A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SILVICULTURA Eduardo Pagel Floriano Santa Maria 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SILVICULTURA Eduardo Pagel Floriano Santa Maria 2007."— Transcrição da apresentação:

1 SILVICULTURA Eduardo Pagel Floriano Santa Maria 2007

2 Silvicultura É a ciência que trata do cultivo de florestas. As florestas manejadas podem ser plantadas ou naturais. A silvicultura de florestas nativas abrange: –tratamentos de transformação (mudança da estrutura da floresta), –manutenção, –colheita e –regeneração (natural ou artificial). A silvicultura de florestas plantadas abrange: –produção de sementes ou de clones, –produção de mudas, –preparo de terreno, –plantio, –manutenção, –colheita, –condução de brotação (quando for talhadia) e –renovação dos povoamentos (reforma).

3 Objetivos da silvicultura Oferecer à sociedade bens e serviços de origem florestal de alta qualidade e baixo custo econômico, social e ambiental.

4 Serviços da floresta Sócio-econômicos: –Fornecimento de produtos; –Lazer e turismo; –Empregos e fixação do homem no campo. Ambientais: –Seqüestro de CO 2 (+/-30% do peso da madeira é C); –Amenização do clima; –Formação de massas de ar úmido; –Proteção dos mananciais (facilita a infiltração da água e reduz produção de sedimentos); –Proteção das margens dos corpos de água (filtragem de sedimentos e poluentes e contenção da erosão); –Proteção do solo contra insolação e erosão; –Recuperação de áreas degradadas; –Fixação de dunas e areais; –Hábitat da fauna nativa.

5 Produtos Florestais Madeireiros: –Fibras de madeira (placas de fibras, celulose e papel); –Partículas (placas); –Lâminas (revestimentos e placas); –Madeira serrada (movelaria, construção civil); –Lenha (combustível natural); –Carvão (siderurgia, combustível industrial e doméstico). Não Madeireiros: –Alcatrão (diversos sub-produtos usados na ind. química); –Resinas e gomas (Ex: resina de pinus, látex da seringueira); –Óleos essenciais (ex.: eucalipto, pau-rosa); –Lubrificantes e ceras (Ex: tungue, carnaúba); –Combustíveis (fermentação: etanol e metanol); –Produtos alimentares (ex: pinhão, coco, dendê, palmito, erva-mate); –Fibras diversas (ex.: piaçaba, coco, buriti); –Cortiça; –Tanino; –Medicamentos.

6 FASES DA SILVICULTURA DE FLORESTAS PLANTADAS Escolha da espécie Obtenção de material reprodutivo: –Produção de sementes; –Produção de clones (mono/multi); Produção de mudas (viveiros); Formação de povoamentos; Manutenção; Colheita.

7 Escolha da espécie


Carregar ppt "SILVICULTURA Eduardo Pagel Floriano Santa Maria 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google