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AULA TÉCNICA AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: LE-JETRONIC AULA PARTE 3/3 ATUADORES.

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1 AULA TÉCNICA AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: LE-JETRONIC AULA PARTE 3/3 ATUADORES

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

4 Já tivemos a aula sobre sensores na aula passada. Agora veremos:. Injeção Eletrônica LE-JETRONIC ATUADORES

5 A ESTRATÉGIA BÁSICA SENSORES ECUECU ATUADORES

6 INJETORES É o principal atuador controlado pela ECU. Trata-se de 4 solenóides normalmente fechado, que recebem alimentação positiva via ECU passando pelos pré-resistores. O tempo em que o injetor fica energizado é chamado de Ti = Tempo de Injeção Com o injetor aberto é pulverizado o combustível no coletor de admissão.

7 TESTES NOS INJETORES.RESISTÊNCIA= de 2 a 3 Ohms.LIMPEZA POR ULTRASOM= entre e Km.PRÉ-RESISTORES= 5 a 7 Ohms

8 ADICIONADOR DE AR Neste sistema temos um adicionador de ar. Não possui função cutt-off. Com o motor frio permite uma passagem de ar (desvio da borboleta) aumentando assim a rotação do motor. Recebe 12 volts em sua resistência de aquecimento que vai, gradualmente, fechando a passagem de ar. VALOR= 35 a 70Ohms.

9 ADICIONADOR DE AR

10 VÁLVULA AUXILIAR DE ROTAÇÃO Trata-se de um válvula com controle fixo, que permite uma passagem de ar quando o ar condicionado é acionado. Este acionamento do solenóide pode ser feito mesmo na fase fria do motor, somando-se à abertura do adicionador de ar.

11 RELÉ PRINCIPAL Temos apenas um relé no sistema. Está localizado junto a central elétrica do motor, ou próximo a parte interna do pára-lama dianteiro esquerdo. Sem esta peça o sistema não entra em funcionamento. Os pinos são:

12 .30= positivo bateria.15= positivo pós chave de ignição.87= alimentação ECU Le.87b= bombas de combustível.31= negativo do relé.1= pino 1 da bobina de ignição (sinal de rotação do motor).50= chave de ignição

13 PERGUNTA QUAL A NECESSIDADE DOS PRÉ- RESITORES, POSSO ELIMINÁ-LOS ?

14 RESPOSTA NÃO. OS INJETORES DESTE SISTEMA NÃO DEVEM RECEBER TENSÃO DA BATERIA DIRETAMENTE. OS PRÉ-RESISTORES DIMINUEM A TENSÃO PARA CERCA 10 VOLTS, O QUE DIMINUE A TEMPERATURA DE TRABALHO.

15 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA MULTEC 700 / GM Instrutor Scopino OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA MULTEC 700 / GM Instrutor Scopino

16 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO


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