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Quem somos Pólen Technologies ALTRAN Group –Áreas de atuação Tecnologia da Informação, Energia, Aeronáutica, Telecomunicações, Finanças, Logística e Transportes.

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2 Quem somos Pólen Technologies ALTRAN Group –Áreas de atuação Tecnologia da Informação, Energia, Aeronáutica, Telecomunicações, Finanças, Logística e Transportes e Projetos Ronnie Maschk –Gerente de Métodos e Qualidade Pólen Technologies –Graduado em Administração, pós graduado em Gestão de projetos/USP e certificado PMP - Project Management Professional - PMI

3 Nossas Práticas Consultoria, Desenho e Desenvolvimento de Projetos, Gerenciamento de Projetos e Planejamento Estratégico TESTES como processo interno –Utilizado para a garantia da qualidade técnica e de negócio no desenvolvimento de web sites ou sistemas convencionais TESTES como produto –Denominado Web Check-up, é utilizado para avaliação de sites ou sistemas de terceiros

4 Conceito de Qualidade Atendimento às necessidades e expectativas dos clientes

5 Abrangência da Qualidade Equívoco –Qualidade x Testes Abrangência –Cumprimento de prazos e custos –Gestão adequada de projetos –Testes técnicos e de negócio –Processo de Quality Assurance –Aderência a padrões, Carga e Performance, Segurança, Privacidade, Pesquisa de Mercado etc.

6 Testes Operacionais Segurança Selo de Privacidade Auditoria de Canais Carga e Performance Pesquisa de Mercado Web Check-up Nossa solução: Web Check-up

7 Testes operacionais –Stress técnico e de negócio (testes de caixa preta e de regressão), teste do código (testes de caixa branca), busca por broken links, revisão ortográfica e gramatical, uniformidade entre browsers, padronização de interface, animação de imagens, situações adversas de uso etc. Carga e Performance –Número de usuários simultâneos suportado pela infra estrutura/aplicação –Performance de acesso/execução das páginas e programas

8 Nossa solução: Web Check-up Segurança –Invasão interna/externa (hackers), levantamento e análise de pontos vulneráveis, criptografia de dados e política de segurança (ISO baseada na BSI 7799) Auditoria de Canais –Uso indevido ou fora dos padrões do nome ou logomarca da empresa (uso não autorizado, associação a conteúdos ilícitos etc.)

9 Nossa solução: Web Check-up Selo de Privacidade –Privacidade dos dados cadastrais/pessoais capturados pela aplicação/site Pesquisa de mercado –Avaliação das impressões de um determinado público alvo quanto a satisfação, facilidade, identificação do site operado

10 Uma Frase Um cliente que reclama é meu melhor amigo Stew Leonard

11 A Realidade Em média, uma empresa toma conhecimento de apenas 4% de seus clientes insatisfeitos. Os outros 96% simplesmente se retiram em silêncio e dentre estes, 91% nunca mais voltam. manual Banco do Brasil

12 Benefícios e vantagens na utilização deste Processo Atendimento às necessidades e expectativas de clientes e usuários - Satisfação do cliente Levantamento de problemas ocultos não identificados pelo desenvolvedor mas sim pelos usuários Economia de recursos por evitar retrabalho Baixo custo quando praticado com o apoio de metodologia Fidelidade na relação cliente/desenvolvedor

13 Benefícios e vantagens na utilização deste Processo Evita: –prejuízos gerados por operações incorretas –atritos entre usuários e área de informática Manutenção da imagem da empresa ou departamento de informática Fidelização do internauta ao web site ou do usuário ao sistema Entre outros benefícios

14 Dificuldades e Problemas Encontrados Necessidade de comprovar a eficácia técnica e financeira das práticas de qualidade Ausência de metodologia de projetos Clientes de forma geral não reportam os problemas vivenciados Pressão por prazos Testes como inspeção final

15 Dificuldades e Problemas Encontrados O processo é visto como despesa e outras vezes como um inimigo do desenvolvedor Empresas acreditam fazer testes de forma adequada A cultura de qualidade ainda é pequena Interesses pessoais e/ou políticos geram ações individuais, dispersas e conflitos Correção do produto e não do processo

16 Av. das Nações Unidas, º andar Ronnie Maschk, PMP Gerente de Métodos e Qualidade fone: (r. 213)


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