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Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica

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Apresentação em tema: "Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica"— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
1. Muitos níveis hierárquicos e coordenação centralizada 1. Elevada interdependência entre as redes internas de equipes

2 Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
2. Departamentalização funcional para assegurar especialização 2. Ênfase em equipes autônomas e não mais em órgãos ou departamentos

3 Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
3. Padrões rígidos de comunicação e cargos definidos e limitados 3. Intensa interação através de cargos autodefinidos e mutáveis

4 Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
4. Pequena capacidade de processamento da informação 4. Capacidade expandida de processamento da informação

5 Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
5. Cargos individuais especializados com tarefas simples e repetitiva 5. Cargos flexíveis e adequados a tarefas complexas e variáveis

6 Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
6. Ênfase na eficiência da produção, no método e na rotina 6. Ênfase na mudança, na criatividade e na inovação

7 Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
7. Adequado para ambiente estável e tecnologia fixa e permanente 7. Ideal para ambiente mutável e dinâmico e tecnologia de ponta

8 Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
8. Pouca capacidade para mudança e inovação 8. Organização ágil, maleável, fluida, simples e inovadora

9 Como as Pessoas eram/são tratadas nas organizações:
Mecanicista Orgânica 1. Empregados isolados nos cargos 1. Colaboradores agrupados em equipes

10 Como as Pessoas eram/são tratadas nas organizações:
Mecanicista Orgânica 2. Horários rigidamente estabelecidos 2. Metas negociadas e compartilhadas

11 Como as Pessoas eram/são tratadas nas organizações:
Mecanicista Orgânica 3. Preocupação com normas e regras 3. Preocupação com resultados

12 Como as Pessoas eram/são tratadas nas organizações:
Mecanicista Orgânica 4. Subordinação ao chefe 4. Atendimento e satisfação do cliente

13 Como as Pessoas eram/são tratadas nas organizações:
Mecanicista Orgânica 5. Fidelidade à organização 5. Vinculação à missão e à visão

14 Como as Pessoas eram/são tratadas nas organizações:
Mecanicista Orgânica 6. Dependência da chefia 6. Interdependência com colegas e equipes

15 Como as Pessoas eram/são tratadas nas organizações:
Mecanicista Orgânica 7. Alienação à organização 7. Participação e comprometimento

16 Como as Pessoas eram/são tratadas nas organizações:
Mecanicista Orgânica 8. Ênfase na especialização 8. Ênfase na ética e na responsabilidade

17 Como as Pessoas eram/são tratadas nas organizações:
Mecanicista Orgânica 9. Pessoas como meras executoras 9. Pessoas dotadas de inteligência e capacidade criativa

18 Como as Pessoas eram/são tratadas nas organizações:
Mecanicista Orgânica 10. Ênfase nas destrezas manuais 10. Ênfase no conhecimento

19 Recursos Humanos Conjunto de políticas e práticas necessárias para administrar o trabalho das pessoas.

20 Características da área de RH:
Mecanicista Orgânica 1. Operacional e burocrático 1. Estratégico

21 Características da área de RH:
Mecanicista Orgânica 2. Policiamento e controle 2. Parceria e compromisso

22 Características da área de RH:
Mecanicista Orgânica 3. Curto prazo e imediatismo 3. Longo prazo

23 Características da área de RH:
Mecanicista Orgânica 4. Administrativo 4. Consultivo

24 Características da área de RH:
Mecanicista Orgânica 5. Foco na função 5. Foco no negócio

25 Características da área de RH:
Mecanicista Orgânica 6. Foco interno e introvertido 6. Foco externo e no cliente

26 Características da área de RH:
Mecanicista Orgânica 7. Reativo e solucionador de problemas 7. Proativo e preventivo

27 Características da área de RH:
Mecanicista Orgânica 8. Foco na atividade e nos meios 8. Foco nos resultados e nos fins

28 Aspectos fundamentais da moderna gestão de pessoas:
1. As pessoas como seres humanos e não como recursos – dotados de personalidade própria e diferentes entre si. 2. As pessoas como autores e atores do processo. Não somente como ator – dotados de inteligência e criatividade.

29 Aspectos fundamentais da moderna gestão de pessoas:
3. As pessoas como parceiras – investem na organização, na expectativa de colherem retorno do investimento. Parceiros da Organização Contribuem com Esperam retorno de Acionistas Investimento (capital) Lucros e Dividendos Colaboradores Trabalho, esforço, competência Salários, benefícios, satisfação, possibilidade de crescimento Fornecedores Matéria-prima, serviço, tecnologia Lucros e novos negócios Clientes Aquisição dos bens e serviços Qualidade, preço, segurança

30 Principais objetivos da Gestão de Pessoas:
- Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e a realizar a sua missão - Proporcionar competitividade à organização - Treinar e motivar as pessoas - Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho - Administrar e impulsionar mudança - Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável

31 Principais departamentos que compõem a Gestão de Pessoas na Organização:
- Recrutamento e Seleção - Cargos e Salários - Benefícios Sociais - Treinamento e Desenvolvimento - Higiene e Segurança do Trabalho - Pessoal

32 Responsabilidade da gestão de pessoas:
- Líder de área OBS: O departamento de RH deverá auxiliar e acompanhar os líderes, prestando orientação acerca das políticas e procedimentos adotados pela organização (RH consultivo)


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