A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Movimento em duas dimensões

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Movimento em duas dimensões"— Transcrição da apresentação:

1 Movimento em duas dimensões

2

3

4

5 Lançamento Bidimensionais
É o tipo de movimento que ocorre nas duas direções (pelas coordenadas x e y); No eixo x (eixo horizontal) a velocidade é constante seguindo o estudo do Movimento Retilíneo e Uniforme e no eixo y (eixo vertical) a velocidade obedece ao Movimento Retilíneo Uniformemente Variado. Assim, para o estudo de casos em duas direções, cada uma delas é estudada separadamente.

6 Equações Eixo x: são as mesmas do Movimento Retilíneo e Uniforme;
Eixo y: São as mesmas do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, em especial as que envolvem o estudo de queda livre.

7 Movimento em duas dimensões

8 Exemplos 1) No instante t=0, uma bola é lançada horizontalmente, com velocidade cujo módulo é 20m/s. Despreze os efeitos do ar e admita g=10m/s2, dado a altura de lançamento igual a 80m. Determine a posição da bola no instante 3,0s; Determine a velocidade da bola no instante 3,0s; Determine o instante em que a bola atinge o solo; Determine o alcance horizontal. Determine a velocidade em que a bola atinge o solo.

9 2) No instante t=0, uma partícula é lançada de um ponto do solo (suposto plano e horizontal), com velocidade inicial de 50m/s formando um ângulo de 37° com a horizontal. Dado g=10m/s2, sen37= 0,6 e cos37°=0,8, determine: As equações horárias (as funções da posição em relação ao tempo) para o eixo x e y; A equação da trajetória; As coordenadas da partícula no instante 2,0s; A velocidade no instante 2,0s; A altura máxima atingida; O alcance.


Carregar ppt "Movimento em duas dimensões"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google