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Utilizando UML e Padrões Prof. Fábio Botelho, MSc Redes e Sistemas Distribuídos Recife, Março de 2010.

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1 Utilizando UML e Padrões Prof. Fábio Botelho, MSc Redes e Sistemas Distribuídos Recife, Março de 2010

2 Análise e Projeto Orientado a Objetos Análise e Projeto OO são essenciais para a criação de um software bem projetado, robusto e capaz de ser corrigido ou evoluído, usando tecnologias e linguagens orientadas a objetos, tais como Java, C#, C++

3 Análise e Projeto Orientado a Objetos Em relação à tecnologia de objetos, é válido o provérbio: “Possuir um martelo não torna alguém um arquiteto” – Para criar sistemas orientado a objetos é preciso pensar em termos de objetos, antes de conhecer uma linguagem orientada a objetos

4 Análise e Projeto Orientado a Objetos Análise X Projeto – Análise enfatiza uma investigação do problema e dos requisitos, em vez de uma solução Responde-se às perguntas: – Como o sistema deverá ser usado – Quais as suas funções – Melhor seria chamar: Análise de Requisitos ou Análise orientada a objetos

5 Análise e Projeto Orientado a Objetos Análise X Projeto – O Projeto enfatiza uma solução conceitual em software ou em hardware que satisfaça os requisitos A descrição do esquema de banco de dados e a descrição dos objetos do sistema são exemplos – Melhor seria definir como o projeto de objetos ou o projeto de bancos de dados

6 Análise e Projeto Orientado a Objetos Análise X Projeto Orientados a Objetos – Na análise orientada a objetos, há uma ênfase em encontrar e descrever os objetos ou conceitos do domínio do problema E.g., Sistema de informações de vôo inclui conceitos de avião, vôo e piloto

7 Análise e Projeto Orientado a Objetos Análise X Projeto Orientados a Objetos – Projeto Orientado a Objetos enfatiza a definição dos objetos e como eles colaboram para a satisfação dos requisitos E.g., Objeto avião possui atributo numDaCauda e método obterHistoricoDoVoo

8 Análise e Projeto Orientado a Objetos Análise X Projeto Orientados a Objetos – Na implementação ou programação OO os objetos de projeto são implementados E.g., Classe Aviao em Java

9 Análise e Projeto Orientado a Objetos Análise X Projeto Orientados a Objetos – Na implementação ou programação OO os objetos de projeto são implementados E.g., Classe Aviao em Java

10 Análise e Projeto Orientado a Objetos Conceito do domínio Aviao numDaCauda Visualização do Conceito do domínio Representação em uma Linguagem OO public class Aviao { private String numDaCauda; public List obterHistoricoDoVoo() {... } }

11 Análise e Projeto Orientado a Objetos Análise e Projeto de um Jogo de Dados – Um jogador lança dois dados e ganha caso o resultado seja sete – Passos: Definir Casos de Uso Definir Modelo de Domínio Definir Diagramas de Interação Definir Diagramas de Classes de Projeto

12 Análise e Projeto Orientado a Objetos Análise e Projeto de um Jogo de Dados – A Análise de Requisitos pode incluir narrativas ou cenários sobre como as pessoas usam a aplicação Tais narrações podem ser escritas como casos de uso – Casos de Uso não são artefatos OO, são apenas narrações escritas Definir Casos de Uso

13 Análise e Projeto Orientado a Objetos Análise e Projeto de um Jogo de Dados – Caso de Uso Jogar um Jogo de Dados Um jogador pede que os dados sejam lançados. O sistema apresenta o resultado. Se a soma do valor das faces dos dois dados totalizar sete, o jogador vence, caso contrário, perde. Definir Casos de Uso

14 Análise e Projeto Orientado a Objetos Análise e Projeto de um Jogo de Dados – Mostra os conceitos ou objetos do domínio que são relevantes Definir Modelo de Domínio


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