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AULA TÉCNICA 34 2006 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: ME 7.3 H4 ATUADORES.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: ME 7.3 H4 ATUADORES

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC GRP NA PÁGINA INICIAL DO SITE UMEC

5 Já tivemos aula com a sensores 2 no sistema de injeção eletrônica ME 7.3 H4. Agora veremos: ATUADORES ME 7.3 H4

6 DIAGRAMAÇÃO E C U ME 7.3 H4 TEMP. ÁGUA TEMP. AR ROTAÇÃO MAP POSIÇÃO BORBOLETA DETONAÇÃO SENSOR DE OXIGÊNIO INJETORES BOBINA CANISTER CORPO DE BORBOLETA RELÉ BOMBA LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE RELÉ AR COND. SENSOR DE FASE – VIA SOFTWARE REDE CAN PEDAL ACELERADOR

7 A LÂMPADA

8 A LÂMPADA DE DIAGNOSE AO LIGAR A IGNIÇÃO, O ATUADOR LÂMPADA DE DIAGNOSE DEVE SER ACESA, E AO LIGAR O MOTOR, O SISTEMA É RAPIDAMENTE CHECADO PELA ECU, E ENTÃO EM POUCOS SEGUNDOS A LÂMAPADA É APAGADA, CASO EXISTA ALGUMA FALHA NO SISTEMA ELA SERÁ ACESA E DEVE-SE CHECAR A CAUSA.

9 OS INJETORES

10 SÃO OS PRINCIPAIS ATUADORES CONTROLADOS PELA ECU, SENDO COMANDADOS DE FORMA SEQUÊNCIAL, DE ACORDO COM A FASE DE ADMISSÃO DO MOTOR. A PRESSÃO DO SISTEMA É DE: 3,5 BAR COM REGULADOR DE PRESSÃO JUNTO À BOMBA DENTRO DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL.

11 MAIS DETALHES OS INJETORES SÃO ALIMENTADOS COM 12 VOLTS PELO BORNE 87 DO RELÉ PRINCIPAL E POSSUEM RESISTÊNCIA ENTRE 14 A 15 OHMS. O PULSO DO INJETOR, É UM COMANDO NEGATIVO QUE É CONTROLADO PELA ECU, O CHAMADO TI, TEMPO DE INJEÇÃO.

12 VÁLVULA SHAREDER

13 PARA QUE SERVE ??? SUA FUNÇÃO É PERMITIR A MEDIÇÃO DA PRESSÃO DO SISTEMA ATRAVÉS DESTA VÁLVULA, POIS ATRAVÉS DE UM ADAPTADOR ESPECIAL E MANÔMETRO, SE MEDE A PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL MESMO SEM DESPRESSURIZAR A LINHA DE 3,5 BAR.

14 BOBINA DE IGNIÇÃO

15 SUA FUNÇÃO É TRANSFORMAR A BAIXA TENSÃO DA BATERIA DE 12 VOLTS EM ALTA TENSÃO REQUERIDA PELO SISTEMA DE IGNIÇÃO NO MOMENTO DA COMBUSTÃO DO MOTOR. O SISTEMA É MAPEADO ESTÁTICO COM DUAS BOBINAS EM ÚNICO CORPO, AMBOS CONTROLADOS PELA ECU.

16 FUNCIONAMENTO TERMINAIS DO CONECTOR DA BOBINA DE IGNIÇÃO: 1- PULSO NEGATIVO 1/4 2- POSITIVO 12 V VIA RELÉ 3- PULSO NEGATIVO 2/3 RESISTÊNCIAS: PRIMÁRIO= 0,4 OHMS SECUNDÁRIO= 11,7 KOHMS

17 CENTELHA PERDIDA A IGNIÇÃO ESTÁTICA FUNCIONA COM A CENTELHA PERDIDA PARA O CILINDRO PAR, OU SEJA, A ALTA TENSÃO REQUERIDA VAI PARA O CILINDRO QUE EXIJE TAL TENSÃO, E A CENTELHA PERDIDA COMPLETA O CIRCUITO NA FASE DE ESCAPAMENTO NO RESPECTIVO CILINDRO GÊMEO.

18 ATUADOR DE MARCHA LENTA

19 ATRAVÉS DE UM MOTOR DE CORRENTE CONTÍNUA, A BORBOLETA É MOVIMENTADA PELOS COMANDOS DA ECU, JÁ QUE O SISTEMA É DRIVE BY WIRE. É ALIMENTADO COM 12 VOLTS PELO PINO 4 E O NEGATIVO PELO PINO 1, O RETORNO É FEITO POR UMA MOLA POSICIONADA NO EIXO.

20 PINOS DO CORPO

21 BODY COMPUTER

22 JUNTO AO COMPUTADOR DE BORDO, VÁRIAS FUNÇÕES NO VEÍCULO SÃO EXECUTADAS, VEREMOS MAIS ADIANTE AQUI NA UMEC, MAIS DETALHES SOBRE A REDE CAN, E OS ATUADORES QUE ESTA ECU BODY COMPUTER EXECUTA, INCLUINDO O ACIONAMENTO DA ECU PAINEL DE INSTRUMENTOS.

23 DICA TÉCNICA NO SINCRONISMO DO CORPO ELETRÔNICO DA BORBOLETA, APÓS A MANUTENÇÃO OU SUBSTITUIÇÃO DEVE-SE:.LIGAR A IGNIÇÃO.AGUARDAR 45 SEGUNDOS.APÓS UM ESTALO DE FUNCIONAMENTO, O RECONHECIMENTO ESTÁ O.K.

24 PERGUNTA QUAL ATUADOR DESTE SISTEMA APRESENTA MAIS FALHAS ?

25 RESPOSTA O CORPO DE BORBOLETA COM FORMAÇÃO DE CROSTAS E BORRAS DE ÓLEO, É O PRINCIPAL PROBLEMA NESTE SISTEMA, EMBORA A SUA TROCA É RARA, GERALMENTE A LIMPEZA JÁ SOLUCINA A FALHA. FAZER O SINCRONISMO APÓS A LIMPEZA.

26 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 35 ME 7.3 H4 SISTEMA DE COMBUSTÍVEL Instrutor Scopino

27 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


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