A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eduardo Pagel Floriano Santa Maria 2007

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eduardo Pagel Floriano Santa Maria 2007"— Transcrição da apresentação:

1 Eduardo Pagel Floriano Santa Maria 2007
SILVICULTURA Eduardo Pagel Floriano Santa Maria 2007

2 Silvicultura É a ciência que trata do cultivo de florestas.
As florestas manejadas podem ser plantadas ou naturais. A silvicultura de florestas nativas abrange: tratamentos de transformação (mudança da estrutura da floresta), manutenção, colheita e regeneração (natural ou artificial). A silvicultura de florestas plantadas abrange: produção de sementes ou de clones, produção de mudas, preparo de terreno, plantio, colheita, condução de brotação (quando for talhadia) e renovação dos povoamentos (reforma).

3 Objetivos da silvicultura
Oferecer à sociedade bens e serviços de origem florestal de alta qualidade e baixo custo econômico, social e ambiental.

4 Serviços da floresta Sócio-econômicos: Ambientais:
Fornecimento de produtos; Lazer e turismo; Empregos e fixação do homem no campo. Ambientais: Seqüestro de CO2 (+/-30% do peso da madeira é C); Amenização do clima; Formação de massas de ar úmido; Proteção dos mananciais (facilita a infiltração da água e reduz produção de sedimentos); Proteção das margens dos corpos de água (filtragem de sedimentos e poluentes e contenção da erosão); Proteção do solo contra insolação e erosão; Recuperação de áreas degradadas; Fixação de dunas e areais; Hábitat da fauna nativa.

5 Produtos Florestais Madeireiros: Não Madeireiros:
Fibras de madeira (placas de fibras, celulose e papel); Partículas (placas); Lâminas (revestimentos e placas); Madeira serrada (movelaria, construção civil); Lenha (combustível natural); Carvão (siderurgia, combustível industrial e doméstico). Não Madeireiros: Alcatrão (diversos sub-produtos usados na ind. química); Resinas e gomas (Ex: resina de pinus, látex da seringueira); Óleos essenciais (ex.: eucalipto, pau-rosa); Lubrificantes e ceras (Ex: tungue, carnaúba); Combustíveis (fermentação: etanol e metanol); Produtos alimentares (ex: pinhão, coco, dendê, palmito, erva-mate); Fibras diversas (ex.: piaçaba, coco, buriti); Cortiça; Tanino; Medicamentos.

6 FASES DA SILVICULTURA DE FLORESTAS PLANTADAS
Escolha da espécie Obtenção de material reprodutivo: Produção de sementes; Produção de clones (mono/multi); Produção de mudas (viveiros); Formação de povoamentos; Manutenção; Colheita.

7 Escolha da espécie


Carregar ppt "Eduardo Pagel Floriano Santa Maria 2007"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google