A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AZTECAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AZTECAS."— Transcrição da apresentação:

1 AZTECAS

2 Quem eram os aztecas? Os aztecas, foram uma civilização mesoamericana, pré-colombiana que viveu entre 1325 e 1521. Viveram no actual México, movendo-se para lá no início do século XIII.

3 Índice Quem eram os aztecas? Território azteca Religião Sacrifícios
Sociedade Curiosidades

4 Território Azteca Os aztecas foram uma tribo de índios vindos de Aztlan para o Centro do México, aproximadamente em 1250. Eles conquistaram todo o centro do México, formando o seu Império, cuja base económico- política era o modo de produção tributário. No princípio do século XVI, seus domínios estendiam-se de costa a costa, tendo a norte os desertos e a sul o território maia.

5 Religião Os aztecas eram politeístas e acreditavam que se sangue humano não fosse oferecido ao sol, o mundo parava. Os aztecas eram muito dedicados á religião, sendo os sacerdotes considerados muito importantes.

6 Sacrifícios Os sacrifícios aztecas eram uma pratica usual e constante que serviram de pilar á sua religião. Sacrifícios humanos eram feitos todos os dias em honra dos deuses, pois eles pensavam que se eles não os fizessem, os deuses não lhes dariam o sol, a lua, a chuva para ter boas colheitas, entre outros.

7 Sacrifícios No final da estação seca, torturavam-se e sacrificavam-se crianças ao deus Tlaloc, lenvando-as para o cume das montanhas, acreditando que quanto mais elas chorassem, mais satisfeito ficava o deus, ou seja, mais chovia.

8 Sociedade A sociedade azteca era rigidamente dividida. O grupo social dos pipiltin (nobreza) era formada pela família real, sacerdotes, chefes de grupos guerreiros — como os Jaguares e as Águias — e chefes dos calpulli. Podiam participar também alguns plebeus (macehualtin) que tivessem realizado algum acto extraordinário. O resto da população era constituída de lavradores e artesãos. Havia, também, escravos (tlacotin).

9 Sociedade A sociedade estava dividida por uma ordem rigida: Escravos
maceualli ou calpulli (membro do clã) artesãos e comerciantes pochtecas (grandes comerciantes) sacerdotes, dignitários civis e militares.

10 Curiosidades O idioma asteca era o nahuatl. Tomar chocolate quente (xocoatl) era um privilégio da nobreza. As mulheres e homens fracos prisioneiros eram vendidos a nobres. Os aztecas seguiam instruções dos seus deuses para se fixarem onde vissem uma águia pousada num cacto, devorando uma cobra.

11 Curiosidades Os aztecas acreditavam que antes do presente existiam outros mundos: eram quatro sóis, cada um com um tipo de habitantes: gigantes, que foram mortos por jaguares enviados por Tezcatlipoca; humanos que foram emergidos por um grande vento feito por Quetzacoalt, e então eles precisaram de se agarrar ás árvores, transformando-se em macacos; Hmanos que viraram pássaros para não morrerem na chuva de fogo enviada por Tlaloc; Humaos que viraram peixe para não morrerem no dilúvio causado pela deusa Chalchiuhtlicue;e nós humanos actuais, que vamos acabar por motivo do Deus do sol que nos destruirá com terramotos.

12 Curiosidades No quinto sol, tudo era negro e morto. Os deuses se reuniram em Teotihuacán para discutir a quem caberia a missão de criar o mundo, tarefa que exigia que um deles teria que se atirar dentro de uma fogueira. O seleccionado para esse sacrifício foi Tecuciztecatl. No momento fatídico, Tecuciztecatl retrocede ante o fogo; mas o segundo, um pequeno Deus, humilde e pobre (usado como metáfora do povo azteca sobre suas origens), Nanahuatzin, se lança sem vacilar à fogueira, convertendo-se no Sol. Ao ver isto, o primeiro Deus, sentindo coragem, decide atirar-se transformando-se na Lua.

13 Curiosidades Ainda assim, os dois astros continuam inertes e é indispensável alimentá-los para que se movam. Então outros deuses decidiram sacrificar-se e dar a "água preciosa", necessária para criar o sangue. Por isso se os homens são obrigados a recriar eternamente o sacrifício divino original.

14 Curiosidades Os povos antigos como os Maias, os Incas, os aztecas e os Egípcios estavam tão avançados para as suas épocas em termos de conhecimentos em campos tão vastos como a Astronomia, a Astrologia, as Ciências, o Artesanato, a Mecânica, etc. Existem estatuetas e gravuras antigas feitas pelos aztecas que representam “Deuses vindos do espaço” que os vinham instruir. Há muito mistério nestas civilizações antigas, e um ainda maior, para o qual a Ciência apenas apresenta teorias e suposições: como é que elas desapareceram?

15 8ºA Trabalho realizado por: João Francisco nº12 Renato Morais nº19
Catarina Sandim nº6 Diana Loureiro nº8 8ºA


Carregar ppt "AZTECAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google