A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LILIANE RODRIGUES DE SOUZA MARIA DALVA DE CARVALHO FERREIRA PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: O repensar de uma nova proposta interativa para o Ensino Fundamental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LILIANE RODRIGUES DE SOUZA MARIA DALVA DE CARVALHO FERREIRA PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: O repensar de uma nova proposta interativa para o Ensino Fundamental."— Transcrição da apresentação:

1 LILIANE RODRIGUES DE SOUZA MARIA DALVA DE CARVALHO FERREIRA PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: O repensar de uma nova proposta interativa para o Ensino Fundamental de 1ª. a 4ª. Série RONDON DO PARÁ

2 Justificativa A escolha deste tema tem como foco descobrir a importância do planejamento participativo; como é elaborado e desenvolvido; Uma vez que, compreender o processo de planejamento como uma ação educativa é prioridade, posto que o planejamento escolar é uma tarefa necessária a união entre a vida e a técnica. Dessa forma, buscamos dar ênfase ao planejamento como um fazer em constante mudança, que se justifica enquanto momento de pensar e repensar a nossa prática, como educadores e participante que ousem dar oportunidades para os discentes participarem da reelaboração dos conteúdos do saber sistematizado, como vista à produção de novos conhecimentos para a construção de uma nova sociedade.

3 Objetivos da pesquisa Verificar se o planejamento atual apresenta ações para orientar a comunidade escolar sobre a importância do planejamento de ensino. Analisar se os docentes utilizam atividades práticas para sensibilizar os discentes e comunidade escolar sobre a importância do Planejamento de Ensino. Contribuir para que o Planejamento Escolar seja suficiente para ajudar os docentes e discentes a terem uma visão global nas decisões diante da situação da escola, família e comunidade.

4 Fundamentação Teórica Considerando que o Planejamento Educacional constitui-se atualmente numa área de estudos imprescindíveis à formação de nós educadores, percebemos que há algumas distorções no seu desenvolvimento, visto que, é muito visível a distância entre as intenções expressas nos planos e as práticas concretas realizadas.

5 Haja vista que, no planejamento o resultado torna-se mais efetivo, pois requer que cada elemento do grupo se empenhe ao máximo, e possa desenvolver um trabalho que exigirá o comprometimento e a participação contínua de todos.

6 Autores pesquisados Segundo Paulo Freire (1989, p. 21: A atividade de planejar é uma atividade coletiva: “ Ninguém educa ninguém, Ninguém se educa sozinho, Os homens se educam em comunhão.”

7 Vasconcelos, 2000, p. 42: “ Não podemos partir do pressuposto de que o professor como sujeito de transformação esteja pronto, o mesmo deve ser formado, ou melhor, precisa se construir.Para isto é fundamental fortalecer seu querer e seu poder.”

8 METODOLOGIA Essa pesquisa foi realizada no momento em que nos reunimos no Núcleo Universitário de Rondon do Pará para a escolha do tema. Em seguida, fizemos um levantamento para a seleção do material bibliográfico. E em outro momento fizemos estudos para embasamento teórico e aprofundamento do estudo sobre a pesquisa bibliográfica.

9 RESULTADO DA PESQUISA Nossa proposta tem como fundamento os princípios do planejamento participativo, como forma de trabalho comunitário que se caracteriza pela integração de todos os setores da atividade humana, numa ação globalizante, com vista à solução de alguns problemas relacionados ao nosso município.

10 CONCLUSÃO Diante do estudo que realizamos, percebemos que a escola é um dos meios que pode influenciar na transformação da estrutura da sociedade. Porém, quando mal utilizada pode contribuir para manutenção da desigualdade social. Partindo desse pressuposto, vimos que o planejamento não é uma ação neutra, ao contrário, é uma ação política, é um processo de tomada de decisões para a ação frente a entendimentos filosóficos, político, econômico, social e cultural. Deste modo, não pode ser reduzido, como tem acontecido na maior parte das vezes na prática educacional, ao preenchimento de formulários no início de um semestre ou ano letivo.

11 Desta forma, a escolha deste tema tem como foco descobrir a importância do planejamento participativo, uma vez que, compreender o processo de planejamento como uma ação educativa é prioridade, posto que o planejamento escolar é uma tarefa necessária à união entre a vida e a técnica, para o bem estar do homem e da sociedade.

12 “ Planejar é organizar a própria ação do grupo, é por em ação um conjunto de técnica para racionalizar a ação, é realizar o que é importante e, além disso sobreviver...” Gandin


Carregar ppt "LILIANE RODRIGUES DE SOUZA MARIA DALVA DE CARVALHO FERREIRA PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: O repensar de uma nova proposta interativa para o Ensino Fundamental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google