A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conhecimentos, Atitudes e comportamentos em relação ao HIV- SIDA nas Escolas Secundárias: um estudo comparativo entre as cidades de Maputo, Beira e Lichinga.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conhecimentos, Atitudes e comportamentos em relação ao HIV- SIDA nas Escolas Secundárias: um estudo comparativo entre as cidades de Maputo, Beira e Lichinga."— Transcrição da apresentação:

1 Conhecimentos, Atitudes e comportamentos em relação ao HIV- SIDA nas Escolas Secundárias: um estudo comparativo entre as cidades de Maputo, Beira e Lichinga em Moçambique Benvindo Felismino Samuel Maloa

2 Instituições que alojaram o projecto Universidade Pedagógica de Moambique. Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia e Universidade Federal da Bahia, Brasil, Instituto de Psicologia Papel das instituições: Ensino Pesquisa Estensão Objectivos do Projecto Analisar conhecimentos, atitudes e comportamentos em relação ao HIV SIDA nos alunos das escolas secundarias das cidades de Maputo, Beira e Lichinga.

3 Local de Implementação Maputo, Beira e Lichinga Desafios e constrangimentos Realizar pesquisas que abranjam outros nives escolares, Falta de retorno de alguns instrumentos de coleta de dados, Uma certa demora no desembolso dos fundos.

4 Justificativa Moçambique situa-se na região mais afetada pelo HIV-AIDS do mundo, África subsaariana não é exceção.

5 Mundo: PVHIV, 2012 (adultos e crianças) Total: 35.3 milhões (69% PVHIV estão na África subsaariana ) Fonte, UNAIDS, 2013 Europa Ocidental 860 Mil N orte de África e Médio Oriente 260 Mil África Sub-Sahariana 25. Milhões Europa Oriental e Ásia Central 1.3 Milhão Ásia (sul e Sudeste) 3.9 Milhões Oceania 51 Mil América do Norte 1.3 Milhoes América Latina 1.5 Milhões Ásia Oriental e Pacífico 880 Mil Caraíbe 250 Mil

6 Mundo: Novas infecções do HIV, 2012 (adultos e crianças) Total: 2.3 milhões (+60% Novas infecções foram na África subsaariana ) Fonte, UNAIDS, 2013 Europa Ocidental 29 Mil N orte de África e Médio Oriente 32 Mil África Sub-Sahariana 1.6 Milhões Europa Oriental e Ásia Central 130 Milhão Ásia (sul e Sudeste) 270 Milhões Oceania 2100 América do Norte 48 Mil América Latina 86 Mil Ásia Oriental e Pacífico 81 Mil Caraíbe 12 Mil

7 Mundo: Falecidos, 2012 (adultos e crianças) Total: 1.6 milhões (+69% mortes foram na África subsaariana ) Fonte, UNAIDS, 2013 Europa Ocidental 7600 N orte de África e Médio Oriente 17000 África Sub-Sahariana 1.2. Milhões Europa Oriental e Ásia Central 91000 Ásia (sul e Sudeste) 220000 Oceania 1200 América do Norte 20000 América Latina 52000 Ásia Oriental e Pacífico 41000 Caraíbe 11000

8 Prevalência da Infecção por HIV em Mulheres e Homens dos 15-49 Anos em Mocambique, 2009 (INSIDA, 2010)

9 O Programa Geração Biz Implementado em 1999. A meta do programa é melhorar a saúde sexual e reprodutiva de adolescentes, incluindo a redução na incidência de gravidez precoce,Infecções de Transmissão Sexual e HIV dentro deste grupo populacional.

10 O Problema de Pesquisa Considerando que as atitudes são disposições favoráveis ou não favoráveis em relação aos diversos objetos atitudinais, em que medida podem ser identificadas diferenças nas atitudes frente a AIDS dos alunos das três cidades Maputo, Beira e Lichinga, nas escolas onde o Programa Geração Biz foi implementado, quando comparadas com os alunos de escolas nas quais ainda não ocorreu a implementação do dito programa? Também serão encontradas diferenças no âmbito comportamental e no grau de conhecimento?

11 Objetivos O objetivo central deste estudo é compreender as atitudes, conhecimentos e comportamentos dos alunos das cidades de Maputo, Beira e Lichinga face ao HIV/AIDS, nas escolas secundárias onde o programa de sensibilização Geração BIZ está sendo implementado e em outras onde não está sendo implementado.

12 As atitudes Organização duradoura de crenças e cognições, em geral dotada de carga afetiva pró ou contra um objeto social definido. (Rodrigues, 2007) O interesse do estudo das atitudes: predizer o comportamento.

13 Estudo de Lapière, 1935. mostra a incongruência entre atitudes e comportamentos. Rodrigues, 2007; Leyens & Yzerbyt, 2004 o conhecimento antecipado das atitudes de uma pessoa permite prever com uma certa probabilidade o seu comportamento futuro.

14 Relação entre atitude e comportamento pode ser de –coerência: pessoas que são favoráveis ao uso do preservativo, nas suas práticas sexuais usam o preservativo; –incoerência: a pessoa é a favor do preservativo, mas não utiliza nas suas práticas sexuais (Bárbara, Sachetti & Crepaldi, 2005).

15 Método Participantes 362 alunos 157 homens 205 mulheres Idade mínima 12 anos Idade máxima 27 anos Idade media 17, desvio padrão 2.7

16 Instrumentos de coleta de dados a) Questionário sócio-demográfico; b) Questionário de medida de conhecimento da informação cientifica da AIDS (Camargo e colaboradores, 2005); 1- sim; 2- não; 3- estou em duvidas. c) Escala de atitudes frente a AIDS (Moriya e colaboradores, 1994); 1- concordo totalmente; 2- concordo em parte; 3- estou em dúvida; 4- discordo em parte; 5- discordo totalmente d) Questionário de intenção comportamental frente ao HIV-AIDS;

17 Procedimentos Foram estabelecidos contatos com o Ministério da Educação e Cultura de Moçambique, no sentido de oficializar a intenção de conduzir pesquisa nas escolas secundárias, bem como colher informações acerca do Programa Geração BIZ.

18 Critérios para análise dos dados O 1º fator a analisar será a região, (Maputo, Beira e Niassa), o 2º a adoção do Programa geração BIZ.Os dados serão tratados pela estatística descritiva e inferencial, nos seguintes termos: a) Obtenção da média e desvio-padrão do nível de conhecimento, atitudes e comportamentos; b) Comparação das médias do nível de conhecimento, atitudes e comportamentos.

19 Análise dos dados Grau de conhecimento acerca do HIV/AIDS

20 Média e desvio- padrão no grau de conhecimento em relação ao HIV/AIDS por cidade

21 Média e desvio- padrão no grau de conhecimento em relação ao HIV/AIDS, por implementação do programa Geração BIZ

22 Atitudes em relação ao HIV/AIDS

23 Média e desvio- padrão nas Atitudes em relação ao HIV/AIDS por cidades

24 Média e desvio-padrão das Atitudes em relação ao HIV/AIDS por Implementação do programa

25 Comportamentos em relação ao HIV/AIDS

26 Média e desvio-padrão nos Comportamentos em relação ao HIV/AIDS por cidades

27 Média e desvio-padrão nos comportamentos em relação ao HIV/AIDS por Implementação do programa

28 Resultados H1 Corroborada parcialmente, apenas na dimensão correr risco de infecção no QCRAIDS, os alunos da Beira obtiveram medias elevadas, ao contrario do que se esperava na EAFAIDS, os alunos de Maputo obtiveram medias mais elevadas na dimensão atitude negativa em relação aos soropositivos; H2 Corroborada parcialmente, apenas na dimensão meios de transmissão, no TCCAIDS, os alunos que participam nas ações de sensibilização obtiveram medias elevadas, ao contrario do que se esperava os alunos que participam nas ações de sensibilização obtiveram médias mais elevadas na dimensão atitudes negativas em relação aos Soropositivos na EAFAIDS, assim como na dimensão correr risco de infecção pelo vírus no QCRAIDS.

29 Utilidade para a pesquisa Abre possibilidade para novas pesquisas, uma vez que abrangeu apenas algumas cidades, Foi validade a EAFAIDS para o contexto mocambicano, o que vai permitir que o instrumento seja usado para outras pesquisas do genero, Ha possilidade de replicar o estudo em outros contextos utilizando os instrumentos elaborados para a conducao do presente estudo. Os resultados do estudo podem contribuir para o melhoramento dos programas de intervencao face ao HIV AIDS e outras enfermidades.

30 Obrigado bfsmaloa@yahoo.com.br


Carregar ppt "Conhecimentos, Atitudes e comportamentos em relação ao HIV- SIDA nas Escolas Secundárias: um estudo comparativo entre as cidades de Maputo, Beira e Lichinga."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google