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AULA TÉCNICA 14 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE MOTOR VW A AR TEMA DE HOJE: USINAGENS 02.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE MOTOR VW A AR TEMA DE HOJE: USINAGENS 02

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE A USINAGEM DAS PEÇAS. Nesta aula veremos: MOTOR VW A AR USINAGEM 02

6 COMANDO O EIXO DE COMANDO DE VÁLVULAS PODE SER, ASSIM COMO O VIRABREQUIM, RECUPERADO. APÓS O TESTE DE MAGNA-FLUX, A ANÁLISE DE FISSURAS E TRINCAS E DESGASTE NAS ÁREAS DE CONTATOS COM OS TUCHOS DE VÁLVULAS, PODE TER SEUS MANCAIS RETIFICADOS.

7 COMANDO - MEDIÇÃO

8 COMANDO SE OS RESSALTOS DO COMANDO ESTÃO EM ORDEM, INICIA-SE UMA ANÁLISE DOS PONTOS DE APOIOS (COLOS) QUE PODEM SER RETIFICADOS PARA SOBRE MEDIDAS DE 0,25 / 0,50 / 0,70. DEVIDO AO BAIXO CUSTO, NA ATUALIDADE O COMANDO DE VÁLVULAS É MAIS TROCADO QUE RETIFICADO.

9 CABEÇOTES

10

11 DEVEM SER INSPECIONADOS QUANTO A TRINCAS NA CÂMARA DE COMBUSTÃO, ALETAS QUEBRADAS E VAZAMENTOS PELAS VÁLVULAS. HAVENDO TRINCAS, O MESMO DEVE SER ANALISADO E SOLDADO, E DEPOIS RETORNA AO PROCESSO DE USINAGEM, NA TROCA DE GUIAS DE VÁLVULAS, E RETÍFICA DA REGIÃO DE ASSENTAMENTO DAS CAMISAS.

12 CABEÇOTES

13 CABEÇOTES DE GNV VEÍCULOS COM EQUIPAMENTOS DE COMBUSTÍVEL ALTERNATIVO GNV TEM ALTA POSSIBILIDADE DE TRINCAS E SEDES DE VÁLVULAS CEDENDO. DEVIDO A ALTA PRESSÃO DO GNV, E DA FALTA DE LUBRIFICAÇÃO CAUSADOS PELO COMBUSTÍVEL GASOSO ALIADO À SENSIBILIDADE DO CABEÇOTE EM ALUMÍNIO.

14 ESMERILHAGEM APÓS ANÁLISE DAS VÁLVULAS OU TROCA, É FEITO O PROCESSO DE ASSENTAMENTO INICIAL DAS VÁLVULAS CONTRA SUA RESPECTIVA SEDE, USANDO MATERIAL DE ATRITO E UMA HASTE DE MOVIMENTAÇÃO COM VENTOSAS. ESTE PROCESSO PODE SER MANUAL OU MECANIZADO.

15 TUCHOS SÃO ELEMENTOS DE LIGAÇÃO ENTRE O COMANDO DE VÁLVULAS E AS VARETAS. NO MOTOR VW A AR SÃO DO TIPO MECÂNICO. O POSIONAMENTO DA VÁLVULA CONTRA O BALANCIM OBEDECE UMA DESCENTRALIZAÇÃO QUE OBRIGA O GIRO DA VÁLVULA COM O FUNCIONAMENTO DO MOTOR.

16 TUCHOS

17 ASSENTAMENTO DURANTE O FUNCIONAMENTO DO MOTOR, OCORRE O ASSENTAMENTO FORÇADO ENTRE VÁLVULA E SEDE, JÁ QUE A DESCENTRALIZAÇÃO DE SER ACIONAMENTO FAZ COM QUE A VÁLVULA GIRE PERMITE UM CONTATO CONSTANTE E UNIFORME ENTRE AS DUAS FACES.

18 POSIÇÃO DE FUNCIONAMENTO CERTO ERRADO ERRADO BALANCINS

19 BIELAS A USINAGEM DO ALOJAMENTO DA BRONZINA DE BIELA É EFETUADO APÓS A ANÁLISE DE OVALIZAÇÃO E DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS. NA TROCA DAS BUCHAS DO PÉ DA BIELA SÃO INSTALADAS COM INTERFERÊNCIA (DE 0,05 mm) EM PRENSA, COM BUCHAS SEMI-ACABADAS QUE AINDA SERÃO MANDRILHADAS.

20 USINAGEM DO ALOJAMENTO

21 INSPEÇÃO DO ALOJAMENTO

22 INSPEÇÃO DA BUCHA

23 RECOMENDAÇÕES.SUPERFÍCIES DE PARTIÇÃO PLANAS E PARALELAS.APERTO CORRETO E UNIFORME COM TORQUÍMETRO.CIRCULARIDADE – DEVE-SE AFROUXAR E APERTAR OS PARAFUSOS DURANTE AS OPERAÇÕES.POSIÇÃO ENTRE BIELA E CAPA

24 PERGUNTA O PESO DAS BIELAS DEVE SER MEDIDO E ADEQUADO ?

25 RESPOSTA EMBORA NÃO SEJA UM PROCEDIMENTO MUITO UTILIZADO, O FATO DE PESAR, COMPARAR E ADEQUAR AS 4 BIELAS FORMA UM CONJUNTO MAIS EFICAZ, DEVIDO AO BALANCEAMENTO. TRATA-SE DE UMA RECOMENDAÇÃO DO FABRICANTE.

26 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: MOTOR 2007 / 16 LINHA VW A AR PARTE 7 Instrutor Scopino

27 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


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