A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENSO ESCOLAR 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENSO ESCOLAR 2007."— Transcrição da apresentação:

1 CENSO ESCOLAR 2007

2 Censo Escolar O que é? Pesquisa declaratória. Anual. Âmbito nacional.
Dados coletados por meio de questionários próprios. Unidade de informação: escola. Informante: diretor ou responsável pela escola. Objetivos: Fornecer informações estatístico-educacionais para realização de análises, diagnósticos e avaliações sobre a educação brasileira. Orientar a definição de políticas educacionais.

3 Limitações do atual modelo do Censo Escolar
O aluno não é a unidade de informação e sim a escola (agregado de alunos). Não é possível detectar a matrícula de alunos em mais de uma escola, o que gera distorções no número apurado. Não há persistência dos dados nas escolas, o que aumenta o erro dos levantamentos.

4 O Censo Escolar 2007 – via Internet
As mudanças propostas: Utilização da ferramenta WEB; Mudança da unidade da informação da escola para os alunos e da função docente para os docentes.

5 Benefícios (logística)
Simplificação de procedimentos. Agilidade nos processos de coleta, de análise e de disseminação dos dados. Fortalecimento da cooperação e das parcerias; Maior responsabilização dos agentes. Maior transparência em todo o processo censitário.

6 Benefícios (tipo de informação)
O censo com base no dado do aluno e do docente permite: diagnósticos sobre a trajetória dos alunos. onde estudam durante a vida escolar; rendimento escolar (aprovação e reprovação); desempenho escolar (na Prova Brasil e no Saeb). diagnósticos sobre a trajetória dos docentes. necessidade de professores; adequação da formação às disciplinas que ministram; funções docentes que exercem; escolas em que trabalham; tempo de permanência nas escolas.

7 Benefícios (utilização da informação)
Maior qualidade e fidedignidade das informações e das estatísticas educacionais; Cruzamento de bases de dados na área social: educação, saúde, emprego (NIS); Maior transparência na aplicação dos recursos públicos, em todos os níveis;

8 O Censo que estamos construindo
Os dados de alunos e docentes do Cadastro Nacional da Educação Básica – CADMEC (PGC+PAC) foram usados para carga inicial do banco de dados do Censo 2007 – “Educacenso”. Resultados do CADMEC 2006: 56 milhões de alunos e 2,5 milhões de professores cadastrados.

9 Atividades realizadas
Desenvolvimento do sistema “Educacenso” para a digitação dos dados Objetivo do Educacenso Manter um cadastro único e centralizado de escolas, alunos e docentes/auxiliares de educação infantil

10 Atividades realizadas
Março: Piloto do Educacenso em UF (RR, MS, ES) Abril: Piloto no DF. Abril: Treinamento Nacional De 23 a 27 de abril em Brasília. Total de participantes: 150 Participantes por Unidade da Federação: 4 técnicos da Secretaria Estadual; 1 técnico da Undime; 1 técnico do município da capital.

11 Atividades realizadas
Maio: Treinamentos estaduais, regionais, e municipais (utilização do sistema “Educacenso” em ambiente de teste). Maio: Início da coleta de dados: 30 de maio (Abertura do sistema “Educacenso” para produção). ATENÇÃO! Data de referência do Censo 2007: 30 de maio (última quarta-feira do mês de maio).

12 Prazos Período de Coleta 30/05/2007 a 31/08/2007
Publicação Preliminar: 14/09/2007 Retificação dos dados: 30 dias Verificação Final (INEP): 60 dias Publicação final: até 28/12/2007

13 Atendimento ao usuário
Hot Site Call Center Coordenação do Censo Escolar


Carregar ppt "CENSO ESCOLAR 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google