A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Termo de Compromisso Apresentação: Neuza Helena Portugal dos Santos 11º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Termo de Compromisso Apresentação: Neuza Helena Portugal dos Santos 11º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro."— Transcrição da apresentação:

1 1 Termo de Compromisso Apresentação: Neuza Helena Portugal dos Santos 11º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro

2 Art O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:Art O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: VII – atendimento ao educando, no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. VII – atendimento ao educando, no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.... PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO

3 3 Entregar, em tempo hábil, livros didáticos de qualidade aos alunos e professores das escolas públicas visando contribuir para a educação de qualidade de todos os educandos brasileiros. OBJETIVO DO PNLD PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS - SEB - FNDE - ESTADOS - MUNICÍPIOS - ESCOLAS Resolução nº 30, de 04/08/2006

4 4 A administração pública, direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Art. 37da Constituição Federal PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO

5 5 PNLD PNLD sob a luz dos princípiosPNLD sob a luz dos princípios A Eficiência não se preocupa com os fins, mas simplesmente com os meios. (Idalberto Chiavenato) EFICÁCIA é atingir o objetivo proposto, cumprir, executar, operar, levar a cabo; é o poder de causar determinado efeito. EFICAZ então é o que realiza perfeitamente determinada tarefa ou função, que produz o resultado pretendido. (Idalberto Chiavenato )

6 6 TERMO DE COMPROMISSO Obrigação ou promessa mais ou menos solene. Acordo entre litigantes pelo qual se sujeita a arbitragem a decisão de um pleito. Promessa de trato a ser cumprido. (Novo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, 2ª edição). COMPROMISSO

7 7 TERMO DE COMPROMISSO OBJETIVO Instituir competências para o desenvolvimento de ações técnico-operacionais, visando ao acompanhamento da execução dos programas PNLD, PNLEM e PNBE nos estados.

8 8 HISTÓRICO DO TERMO DE COMPROMISSO 2000 – Assinado o Primeiro Termo de Compromisso.2000 – Assinado o Primeiro Termo de Compromisso – Termo de Compromisso X Termo de Convênio.2003 – Termo de Compromisso X Termo de Convênio – Construção de matriz de indicadores.2005 – Construção de matriz de indicadores – Apresentação dos critérios de avaliação.2006 – Apresentação dos critérios de avaliação – Relatório de avaliação de desempenho PNLD – Relatório de avaliação de desempenho PNLD 2005.

9 9 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Como será avaliado? O peso será calculado utilizando por base 3 níveis de classificação (ótimo, bom e satisfatório), definidos após o preenchimento, pelos estados, do Relatório de Execução dos Programas, ANEXO – I, do Termo de Compromisso. Parâmetros para definir o nível de classificação: nº de municípios de cada estado; nº de escolas de cada estado; e nº de alunos.

10 10 Desempenho do Estado AC43,0 AL42,5 AM59,5 AP37,6 BA46,5 CE51,4 DF67,8 ES45,4 GO61,0 MA54,5 MG36,8 MS49,9 MT42,5 PA38,2 Satisfatório Bom Satisfatório Bom Satisfatório Bom Satisfatório PB47,6 PE54,0 PI46,6 PR45,9 RJ39,4 RN52,2 RO71,1 RR58,8 RS50,4 SC36,3 SE55,8 SP57,3 TO53,6 Bom Satisfatório Bom Satisfatório Bom Satisfatório Bom Satisfatório Bom

11 11 TERMO DE COMPROMISSO Podemos dizer que:Podemos dizer que: Eficiência é jogar futebol com arte, enquanto a eficácia reside em ganhar a partida.Eficiência é jogar futebol com arte, enquanto a eficácia reside em ganhar a partida.

12 12 Remanejar Conservar Devolver REFLEXÃO O PNLD É EFICAZ? POR QUE?

13 13 Site: Telefone: A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma. (John Ruskin)


Carregar ppt "1 Termo de Compromisso Apresentação: Neuza Helena Portugal dos Santos 11º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google