A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Karen Olivan.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Karen Olivan."— Transcrição da apresentação:

1 FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Karen Olivan

2 Recursos fonológicos:
ESTILÍSTICA Recursos fonológicos: aliteração: repetição de uma mesma consoante numa seqüência lingüística. “Vozes veladas, veludosas vozes, Volúpias dos violões, vozes veladas” (Cruz e Sousa) b) assonância: repetição de uma mesma vogal. “É bamboleando em ronda dançam bandos tontos e bambos de pirilampos” (Guilherme de Alemida)

3 Recursos fonológicos:
ESTILÍSTICA Recursos fonológicos: c) onomatopéia: reprodução de sons e ruídos do mundo natural através da escrita. Blem... blem.. dlin... dlin... plaft urgh miau au au. d) paronomasia: aproximação de palavras de sons parecidos, porem com significados diferentes. Quem vê o fruto Não vê o furto. (Mario Quintana)

4 ESTILÍSTICA Recursos Semânticos: metáfora: comparação implícita. Senti a seda de seu rosto em meus dedos. b) catacrese: espécie de metáfora em que se usa uma palavra no sentido figurado por habito ou esquecimento. Usei a casa da lua As asas do vento Os braços do mar. c) metonímia ou perífrase: uso de uma palavra para designar alguma coisa com a qual mantém uma relação de posse. Pega o Aurélio para mim. Meus olhos estão tristes porque você decidiu partir.

5 ESTILÍSTICA Recursos Semânticos: d) antonomásia: uso do “apelido” ou “fato” que tornou uma pessoa conhecida. Lampião matou muitos. (Virgulino Ferreira) e) antítese: aproximação de antônimos. Amor é fogo que arde sem se ver é ferida que dói e não se sente é um contentamento descontente. f) eufemismo: forma intencionalmente mais suave de dizer algo. Falta-lhe inteligência para compreender isso. g) hipérbole: exagero intencional. Faria isso mil vezes se fosse preciso.

6 ESTILÍSTICA Recursos Semânticos: h) ironia: uso de palavras para serem compreendidas no sentido oposto. Poderoso instrumento do sarcasmo. Muito competente aquele candidato! Construiu viadutos que ligam nenhum lugar a lugar nenhum. i) gradação: encadeamento de palavras cujos significados têm efeito cumulativo. Os grandes projetos de colonização resultaram em pilhas de papéis velhos, restos de obras inacabadas [...] j) prosopopéia ou personificação: atribuição de características de seres animados a seres inanimados. A floresta gesticulava nervosamente diante do fogo que a devorava.

7 ESTILÍSTICA Recursos Semânticos: k) sinestesia: transmissão de sensações através das palavras. Um doce abraço indicava que o pai o desculpava. l) paradoxo: emprego de palavras de sentido oposto que reforçam a expressão. “... estirado no leito... ri, num doloroso riso, deste mundo...” (Eça de Queiros) m) apostrofe: interpelação enfática de pessoas ou seres personificados. Deus! O Deus! Onde estás?

8 ESTILÍSTICA Recursos Sintáticos: a) assíndeto: ausência de conectivos, coordenação de termos. Foi apanhar gravetos, arrancou as touceiras, arrumou tudo para a fogueira. b) polissíndeto: repetição de conectivos. “O amor que a exalta e a pede e a chama e a implora.” (Machado de Assis). c) inversão: alteração da ordem normal dos termos de uma oração. Das minhas coisas cuido eu!

9 ESTILÍSTICA Recursos Sintáticos: d) anáfora: repetição de estruturas sintáticas. Verdes águas Verdes mares e) anacoluto: reprodução escrita da língua falada, caracterização de estados de confusão mental. Deixe-me ver... É necessário começar por... Não, não... f) silepse: concordância feita com a idéia ou sentido das palavras e não com a forma gramatical. São Paulo é violento.

10 ESTILÍSTICA FIM


Carregar ppt "FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Karen Olivan."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google