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A AULA COMEÇARÁ EM BREVE.

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1 A AULA COMEÇARÁ EM BREVE

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3 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

4 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC-H FLEXPOWER SONDA LAMBDA E DETONAÇÃO

5 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

6 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

7 Já tivemos aula sobre MEDIÇÕES DE ROTAÇÃO E TEMPERATURA na injeção eletrônica MULTEC-H. Agora veremos: FLEXPOWER CELTA 2007 SONDA LAMBDA E DETONAÇÃO

8 DIAGRAMAÇÃO FLEXPOWER E C U MULTEC H TEMPERATURA DE ÁGUA * TEMPERATURA DE AR + MAP* ROTAÇÃO * POSIÇÃO BORBOLETA* DETONAÇÃO * SENSOR DE OXIGÊNIO * 04 INJETORES BOBINA CANISTER ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2 AR CONDICIONADO VSS - VELOCIDADE PARTIDA A FRIO SENSOR DE FASE * ELETROVENTILADOR IMOBILIZADOR

9 SENSOR DE OXIGÊNIO TAMBÉM CONHECIDO POR SENSOR LAMBDA, É MUITO PARECIDO AOS SENSORES JÁ VISTOS AQUI NA UMEC EM OUTROS SISTEMAS. O QUE MUDA NO SISTEMA MULTEC H FLEXPOWER É A SUA IMPORTÂNCIA PARA IDENTIFICAR A MISTURA AR + COMBUSTÍVEL, E AUTOMATICAMENTE A QUANTIDADE DE ÁLCOOL OU GASOLINA.

10 SENSOR DE OXIGÊNIO

11 ATRAVÉS DOS SINAIS DESTE SENSOR A ECU IDENTIFICA A MISTURA, CLASSIFICANDO-A EM RICA OU POBRE. POSSUI 4 FIOS (DIFERENTE DO CELTA OU CORSA MAIS ANTIGO QUE TINHA APENAS 1 FIO DE SINAL) SENDO: 1 ATERRAMENTO 2 SINAL 3 ATERRAMENTO RES VOLTS

12 SONDA LAMBDA 4 FIOS

13 Multifuel usa o sinal do Sensor de Oxigênio para detectar o aumento da quantidade de combustível Leia Sensor O2 Mistura Pobre Mistura Rica Aumentou %Etanol Diminuiu %Etanol CICLO DE APRENDIZADO

14 FUNCIONAMENTO INFORMA A ECU A QUANTIDADE DE OXIGÊNIO NOS GASES DE ESCAPE, POSSUI REISTÊNCIA INTERNA DE AQUECIMENTO (10,0 Ohms), E ENVIA SINAL DE RESPOSTA ENTRE 0,10 A 0,90 V. POBRE= ATÉ 0,45 VOLTS RICA= ACIMA DE 0,45 VOLTS

15 DICA COM FALHA EM SEU SINAL, A SONDA LAMBDA ALTERA O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E A EMISSÃO DE POLUENTES, E SE TRATANDO DE UM SISTEMA FLEX, O FUNCIONAMENTO FICA ALTERADO NAS FASES FRIAS E DE AQUECIMENTO DO MOTOR.

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17 DETONAÇÃO LOCALIZADO NO BLOCO DO MOTOR, PRÓXIMO AO MOTOR DE ARRANQUE E O CANO DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DE ARREFECIMENTO. É FUNDAMENTAL PARA O CORRETO MAPEAMENTO DO SISTEMA DE IGNIÇÃO, EM AVANÇO E ÂNGULO DE PERMANÊNCIA.

18 DIAGRAMA DETONAÇÃO ECU SENSOR KS B03 B16 BABA

19 PINOS DE MEDIÇÕES MEDIR COM UM VOLTÍMETRO EM AC E SIMULAR PEQUENAS BATIDAS EM SEU CORPO. DEVE TER PEQUENAS ALTERAÇÕES, OU AINDA EM TESTE COM O OSCILOSCÓPIO. TORQUE DE APERTO= 20 N

20 SENSOR DETONAÇÃO

21 DETALHES VIMOS QUE COM A SONDA É POSSÍVEL IDENTIFICAR QUANTIDADES ALTAS DE ÁLCOOL NO COMBUSTÍVEL, E AGORA VEREMOS QUE COM O SINAL DO SENSOR DE DETONAÇÃO É POSSÍVEL IDENTIFICARMOS ÍNDICES ALTOS DE GASOLINA NA MISTURA AR+COMBUSTÍVEL.

22 Calcula Índice de Detonação Índice Baixo Índice Alto Aumenta Índice De Octano Diminui Índice de Octano Limite Alto: Octano Álcool Limite Baixo: Octano Gasolina Aprendizado de Octano

23 O MAPEAMENTO ENTÃO SABEMOS QUE É ATRAVÉS DOS SINAIS DESTES DOIS SENSORES QUE A ECU CONSEGUE MAPEAR E SUPOSTAMENTE, IDENTIFICAR QUAL É A PORCENTAGEM DE ÁLCOOL OU GASOLINA NO TANQUE DESTE VEÍCULO FLEX. E QUE ESTES CÁLCULOS SÃO PÓS QUEIMA.

24 PERGUNTA O CONTROLE DE AVANÇO DA IGNIÇÃO É FEITO COM BASE EM QUAIS SINAIS ?

25 RESPOSTA ATRAVÉS DOS SINAIS DE:.ROTAÇÃO.MAP.DETONAÇÃO

26 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 39 MULTEC-H AULA 08 CELTA FLEX Instrutor Scopino

27 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO

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