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AULA TÉCNICA 11 2006 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MARELLI IAW 1AVB INTRODUÇÃO AULA 1/3.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MARELLI IAW 1AVB INTRODUÇÃO AULA 1/3

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

4 Já tivemos aula sobre vários sistemas de injeção eletrônica monoponto e multiponto. Agora veremos: Injeção Eletrônica Multiponto MARELLI IAW 1AVB

5 VEÍCULO E DETALHES

6 APLICAÇÃO LINHA VW GOL-PARATI-SAVEIRO- SANTANA-QUANTUN-PÓLO CLASSIC DE 1997 À 1999 TODOS COM MOTOR AP VÁLVULAS OBS. APÓS 1999, O SISTEMA É DENOMINADO 1AVP - IMOBILIZADOR

7 INTRODUÇÃO O SISTEMA IAW 1AVB FOI DESENVOLVIDO PELA MARELLI, PARA ATENDER VEÍCULOS COM MOTOR AP DA VW COM SISTEMA MULTIPONTO, E QUE ATENDA AS ESPECIFICAÇÕES DE POLUENTES DO CONAMA FASE III. SUBSTITUI O SISTEMA CFI OU EFI EEC-IV.

8 O SISTEMA 1AVB, TEM CONTROLE DIGITAL DA INJEÇÃO SEQUÊNCIAL DA GASOLINA E CONTROLE DE AVANÇO DOS CILINDROS. UTILIZA DISTRIBUIDOR DE IGNIÇÃO. O CONTROLE DOS POLUENTES É EM MALHA FECHADA COM SONDA LAMBDA E CATALISADOR. POSSUI 04 INJETORES DE COMBUSTÍVEL. TEM A OPÇÃO A ÁLCOOL.

9 ECU LOCALIZAÇÃO VARIÁVEL

10 CONECTOR DA ECU

11 A ECU O CÉREBRO DO SISTEMA É DIGITAL, NÃO TEM A LÂMPADA DE DIAGNÓSTICO COMO UM DE SEUS ATUADORES, TEM COMUNICAÇÃO COM SCANNER MAS NÃO PERMITE ACESSO VIA CÓDIGO DE PISCADAS. SÃO 45 PINOS EM SEU CONECTOR, SENDO DE 1 A 23, E DE 24 A 45.

12 RESET DE PARÂMETROS UMA DICA EM ESPECIAL, É NA MANUTENÇÃO DO VEÍCULO (CHECK-UP DE INJEÇÃO – TROCA DE CORREIA – TROCA DE BATERIA) SE FAZ NECESSÁRIO O RESET DO PARÂMETROS AUTOADAPTATIVOS DA ECU, ATRAVÉS DO SCANNER PARA ADEQUAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DO MOTOR. CÓDIGO MOTOR: 098

13 DICA TÉCNICA – INVERSÃO DE CONECTORES CUIDADO COM A INVERSÃO ENTRE OS CONECTORES DO SENSOR DE TEMP. ÁGUA COM O DE DETONAÇÃO

14 A IGNIÇÃO O SISTEMA DE IGNIÇÃO É CONJUGADO, OU SEJA, A ECU FAZ O MAPEAMENTO DA INJEÇÃO ELETRÔNICA E DA IGNIÇÃO TAMBÉM. A IGNIÇÃO É MAPEADA DINÂMICA, OU SEJA POSSUI DISTRIBUIDOR E REGULAGEM INICIAL DO PONTO DE IGNIÇÃO.

15 TESTE DE ALIMENTAÇÃO ECU : ATERRAMENTO= 01 POSITIVO= 02 POSITIVO PÓS CHAVE= 23 OBS. AS ECU´s POSSUEM APLICAÇÃO DIFERENTES DE MODELO PARA MODELO.

16 PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL O SISTEMA FICA PRESSURIZADO, MESMO APÓS O MOTOR ESTAR DESLIGADO. ANTES DE QUALQUER TESTE, DESLIGUE O CONECTOR ELÉTRICO OU RETIRE O FUSÍVEL DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL E LIGUE O MOTOR, ATÉ QUE PÁRE DE FUNCIONAR DEMONSTRANDO QUE O SISTEMA ESTÁ DESPRESSURIZADO.

17 A PRESSÃO E A VAZÃO COM O MANÔMETRO NA LINHA DE COMBUSTÍVEL, O RELÓGIO DEVE INDICAR PRESSÃO DE 2,4 A 2,6 BAR EM MARCHA LENTA E DE 3 BAR NAS ACELERAÇÕES. TESTANDO A PRESSÃO MÁXIMA DA BOMBA DEVEMOS ENCONTRAR PRESSÃO ACIMA DE 5 BAR. A VAZÃO EM 30 SEGUNDOS, MEDIDA NA LINHA DE RETORNO, DEVE SER MAIOR QUE 700 ml.

18 O REGULADOR DE PRESSÃO LIGAÇÃO AO COLETOR DE ADMISSÃO

19 PERGUNTA COMO É FEITA A REGULAGEM DO PONTO DE IGNIÇÃO DESTE SISTEMA ?

20 RESPOSTA SEGUIR O PROCEDIMENTO: 1.AQUECER O MOTOR 2.DESLIGAR E AGUARDAR 10s 3.RETIRAR O SHORTING PLUG 4.LIGAR O MOTOR 5.REGULAR O PONTO EM 9o APMS 6.DESLIGAR E AGUARDAR 10s 7.REINSTALAR O SHORTING PLUG

21 SHORTING PLUG

22 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 12 IAW 1AVB - SENSORES 2/3 Instrutor Scopino

23 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


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