A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

movimento é, literalmente, mudança de lugar e, assim, todo movimento social é, de alguma forma, em maior ou menor grau, portador de uma outra configuração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "movimento é, literalmente, mudança de lugar e, assim, todo movimento social é, de alguma forma, em maior ou menor grau, portador de uma outra configuração."— Transcrição da apresentação:

1

2 movimento é, literalmente, mudança de lugar e, assim, todo movimento social é, de alguma forma, em maior ou menor grau, portador de uma outra configuração social possível" (Carlos Walter Porto-Gonçalves, 2003) Por que se mobilizar?

3 Os movimentos sociais falam de algo que não tem lugar na sociedade... Os movimentos sociais falam sobre a ausência de algo desejável... cuja consecução se busca e conquista no movimento e na reforma dos espaços políticos existentes !!!

4 Por que se mobilizar? Os movimentos sociais são a forma da política excedente em um país, quase sempre gerada a partir da experiência e politização de algum tipo de escassez ou pauperização causadas pelos princípios de distribuição existentes. Os movimentos sociais costumam constituir- se em torno a questionamentos e demandas sobre a ordem distributiva vigente ou, menos frequentemente, como projetos políticos de questionamento e reforma da ordem política em seu conjunto.

5 Por que se mobilizar? Os movimentos sociais são a forma da política excedente em um país, quase sempre gerada a partir da experiência e politização de algum tipo de escassez ou pauperização causadas pelos princípios de distribuição existentes. Os movimentos sociais costumam constituir- se em torno a questionamentos e demandas sobre a ordem distributiva vigente ou, menos frequentemente, como projetos políticos de questionamento e reforma da ordem política em seu conjunto. CAPITALISMO

6 Por que se mobilizar na América Latina? * CAPITALISMO * COLONIALISMO * COLONIALIDADE * ORDENAMENTO POLÍTICO

7 Quem são os sujeitos da política? * GOVERNANTES * GOVERNADOS Produtores/Reprodutores da ordem social vigente Reprodutores passivos Questionadores da ordem social vigente/Produtores de uma nova ordem social

8 Quem são os sujeitos da política? Núcleos de constituição de SUJEITOS

9 Quem são os sujeitos da política? Núcleos de constituição de SUJEITOS

10 * Trabalhadores Urbanos * Trabalhadores Rurais * Estudantes Quem são os sujeitos da política? *PARTIDOS *AUTÔNOMOS

11 Quem são os sujeitos da política? *PARTIDOS *AUTÔNOMOS Objetivo/Meta: Chegar ao Estado, seja pela via eleitoral, seja pela via armada, e implantar um regime de cunho socialista ou nacionalista/populista

12

13

14 Nova Ordem Internacional

15 EZLN (México)

16 Movimento Piquero (Argentina)

17 Guerra da Água (Bolívia)

18 Movimento Estudantil (Chile)

19 Mapuches (Chile)

20 A política está em todas as partes...

21 ... o poder está em ti !!!

22 Gracias !!!


Carregar ppt "movimento é, literalmente, mudança de lugar e, assim, todo movimento social é, de alguma forma, em maior ou menor grau, portador de uma outra configuração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google