Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO
2
INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: LE-JETRONIC
AULA PARTE 3/3 ATUADORES SCOPINO TREINAMENTOS
3
ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC
TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.
4
Já tivemos a aula sobre sensores na aula passada.
Agora veremos: . Injeção Eletrônica LE-JETRONIC ATUADORES
5
A ESTRATÉGIA BÁSICA E C U SENSORES ATUADORES
6
INJETORES É o principal atuador controlado pela ECU.
Trata-se de 4 solenóides normalmente fechado, que recebem alimentação positiva via ECU passando pelos pré-resistores. O tempo em que o injetor fica energizado é chamado de Ti = Tempo de Injeção Com o injetor aberto é pulverizado o combustível no coletor de admissão.
7
TESTES NOS INJETORES .RESISTÊNCIA= de 2 a 3 Ohms
.LIMPEZA POR ULTRASOM= entre e Km .PRÉ-RESISTORES= 5 a 7 Ohms
8
ADICIONADOR DE AR Neste sistema temos um adicionador de ar. Não possui função cutt-off. Com o motor frio permite uma passagem de ar (desvio da borboleta) aumentando assim a rotação do motor. Recebe 12 volts em sua resistência de aquecimento que vai, gradualmente, fechando a passagem de ar. VALOR= 35 a 70Ohms.
9
ADICIONADOR DE AR
10
VÁLVULA AUXILIAR DE ROTAÇÃO
Trata-se de um válvula com controle fixo, que permite uma passagem de ar quando o ar condicionado é acionado. Este acionamento do solenóide pode ser feito mesmo na fase fria do motor, somando-se à abertura do adicionador de ar.
11
RELÉ PRINCIPAL Temos apenas um relé no sistema.
Está localizado junto a central elétrica do motor, ou próximo a parte interna do pára-lama dianteiro esquerdo. Sem esta peça o sistema não entra em funcionamento. Os pinos são:
12
30= positivo bateria. 15= positivo pós chave de ignição
.30= positivo bateria .15= positivo pós chave de ignição .87= alimentação ECU Le .87b= bombas de combustível .31= negativo do relé .1= pino 1 da bobina de ignição (sinal de rotação do motor) .50= chave de ignição
13
QUAL A NECESSIDADE DOS PRÉ-RESITORES, POSSO ELIMINÁ-LOS ?
PERGUNTA QUAL A NECESSIDADE DOS PRÉ-RESITORES, POSSO ELIMINÁ-LOS ?
14
RESPOSTA NÃO. OS INJETORES DESTE SISTEMA NÃO DEVEM RECEBER TENSÃO DA BATERIA DIRETAMENTE. OS PRÉ-RESISTORES DIMINUEM A TENSÃO PARA CERCA 10 VOLTS, O QUE DIMINUE A TEMPERATURA DE TRABALHO.
15
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA MULTEC 700 / GM Instrutor Scopino
16
AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO
E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.