A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ponto de Reflexão acerca de estratégia Aquele que domina os outros é forte. Aquele que domina a si mesmo é poderoso. Lao Tse. Coragem é a capacidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ponto de Reflexão acerca de estratégia Aquele que domina os outros é forte. Aquele que domina a si mesmo é poderoso. Lao Tse. Coragem é a capacidade."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Ponto de Reflexão acerca de estratégia
Aquele que domina os outros é forte. Aquele que domina a si mesmo é poderoso. Lao Tse. Coragem é a capacidade de agir apropriadamente mesmo quando se está morrendo de medo. Omar Bradley O jeito Anglo de ser!

4 Título Processo de apresentação: Introdução - ênfase na clareza 2 cm
2 ou 3 frases D1 Processo de Convencimento: -criticidade -autonomia -progressão semântica 3 ou 4 frases D2 3 ou 4 frases Conclusão Processo de Persuasão: -ênfase no estilo 2 ou 3 frases

5 NÃO USE: Atualmente / hoje em dia (na abertura);
Termos como “assim por diante”, “etc” ou “coisa” e “isso”.

6 Palavras de grafia desconhecida;

7 Expressões como“na minha opinião” ou “eu acho”

8 Apenas sujeitos pessoalizados:
As pessoas/Os homens/Os indivíduos/Os seres humanos... Os homens mais conscientes aplicam corretamente a ciência e a técnica. X A correta aplicação da ciência e da técnica vincula-se à maior ou menor consciência humana.

9 EVITE: Repetições e paráfrases do tema
Se necessário, risque discretamente o erro; Palavra-chave não é paráfrase!

10 USE: Nexos vinculando as frases e os parágrafos
obs: evite o uso exclusivo de “pois” e “mas” e as frases soltas Aspas indicando acepção não-usual, metafórica ou neologismo. Ex: Ditadura ou “ditabranda”?

11 Frases longas alternadas com frases curtas
Pontuação enfática: Não é verdade. Sem sucesso. Infelizmente. Esse tipo de postura é insustentável. Questões Retóricas: Por que não? Até quando?/ Como contornar esse impasse?

12 Bom repertório cultural:
dados científicos, históricos, culturais, literários (leituras obrigatórias) Recursos de estilo: analogias, citações,referências culturais, ironias sutis, vocabulário incomum.

13 COMEÇANDO O TEXTO: Se o destino te lança uma faca, há duas maneiras de apanhá-la: pela lâmina ou pelo cabo. (Provérbio Oriental)

14 PREPARAÇÃO DO TEXTO 1. Esquematização I- Ponto de vista
D- Argumentos com exemplos de sustentação C- Proposta ou fechamento 2. Rascunho

15 Estrutura do Título 1. Título sem verbo
1. As Grandes Rupturas de Paradigma do Passado até a Contemporaneidade (ABNT) 2. As grandes rupturas de paradigma do passado até a contemporaneidade ( Novo Acordo) 2. Título com verbo Deus é brasileiro. As aparências enganam?

16 Sugestões para o título
1. Use pontuação intermediária (subtítulo) Talento e sucesso: vínculos e oposições. 2. Inspire-se na última frase ou nos exemplos usados

17 INTRODUÇÃO: -Apresentação do ponto de vista -Contextualização
Na sociedade contemporânea, (...) Para os padrões conjunturais da pós-modernidade, (...) Na era tecnológica e digital, (...)

18 Cada parágrafo = um ENFOQUE.
Use como complementação: ALÉM DISSO NA VERDADE / DE FATO ARTICULAÇÃO PARA A MUDANÇA DE ENFOQUE: Em contrapartida…/Já na atualidade…/Sob outra perspectiva… (dimensão) Aprofundamento: Uma evidência (exemplo) desse fato‏

19 REFLEXÃO GENERALIZANTE
NEXOS CONCLUSIVOS: Em suma/Por conseguinte/O fato é que(...) Para reverter esse quadro(...)/A superação desse impasse(...) REFLEXÃO GENERALIZANTE PROPOSTA DE SOLUÇÃO FRASE DE FECHAMENTO

20 Filie-se à tradição: Gandhi, e sua “teimosia pacífica”;
Einstein e a tese do relativismo; Thomas Morus e sua “Utopia” ou Manuel Bandeira e sua Pasárgada; O conceito latino de “carpe diem”: aproveite o momento.

21 Aproveite: O Darwinismo social, com a ideia de que o mais apto sobrevive; A referência ao absurdo de Kafka; ao dantesco da Divina Comédia ou ao maquiavelismo do Príncipe. O conceito filosófico da dialética,na perspectiva de que toda evolução decorre de um choque entre ideias opostas;

22 Refira: O contrato social de Hobbes, que evita a “guerra de todos contra todos” e que o homem seja o “lobo do homem”; A tese aristotélica de que a razão está no meio termo (in medio virtus)

23 Ninguém tropeça em montanhas. É a pedra pequena que nos faz tropeçar.
TÉCNICAS DE REVISÃO Ninguém tropeça em montanhas. É a pedra pequena que nos faz tropeçar.

24 2. TEMAS SOCIAIS AFIRMATIVOS COM DADOS DE REFERÊNCIA
Sociais: Bullying/Conflito de gerações/ Novas configurações familiares Econômicos: Desenvolvimento do Brasil/ Brasil, o país do futuro? Políticos: Niilismo/corrupção Importante:Usar os dados de forma referencial

25 REVISE O RASCUNHO VEZES:
R1: (no rascunho) para completar e aprimorar o texto e qualificar o vocabulário; R2: (no rascunho)para conferir aspectos gramaticais PASSE A LIMPO DEVAGAR R3: (na folha definitiva):releia, ajustando detalhes de letra e pontuação. Cuidado com a fantasia da batata quente!

26 Estilo temático da UFRGS
1. A relação do homem com ele mesmo (sentimentos, felicidade, o corpo) 2. A relação do homem com o outro e com a sociedade (solidariedade, política, ética, preconceito) 3. A relação do homem com o mundo biofísico (preservação, sustentabilidade, fim do mundo)

27 TIPOLOGIA DOS TEMAS POSSÍVEIS
1. TEMAS FILOSÓFICOS OU CONCEITUAIS Felicidade/Culto à aparência/Hedonismo- imediatismo/niilismo/Ambição Importante: mostrar visão de coletividade e superação do individualismo narcísico

28 Ponto de Reflexão acerca de autonomia e estilo:
Competência e habilidade é quando um atirador atinge um alvo que os outros não conseguem atingir; talento é quando um atirador atinge um alvo com recursos e estratégias que os outros não esperam; genialidade é quando um atirador atinge um alvo que os outros sequer conseguem ver. (Schopenhauer)‏

29 Lembre-se, finalmente:
Ninguém pode lhe dar nada que não exista em você mesmo. Ninguém pode abrir-lhe outro mundo além daquele que há em sua própria alma. Os outros só podem lhe dar a oportunidade, o impulso, a chave. Os outros só podem ajudar a tornar visíveis as fronteiras e potencialidades de seu próprio mundo. O resto é com você. (Hermann Hesse)


Carregar ppt "Ponto de Reflexão acerca de estratégia Aquele que domina os outros é forte. Aquele que domina a si mesmo é poderoso. Lao Tse. Coragem é a capacidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google