A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Família Vicentina e a Mudança Sistêmica no Brasil XI Encontro Nacional da Família Vicentina - 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Família Vicentina e a Mudança Sistêmica no Brasil XI Encontro Nacional da Família Vicentina - 2009."— Transcrição da apresentação:

1 A Família Vicentina e a Mudança Sistêmica no Brasil XI Encontro Nacional da Família Vicentina - 2009

2 Estratégias de êxito na Mudança Sistêmica Seminário da Família Vicentina Brasília - Junho 2009

3 As estratégias são um instrumento para conseguir a Mudança Sistêmica e transformar de forma radical a vida dos excluídos.

4 Processo para formular as Estratégias: Trabalho em equipe Trabalho em equipe Cada membro da Comissão apresentou uma história ou linhas de ação que obtiveram êxito Cada membro da Comissão apresentou uma história ou linhas de ação que obtiveram êxito Estudamos e refletimos as histórias Estudamos e refletimos as histórias Detectamos as iniciativas que demonstraram êxito Detectamos as iniciativas que demonstraram êxito Formulamos uma lista com todas as iniciativas Formulamos uma lista com todas as iniciativas Revisamos e redigimos Revisamos e redigimos Para melhor compreensão as dividimos de acordo com seus objetivos específicos. Para melhor compreensão as dividimos de acordo com seus objetivos específicos.

5 Grandes grupos em que estão divididas as Estratégias: Estratégias fundamentadas na Missão (motivação e direção) Estratégias fundamentadas nas Pessoas (Os pobres são os mais capazes de melhorarem sua situação) Estratégias fundamentadas na Tarefa (Oraganização) Estratégias fundamentadas na Corresponsabilidade Estratégias fundamentadas na Corresponsabilidade e o Trabalho em Redes (participação e solidariedade) e o Trabalho em Redes (participação e solidariedade)

6 Estratégias fundamentadas na Missão: Motivação e Direção

7 Estratégias Fundamentadas nas Pessoas (Os Pobres são os mais capazes de melhorar sua situação)

8 Estratégias Fundamentadas na Tarefa (organização)

9 Estratégias Fundamentadas na Corresponsabilidade e Participação (Ação Política e Trabalho em Redes)

10 É importante perceber: As estratégias podem ter uma ou mais fundamentações e estar em mais grupos As estratégias podem ter uma ou mais fundamentações e estar em mais grupos Não é algo estático mas algo que está em movimento contínuo Não é algo estático mas algo que está em movimento contínuo A aplicação de uma estratégia de forma isolada não garante o êxito do projeto. A aplicação de uma estratégia de forma isolada não garante o êxito do projeto.

11 Como podemos utilizar estas estragégias: Como linhas de ação para iniciar novos projetos Como linhas de ação para iniciar novos projetos Como um marco referencial Como um marco referencial Como parâmetro para avaliar os projetos existentes Como parâmetro para avaliar os projetos existentes Como um instrumento metodológico, que sintetiza de maneira organizada questões que já tínhamos conhecimento. Como um instrumento metodológico, que sintetiza de maneira organizada questões que já tínhamos conhecimento.

12 As estratégias tem como fim último a transformação das estruturas sociais injustas Comprometer-nos a transformar as estruturas é nosso dever como cristãos e vicentinos, porque fizemos a opção pelos Pobres.

13 Sem a transformação estrutural do Sistema não se realizará a Mudança Sistêmica.


Carregar ppt "A Família Vicentina e a Mudança Sistêmica no Brasil XI Encontro Nacional da Família Vicentina - 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google