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ENDOMARKETING.

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Apresentação em tema: "ENDOMARKETING."— Transcrição da apresentação:

1 ENDOMARKETING

2 ENDOMARKETING São ações de marketing para o público interno –FUNCIONÁRIOS – das empresas e organizações. Objetivo: Facilitar e realizar trocas construindo relacionamentos com o público interno, compartilhando os objetivos da empresa ou organização, harmonizando e fortalecendo estas relações.

3 Função: Integrar a noção de “ cliente” nos processos internos da estrutura organizacional propiciando melhoria na qualidade de produtos e serviços com produtividade pessoal e de processos. Importante O trabalho em equipe , num contexto marcado pela cooperação e pela integração dos vários setores da empresa.

4 Endomarketing consiste em ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos valores destinados a servir o cliente. Saul Bekin

5 “Para atrair clientes, toda empresa deve ser considerada um organismo destinado a criar e atender clientes. A administração não deve julgar que sua tarefa é fabricar produtos, mas, sim, proporcionar satisfações que conquistem os clientes . Deve propagar esta idéia por todos os cantos da organização. Deve fazer isto sem parar, com vontade, de forma a motivar e estimular as pessoas que fazem parte dela.” Levitt

6 Importante Aquisição e retenção de clientes; Conquistar e manter. Situações: Funcionários desinformados; Pouca ligação entre os setores; Falta de motivação; Desinformação sobre os objetivos da empresa; Péssimo ambiente de trabalho; Reflexos na produtividade; Reflexos na péssima qualidade de atendimento, etc.

7 Valorização das pessoas!
Uma nova realidade, marcada por um mercado orientado para o cliente e para o valor do serviço prestado ao cliente, quer de modo direto, como na área de serviços, quer como um serviço que está agregado ao produto. Informação – muito importante Circulação de informações –também.

8 Quem detém o conhecimento e a informação são as pessoas
Quem detém o conhecimento e a informação são as pessoas. Portanto, neste cenário de qualidade total e de competição sofisticada, a chave para a eficácia está na valorização das pessoas, no poder descentralizado, na capacidade de decisão rápida, numa organização de trabalho que privilegie a coesão interna e na circulação de informações. Cliente Interno Cliente Externo

9 E como o Endomarketing é trabalhado?
Promovendo a integração dos setores em função do objeto final da empresa e disseminando por toda a organização a noção de cliente interno, o que implica a valorização do funcionário e da pessoa do funcionário. RH

10 Receita do Endomarketing
Explicar aos interessados que o bolo é feito de farinha, leite, ovos, manteiga e mais “alguma coisa”; Ensinar como comer o bolo; Saber apreciar o bolo; Divulgar que o bolo é bom; Despertar o interesse para as pessoas fazerem mais bolo; Aumentar o tamanho do bolo; Fazer com que o bolo não dê bolo.


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