A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLASSESDEPALAVRAS Karen Olivan. CLASSE DE PALAVRAS Artigo Artigo: palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLASSESDEPALAVRAS Karen Olivan. CLASSE DE PALAVRAS Artigo Artigo: palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira."— Transcrição da apresentação:

1 CLASSESDEPALAVRAS Karen Olivan

2 CLASSE DE PALAVRAS Artigo Artigo: palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. Também indica, ao mesmo tempo, o gênero e o número dos substantivos. Classificação dos Artigos Artigos Definidos Artigos Definidos: Determinam os substantivos de modo preciso: o, a, os, as. Exemplo: Eu matei o animal. Artigos Indefinidos Artigos Indefinidos: Determinam os substantivos de modo vago: um, uma, uns, umas. Exemplo: Eu matei um animal.

3 CLASSE DE PALAVRAS Combinação dos Artigos É muito presente a combinação dos artigos definidos e indefinidos com preposições. Este quadro apresenta a forma assumida por essas combinações: PreposiçõesArtigos o, osa, asum, unsuma, umas aao, aosà, às-- dedo, dosda, dasdum, dunsduma, dumas emno, nosna, nasnum, nunsnuma, numas por (per)pelo, pelospela, pelas-- - As formas à e às indicam a fusão da preposição a com o artigo definido a. Essa fusão de vogais idênticas é conhecida por crase. - As formas pelo(s)/pela(s) resultam da combinação dos artigos definidos com a forma per, equivalente a por.

4 Artigos, leitura e produção de textos O uso apropriado dos artigos definidos e indefinidos permite não apenas evitar problemas com o gênero e o número de determinados substantivos, mas principalmente explorar detalhes de significação bastante expressivos. Em geral, informações novas, nos textos, são introduzidas por pronomes indefinidos e, posteriormente, retomadas pelos definidos. Assim, o referente determinado pelo artigo definido passa a fazer parte de um conjunto argumentativo que mantém a coesão dos textos. Além disso, a sutileza de muitas modificações de significados transmitidas pelos artigos faz com que sejam freqüentemente usados pelos escritores em seus textos literários.

5 CLASSE DE PALAVRAS Numeral: palavra que indica os seres em termos numéricos, que atribui quantidade aos seres ou os situa em determinada seqüência. Exemplos: 1. Os quatro últimos ingressos foram vendidos há pouco. [quatro: numeral = atributo numérico de "ingresso"] 2. Eu quero café duplo, e você? [duplo: numeral = atributo numérico de "café"] 3. A primeira pessoa da fila pode entrar, por favor! [primeira: numeral = situa o ser "pessoa" na seqüência de "fila"]

6 CLASSE DE PALAVRAS 1. Os quatro últimos ingressos foram vendidos há pouco. 2. Eu quero café duplo, e você? 3. A primeira pessoa da fila pode entrar, por favor! Atenção Atenção: Os numerais traduzem, em palavras, o que os números indicam em relação aos seres. Assim, quando a expressão é colocada em números não se trata de numerais, mas sim de algarismos. Há ainda outras palavras consideradas numerais porque denotam quantidade, proporção ou ordenação. Exemplos: década, dúzia, par, ambos(as), novena.

7 CLASSE DE PALAVRAS Classificação dos Numerais Cardinais Cardinais: indicam contagem, medida. Exemplo: um, dois, cem mil etc. Ordinais Ordinais: indicam a ordem ou lugar do ser numa série dada. Exemplo: primeiro, segundo, centésimo etc. Fracionários Fracionários: indicam parte de um inteiro. Exemplo: meio, terço, dois quintos etc. Multiplicativos Multiplicativos: expressam idéia de multiplicação dos seres, indicando quantas vezes a quantidade foi aumentada. Exemplo: dobro, triplo, quíntuplo etc. Nota: Faz-se a leitura do numeral cardinal, dispondo-se a conjunção E entre as centenas e as dezenas e entre as dezenas e unidades. Exemplo: = um milhão duzentos e três mil setecentos e vinte e seis.

8 CLASSE DE PALAVRAS Flexão dos Numerais Os numerais cardinais variam em gênero: um/uma, dois/duas e os que indicam centenas de duzentos/duzentas em diante: trezentos/trezentas; quatrocentos/quatrocentas etc. Cardinais como milhão, bilhão, trilhão etc. variam em número: milhões, bilhões, trilhões etc. Os demais cardinais são invariáveis. Os numerais ordinais variam em gênero e número: primeiro segundomilésimo primeirasegundamilésima primeirossegundosmilésimos primeirassegundasmilésimas

9 CLASSESDEPALAVRAS Karen Olivan FIM


Carregar ppt "CLASSESDEPALAVRAS Karen Olivan. CLASSE DE PALAVRAS Artigo Artigo: palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google