A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resgatando as brincadeiras populares através das cantigas de roda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resgatando as brincadeiras populares através das cantigas de roda."— Transcrição da apresentação:

1 Resgatando as brincadeiras populares através das cantigas de roda.
Cantigas Populares Resgatando as brincadeiras populares através das cantigas de roda.

2 Componentes: Manoela Chagas Maria Inês Crusius Simara Villela Netto

3 Disciplina: Mídia, Tecnologia digital e Educação
Professora: Patrícia Behar Turma: B

4 Proposta de aula: Público alvo: Crianças de 4 a 6 anos.
Objetivo: Resgatar as brincadeiras populares na sala de aula incentivando a cultura local, através do resgate das cantigas de roda.

5 Objetivos Específicos:
Utilizar as cantigas como forma de integrar e socializar as crianças; Instigar as crianças para a importância das cantigas para o seu desenvolvimento; Relembrar através das cantigas de roda as brincadeiras populares de seus pais ou responsáveis resignificando o seu valor.

6 Desenvolver a atenção, o ritmo e o tom através da música;
Desenvolver a criatividade das crianças; Desenvolver e incentivar as crianças a manusearem com diferentes materiais e métodos tecnológicos;

7 Desenvolvimento: Anteriormente será mandada para casa uma entrevista para os pais perguntando sobre quais brincadeiras populares que eles mais gostavam de brincar. Utilizando tal recurso o educador (a) lançará para as crianças tal tema para a reflexão. Em um segundo momento serão lidas as entrevistas. Proporcionar momentos de construção com diferentes métodos tecnológicos para as crianças fazendo que as mesmas tenham a oportunidade de conhecer outros meios de aprendizagens;

8 O educador (a) pedirá para as crianças realizarem uma roda
O educador (a) pedirá para as crianças realizarem uma roda. Após realizará uma dinâmica (espalhará pela roda animais ou objetos que fazem parte das cantigas) Após , pedirá para que um dos alunos escolha o objeto que represente uma cantiga e suavemente começará a entoar cantigas juntamente com as crianças.

9 Quando todos estiverem a vontade com os gestos e as cantigas a mesma lançará o recurso do “stop motion” para as crianças observarem e realizarem as suas comparações. Logo, será conversado sobre a possibilidade que este recurso nos favorece de modos de construções do qual podem ser utilizados diferentes materiais. E que todos podem participar e se envolver uns ajudando os outros. Será proposto que as crianças montem outros modelos que podem vir a ser visualizados.

10 “O desenvolvimento da musicalidade, é um processo universal e espontâneo, que acontece de modo natural, principalmente através do manuseio da realidade físico-sonora.” (Silvia Nassif)


Carregar ppt "Resgatando as brincadeiras populares através das cantigas de roda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google