CONHECIDO DESTES ATUADORES, OS ELETROINJETORES, CONHECIDOS TAMBÉM POR BICOS INJETORES. NESTES SISTEMAS DO NOVO PÁLIO TEMOS SEMPRE SISTEMAS MULTIPONTO.

8 MULTIPONTO

9 FUNÇÕES OS ELETROINJETORES, SÃO ELETROVÁLVULAS DO TIPO NF, NORMALMENTE FECHADA, COMANDADAS PELA ECU, QUE EXCITANDO A SUA BOBINA INTERNA, PROVOCA O LEVANTAMENTO DA VÁLVULA DE AGULHA, LIBERANDO A PASSAGEM DO COMBUSTÍVEL AO COLETOR DE ADMISSÃO.

10 LOCALIZAÇÃO

11 FUNCIONAMENTO PARA O CONTROLE DE SEU FUNCIONAMENTO, A ECU CONTROLA O PULSO NEGATIVO, DE FORMA EXTREMAMENTE PRECISA, EM ms MILISEGUNDOS, SEGUINDO O SEU MAPEAMENTO INTERNO, E ALTERANDO O TEMPO TODO O TI (TEMPO DE INJEÇÃO), PARA ADEQUAÇÃO DA MISTURA AR+COMBUSTÍVEL.

12 TRAVA DE FIXAÇÃO E ANÉIS

13 PRESSÃO DO SISTEMA A PRESSÃO DO SISTEMA QUE É DE 3,5 bar, CONTROLADO PELO REGULADOR DE PRESSÃO, E O TEMPO EM QUE O INJETOR PERMANECE ABERTO É QUE DETERMINAM A VAZÃO DO COMBUSTÍVEL INJETADO EM FORMA DE SPRAY NO COLETOR DE ADMISSÃO. A ECU DETERMINA O TI PARA A REAL VAZÃO NECESSÁRIA.

14 PRESSÃO DE TRABALHO

15 DICA OS ELETROINJETORES SOMENTE DEVEM SER LIMPOS EM EQUIPAMENTOS APROPRIADOS, E NÃO PODEM SER TESTADOS COM TENSÃO DIRETA E CONTÍNUA DA BATERIA, LEMBRANDO QUE O MESMO FUNCIONA NO VEÍCULO SEMPRE EM FORMA DE PULSO, SENDO ENERGIZADO E CORTADO EM SEQUÊNCIA.

16 INJETOR FLEX PARA CONTER AS PROPRIEDADES DE APLICAÇÃO DE BICOMBUSTÍVEL, ALÉM DE TRATAMENTO SUPERFICIAL CONTRA A CORROSÃO, FOI ALTERADA A VAZÃO DE COMBUSTÍVEL, OU SEJA, É UTILIZADA UMA MÉDIA ENTRE A VAZÃO DOS INJETORES DE VEÍCULOS MOVIDOS A GASOLINA E A ÁLCOOL.

17 TUBO DISTRIBUIDOR

18 TESTE E LIMPEZA O TESTE DE VAZÃO DOS INJETORES DEVE SER FEITO EXTERNAMENTE, ASSIM COMO A LIMPEZA POR SISTEMA DE ULTRASOM. JÁ A MEDIÇÃO DE SUA RESISTÊNCIA ELÉTRICA PODE SER MEDIDA COM O MULTÍMETRO E DEVE SER DE 14 A 20 Ohms. A LIMPEZA É RECOMENDADA A CADA km OU AO OCORRER FALHAS.

19 PINAGEM SISTEMA 4SF: SISTEMA 4AFB: INJETOR 1= PINO 79 DA ECU71 INJETOR 2= PINO 7779 INJETOR 3= PINO 8078 INJETOR 4= PINO 7872

20 CUIDADO COM OS CONECTORES

21 DICA OS ELETROINJETORES SÃO ACIONADOS NA PARTIDA DE FORMA SEMI-SEQUÊNCIAL, E EM POUCOS SEGUNDOS A ECU DETERMINA QUEM É O 1º OU 4º CILINDRO, PARA ENTÃO TORNAR O MAPEAMENTO NA SEQUÊNCIA DO TEMPO DE ADMISSÃO, DESTA FORMA, O SISTEMA TORNA-SE MAIS EFICAZ E MENOS POLUENTE.

22 PERGUNTA O TEMPO DE INJEÇÃO É O MESMO NOS QUATRO INJETORES ?

23 RESPOSTA NÃO. A ECU FAZ O CONTROLE INDIVIDUAL INJETOR POR INJETOR, DE ACORDO COM SINAIS RECEBIDOS COMO SONDA LAMBDA E DE DETONAÇÃO.

24 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 33/2008 NOVO PÁLIO 1.0/1.3/1.4 FLEX AULA 11 Instrutor Scopino


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