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AULA TÉCNICA 07 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. Local: Stand Q21 R20.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 Local: Stand Q21 R20

3 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: CSFI / OBD 1+ SENSORES

4 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

5 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

6 Já tivemos aula com a introdução no sistema de injeção eletrônica CSFI OBD1+. Agora veremos: SENSORES CSFI / OBD 1+

7 DIAGRAMAÇÃO E C U CSFI OBD 1+ TEMP. ÁGUA TEMP. AR ROTAÇÃO MAP POSIÇÃO BORBOLETA DETONAÇÃO SENSOR DE OXIGÊNIO 1 e 2 06 INJETORES BOBINA CANISTER ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD AR CONDICIONADO MAF –MASSA DE AR VSS - VELOCIDADE VÁLVULA EGR SENSOR DE FASE

8 OS SENSORES SÃO VÁRIOS COMPONENTES QUE TEM A FUNÇÃO DE INFORMAR AS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO DO MOTOR, E QUE PERMITEM UM MAPEAMENTO PRECISO E RÁPIDO DA INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL SEQUÊNCIAL E DA IGNIÇÃO DINÂMICA. VAMOS CONHECER UM A UM ESTES SINAIS DE ENTRADA.

9 TEMPERATURA DE ÁGUA É O SENSOR QUE FAZ PARTE E MEDE O SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO VEÍCULO. É DO TIPO NTC (COEFICIENTE NEGATIVO DE TEMPERATURA), E É USADO PELA ECU PARA ALTERAR A RAZÃO AR E COMBUSTÍVEL, REGIMES DE ROTAÇÃO DE MARCHA LENTA E IGNIÇÃO.

10 TEMPERATURA DE ÁGUA

11 ESTÁ LOCALIZADO NA PARTE SUPERIOR E FRONTAL DO MOTOR, AO LADO DO ATUADOR DA VÁLVULA EGR. TEMOS OS TERMINAIS A e B NO CONECTOR DE 2 PINOS. O TESTE DE ALIMENTAÇÃO DEVE SER FEITO COM A IGNIÇÃO LIGADA MEDINDO- SE COM O VOLTÍMETRO OS DOIS TERMINAIS: 4,8 A 5,2 V.

12 TABELA DE VALORES CHAVE DESLIGADA E TESTE COM O MULTÍMETRO EM OHMS: TEMPERATURA DA ÁGUA OHMS 100 GRAUS

13 POSIÇÃO DE BORBOLETA TEM A FUNÇÃO DE INFORMAR À ECU A EXATA POSIÇÃO DA BORBOLETA ACELERADORA, E PERMITE O RECONHECIMENTO DA ROTAÇÃO DO MOTOR E CARGA SOLICITADA PELO CONDUTOR, PARA ADEQUAR OS REGIMES DE ENRIQUECIMENTO DA MISTURA E CONTROLES ESTRATÉGICOS. (CANISTER E LIMITADOR)

14 POSIÇÃO DE BORBOLETA

15 LOCALIZADO JUNTO AO CORPO DE BORBOLETA ACIMA DO COLETOR DE ADMISSÃO PLÁSTICO. POSSUE 03 TERMINAIS, QUE LIGAM 5 VOLTS E ATERRAMENTO A UM POTENCIÔMETRO LINEAR, LIGADO AO EIXO DE ACELERAÇÃO. O MOVIMENTO DO EIXO, ALTERA A RESISTÊNCIA E TENSÃO DE RESPOSTA À ECU.

16 TABELA DE VALORES CHAVE DESLIGADA E TESTE COM O MULTÍMETRO EM OHMS TERMINAIS B e C : POSIÇÃO DE BORBOLETA KOHMS FECHADA1,1 a 1,6 ½ ABERTA2,0 a 3,0 ABERTA4,8 a 5,2

17 SENSOR DE ROTAÇÃO POSICIONADO JUNTO A POLIA DIANTEIRA DO MOTOR, É O PRINCIPAL SINAL QUE A ECU RECEBE. ENVIA A POSIÇÃO DO EIXO VIRABREQUIM E A ROTAÇÃO DO MOTOR. CHAMADO DE SENSOR CKP, É DO TIPO HALL E POSSUE 3 TERMINAIS EM SEU CONECTOR, FORNECENDO UM SINAL DE PULSO RELATIVO A ROTAÇÃO.

18 SENSOR DE ROTAÇÃO

19 OS TERMINAIS A e B FAZEM A ALIMENTAÇÃO DO SENSOR (12 VOLTS = TENSÃO DA BATERIA) O TERMINAL C É O SINAL DE RESPOSTA PARA A ECU, QUE PODE SER TESTADO COM CANETA DE POLARIDADE OU OSCILOSCÓPIO, DANDO-SE A PARTIDA.

20 TESTE DE CONTINUIDADE

21 NESTE TIPO DE TESTE É ANALISADO O CHICOTE DO SISTEMA (TERMINAL AZUL DA ECU) EM RELAÇÃO AO SENSOR CKP. TERMINAL ECUSENSOR A28B A31C FUSÍVEL F10A

22 PERGUNTA POSSO TESTAR OS SENSORES DIRETAMENTE NO CONECTOR DA ECU ?

23 RESPOSTA SIM. QUANDO VOCÊ TESTA UM COMPONENTE DIRETAMENTE PELO CHICOTE DA ECU FAZ UMA ANÁLISE MAIS COMPLETA, POIS SE VERIFICA O COMPONENTE E O CHICOTE.

24 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 09 CSFI / OBD 1+ Instrutor Scopino

25 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


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