A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCRITORES DA LIBERDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCRITORES DA LIBERDADE"— Transcrição da apresentação:

1 ESCRITORES DA LIBERDADE

2 Escritores da Liberdade é uma fabulosa história de vida que nos mostra como as palavras podem mudar a vida das pessoas e de que forma a educação, a comunicação, a interação, a cultura e o conhecimento são as bases para um mundo melhor realmente aconteça e se efetive. A história envolve adolescentes considerados “turbulentos” e a educadora oferece o que eles mais precisam: uma voz própria.

3

4 A professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a escola faça a diferença na vida dos estudantes. Contando suas próprias histórias num diário e ouvindo a dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo.

5 Como transformar crises em oportunidades, utilizando criatividade?
1a. aula – discussão entre alunos, varias gangues, domínio dos alunos. A caricatura de um aluno...Contextualização com os judeus e o nazi facismo e gangues. O ódio e a manifestação da realidade dos alunos. A Linha do Jogo – O frente á frente e as equiparações.A emoção manifestada

6 Capacidade de, através de vários grupos, ou gangues, de origens e valores diferentes, estabelecer relações de discussão e troca de idéias. Praticar na Área de Humanas, senão todas, o uso do Debate, com o propósito de reforçar o diálogo, a discussão, a participação e o estimulo à reflexão. Aprimorar aspectos sociais e éticos que reforcem, junto aos gestores, formas de levar aos professores maior segurança e profissionalismo no trato com os alunos.

7 Observando a realidade em que vivemos e a temática abordada no filme, diga alguns valores que são desprezados e que, segundo, seu ponto de vista, não deveriam ser. Justifique.

8 Quais as suas sensações e reações, enquanto educador(a), diante do sucesso, ou seja, quando investe no outro e consegue bons resultados? E do fracasso?

9 Percebe-se no filme a grande dedicação e sensibilidade da professora ao investir em uma “turma problema”. Há situações semelhantes na realidade educacional de hoje? Quais?

10 Obrigado! Profº Marcelo Abreu mabreu@castelobranco.br

11 -

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40 O que As Sombras da Vida tem a ver com Filosofia, com Historia?
A luz nos cega..?? O que representa a luz? Devemos passar a vida olhando para as sombras, ou para as coisas em si? Mauricio de Souza e Platão (O mito da Caverna); A falsa realidade, a limitação dos valores, a aceitação do óbvio. O mundo ilusório como verdade. A Ideologia. A Alienação.

41 A Ilha das Flores

42 Quais os temas de Sociologia e Filosofia?
Quais as idéias sobre liberdade mostradas no video?

43 ENCERRAMENTO – O viajante, vindo da hibernação...
Um viajante que voltasse à vida depois de um século de hibernação veria a cidade, a industria, os transportes, a alimentação, a agricultura, as comunicações de massa, os costumes, a medicina e as atividades domésticas consideravelmente mudadas. Entretanto, numa escola, ao acaso, encontraria uma sala de aula, um quadro negro e um professor dirigindo-se a um grupo de alunos.

44 Sem dúvida, o professor não estaria mais de sobrecasaca ou de avental
Sem dúvida, o professor não estaria mais de sobrecasaca ou de avental. Os alunos não estariam mais de uniformes ou de tamancos. O professor teria descido de sua cátedra e o visitante acharia os alunos impertinentes demais. Uma vez começada a aula, talvez ele percebesse alguns traços de uma pedagogia mais interativa e construtivista, de uma relação mais calorosa ou igualitária do que na sua época. Mas, a seus olhos não haveria nenhuma dúvida de que se encontrava em uma escola.

45 Essa é uma descrição do sociólogo suíço Perrenoud (1999) que nos faz refletir sobre qual é o verdadeiro papel do professor e como ele colabora para o crescimento e fortalecimento da sociedade. Se a educação pretende formar, qualificar e capacitar indivíduos mais preparados para atuarem em sociedade, os professores precisam desenvolver posturas pró-ativas, flexíveis e criativas.


Carregar ppt "ESCRITORES DA LIBERDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google