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AULA TÉCNICA 06 2006 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS DIAGRAMA DE VÁLVULAS AULA 06.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS DIAGRAMA DE VÁLVULAS AULA 06

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO FINAL DESTA AULA COM O INSTRUTOR SCOPINO. AS SUAS DÚVIDAS SERÃO RESPONDIDAS CONFORME O ASSUNTO ABORDADO.

4 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE COMANDO DE VÁLVULAS. Nesta aula veremos: DIAGRAMA DE VÁLVULAS

5 O COMANDO DE VÁLVULAS

6 QUEM DEFINE QUEM DEFINE O DIAGRAMA DAS VÁLVULAS DO MOTOR, É A ÁRVORE DE COMANDO DE VÁLVULAS. OU SEJA, O FORMATO, ESPAÇAMENTO E ÂNGULO DOS CAMES É QUEM DETERMINA O ACIONAMENTO DAS VÁLVULAS.

7 CAME - DESENHO

8 NÃO PODEMOS ESQUECER QUE TEMOS O DIAGRAMA DE VÁLVULAS PARA CADA CILINDRO DO MOTOR, QUE PODE SER ALTERADO PARA ADEQUAÇÃO DE MISTURA ENTRE OS CILINDROS. PARA CADA FASE DO MOTOR TEMOS UMA FASE IDENTIFICADA, E NO MOTOR 4 CILINDROS FICA MAIS FÁCIL ESTA IDENTIFICAÇÃO.

9 AS FASES COMP ADM ESC COMB

10 O DIAGRAMA 9 APMS12 DPMS 50 DPMI 47 APMI ADMISSÃOESCAPAMENTO

11 A IMPORTÂNCIA ATRAVÉS DESTA ANÁLISE, PODEMOS IDENTIFICAR, PARA CADA TIPO DE MOTOR, O TRABALHO EFETUADO PELOS ENGENHEIROS DE MONTADORA PARA TIRAR MAIS POTÊNCIA, ENERGIA E FORÇA DE COMBUSTÃO DOS MOTORES.

12 O DIAGRAMA ATRAVÉS DA ANÁLISE DO DIAGRAMA DE VÁLVULAS, É POSSÍVEL ENTENDER OS MOMENTOS DE ABERTURA E FECHAMENTO DAS VÁLVULAS DE ADMISSÃO E ESCAPAMENTO.

13 DIAGRAMA - ADMISSÃO 9 APMS12 DPMS 50 DPMI 47 APMI

14 DIAGRAMA - ESCAPAMENTO 9 APMS12 DPMS 50 DPMI 47 APMI

15 O CRUZAMENTO - BALANÇO 9 APMS12 DPMS 50 DPMI 47 APMI

16 O VARIADOR DE FASE HÁ, EM MOTORES DE ALTA PERFORMANCE, UM SISTEMA QUE ALTERA O DIAGRAMA DE VÁLVULAS VISANDO UM MELHOR RENDIMENTO EM ALTA ROTAÇÃO. PODE SER DE ACIONAMENTO HIDRÁULICO, OU ELETRO-HIDRÁULICO.

17 O VARIADOR

18 EFICIÊNCIA DA COMBUSTÃO ARREFECIMENTO 20% ESCAPAMENTO 30% TRABALHO ÚTIL 35% LUBRIFICAÇÃO 15%

19 PERGUNTA O QUE OCORRE QUANDO É MONTADA A CORREIA DENTADA COM APENAS UM DENTE FORA DE SINCRONISMO ?

20 RESPOSTA SE NÃO OCORRER A INTERFERÊNICA, CONTATO MECÂNICO DAS VÁLVULAS COM OS PISTÕES, TODO O DIAGRAMA DE VÁLVULAS ESTÁ PERDIDO, JÁ QUE OS GRAUS ANTES E DEPOIS DO PMS E PMI SERÃO ALTERADOS.

21 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: AULA 7 BLOCO DO MOTOR Instrutor Scopino

22 E AGORA VAMOS: AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


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