A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÉTODO CIENTÍFICO O caminho que adotamos para alcançar determinado fim.... Sem método científico, não se faz ciência!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÉTODO CIENTÍFICO O caminho que adotamos para alcançar determinado fim.... Sem método científico, não se faz ciência!"— Transcrição da apresentação:

1 MÉTODO CIENTÍFICO O caminho que adotamos para alcançar determinado fim.... Sem método científico, não se faz ciência!

2 Em um contexto geral, a figura do método é associada a ORDEM, ORGANIZAÇÃO. Metodologia é o estudos dos métodos utilizados no processo de conhecimento.

3 Qual a importância do método para uma investigação científica? Será que o método é determinante para um bom trabalho científico? Quais são as características do método? Quais são os tipos de métodos de que dispomos para realizar uma investigação científica?

4 O que distingue, então, o conhecimento científico dos outros conhecimentos? A possibilidade da verificação de seus resultados.

5 ETAPAS BÁSICAS ETAPA 1ETAPA 1 descobrimento do problema ou lacuna num conjunto de conhecimentos.

6 ETAPA 2ETAPA 2 Colocação precisa do problema.

7 ETAPA 3ETAPA 3 Procura de conhecimentos ou instrumentos relevantes ao problema.

8 ETAPA 4ETAPA 4 Tentativa de solução do problema como auxílio dos meios identificados.

9 ETAPA 5ETAPA 5 Invenção de novas idéias(hipóteses, teorias ou técnicas)

10 ETAPA 6ETAPA 6 Obtenção de uma solução próxima ou exata para o problema.

11 ETAPA 7ETAPA 7 Investigação das conseqüências da solução obtida.

12 ETAPA 8ETAPA 8 Prova (comprovação) da solução.

13 ETAPA 9 ETAPA 9 Correção das hipóteses, teorias, procedimentos ou dados empregados na obtenção da solução incorreta.

14 O método forma, não informa. Bunge (1987, p.26)

15 MÉTODO X PROCEDIMENTOS TÉCNICOS Método é o caminho para se alcançar determinado fim ou objetivo. Procedimento é o instrumento pelo qual se chegar após a escolha do método a determinado fim.

16 A partir do momento em que estabelecemos o método de abordagem da pesquisa, o passo seguinte será o de articular um ou vários procedimentos técnicos, instrumentos ou técnicas que vamos adotar para executar a atividade pretendida.

17 MÉTODO INDUTIVO Por indução se chega a uma conclusão a partir da generalização da observação de um fenômeno. Ex: Se aquele juiz X é corrupto, logo todos os juizes também são

18 O raciocínio dedutivo fundamenta-se em um silogismo. Premissa maior: O ser humano é mortal Premissa menor: João é homem. Conclusão: Logo João é mortal.

19 MÉTODO INDUTIVO RACIOCÍNIO INDUTIVORACIOCÍNIO INDUTIVO Foi observado em tigres o comportamento alimentar carnívoro. Logo, todos os tigres são carnívoros. Parte de situações particulares para generalizar

20 Exemplos de indução Se o calor apodrece a laranja, Se o calor apodrece a banana, Se o calor apodrece a manga, Ora laranja, banana e manga são frutas, logo, o calor apodrece as frutas.

21 80% das mulheres casadas pretendem ser mães. Maria é casada. Logo, Maria pretende ser mãe.


Carregar ppt "MÉTODO CIENTÍFICO O caminho que adotamos para alcançar determinado fim.... Sem método científico, não se faz ciência!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google