A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIZ-ME, ANTÓNIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIZ-ME, ANTÓNIO."— Transcrição da apresentação:

1 DIZ-ME, ANTÓNIO

2 “Retirado livro duas águas um rio”
“Que sangue alimenta esta árvore A sombra desta árvore a que se acolhe A dor a resignação dos humanos Que teia de raízes minuciosas Se concentra no formigueiro de ventos e marés Da grande solidão mineral Que seiva ilumina os velhos troncos Onde em silêncio os ossos encostamos E o sal da morte interrogamos De que morte falamos como se ela O meio da noite seca e sem destino Fosse da vida uma fuga um abrigo?” Diz-me António digam-me palavras Que sangue habita nestas árvores Que paciência vegetal nos alimenta?” “Retirado livro duas águas um rio”

3 Sobre o poema Temática do poema: A vida humana.
Os destinatários são António e as palavras (verso 13) em que estes só aparecem no último terceto através de duas apostrofes e do uso do imperativo É um poema obscuro e misterioso, alguns dos sentimentos presentes são de tristeza.

4 Sobre o poema (…cont…) Usa elementos da natureza para falar da condição Humana. A presença de várias interrogações ao longo do poema versos (1; 7; 10;14;15). O sujeito lírico acaba o poema com duas interrogações sucessivas. O sujeito lírico no 1º verso fala esta árvore e no 14ºverso fala nestas árvores. O eu poético não recorre a eufemismos.

5 Estrutura do poema O poema é constituído por 5 estrofes. Cada estrofe envolve 3 versos a que damo o nome de tercetos. O numero de sílabas métricas é irregular, exemplo: 1ºverso Que/san/guea/li/men/taes/ta/ár/vo/re decassílabo 7ºverso Que seiva ilumina os velhos troncos

6 Estrutura do poema (…cont…)
O poema não apresenta esquema rimático uma vez que a estes designa-mos por versos em branco, soltos ou livres, uma vez que os poetas do séc. xx não se preocupam com a rima porque dizem, que esta era mais um problemas da lírica clássica. E, que a rima não dá liberdade ao poema.

7 Figuras de estilo Metáfora-(versos 1;2;4;5;6;14 e 15) parecida com a comparação falta é a expressão comparativa. Anáfora- (versos 2;3;14 e 15) é a repetição de frases ou de versos sucessivos, de uma palavra ou grupo de palavras. Hipérbato-(versos 9;11 e 12 ) é a inversão da ordem direta das palavras na frase. Comparação-(versos 10 e 11) é uma relação de semelhança por meio de expressões comparativas. Sinestesia-(versos 7 e 8) consiste na mistura de sensações que pertencem a sentidos diferentes.


Carregar ppt "DIZ-ME, ANTÓNIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google