A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise sintática Enunciados. Enunciado Textos verbais Unidade de sentido Mensagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise sintática Enunciados. Enunciado Textos verbais Unidade de sentido Mensagem."— Transcrição da apresentação:

1 Análise sintática Enunciados

2 Enunciado Textos verbais Unidade de sentido Mensagem

3 Enunciados Variam de acordo com o assunto Variam conforme o objetivo Variam conforme o lugar e momento São estruturados da mesma maneira Porém são produzidos em situações diferentes

4 Elementos do enunciado Enunciador Enunciatário Emite o enunciado Locutor ou emissor Emite o enunciado Locutor ou emissor Recebe o enunciado Alocutário ou destinatário Recebe o enunciado Alocutário ou destinatário

5 Enunciação Conjunto de elementos Contribuem para a identificação de um enunciado Local, momento, os enunciadores, a situação e o objetivo

6 Análise sintática Frase/ Oração/ Período

7 Frase Palavra ou conjunto de palavras com sentido completo Estabelece comunicação Pode ser brevíssima Pode ser longa Nominal e Verbal

8 Frase Pode ser oracional Ex: Eu te amo Pode ser não oracional Ex: Fogo! Socorro!

9 Período É uma frase oracional Constituída por uma ou mais orações Tem sentido pleno

10 Período Simples Quando a frase apresenta um verbo ou locuções Ex: Saio todos os dias. Ex: Vou sair nos próximos dias. Ex: Ando saindo todos os dias.

11 Período Composto Quando apresenta mais de um verbo Mais de uma oração Ex: Estou certa de que vou sair amanhã. Ex: Eu e minhas amigas fomos a uma balada ontem e não encontramos ninguém que merecesse nossa atenção.

12 Análise sintática Separa os elementos do enunciado em partes Analisa a estrutura do enunciado Examina seus componentes: essenciais/ integrantes e acessórios

13 Sujeito/ Predicado Sujeito Predicado É o que e porque há um predicado. É todo elemento que concorda com o predicado. Porque há um sujeito. É tudo o que se tem sobre o sujeito.

14 Exercícios Garfield acredita no próprio potencial. Ele odeia segunda-feira. Não gosta de esforço físico o gato Garfield. O divertido, fofucho e irônico gato dá conselhos ao seu dono. John leva o bichano para uma clínica veterinária. John apaixona-se por Liz, a veterinária. Liz dá para John um vira-lata. Odie vai para casa de John e Garfield. John e Garfield viviam sozinhos.

15 SUJEITO CLASSIFICAÇÕES

16 SUJEITO 1. SUJEITO SIMPLES Muitos atletas brasileiros. 2. SUJEITO COMPOSTO Bois, vacas, bezerros andavam misturados.

17 ATENÇÃO Precisamos de carinho. Precisa-se de carinho. Precisam de carinho.

18 SUJEITO SUJEITO OCULTO Falei com você ontem à tarde. SUJEITO INDETERMINADO Precisa-se de secretarias.

19 SUJEITO SUJEITO INEXISTENTE ou ORAÇÃO SEM SUJEITO Nevou nas serras gaúchas. Há dois meses que eu não vejo o Ronaldo. É tarde demais. Faz frio lá fora.

20 Exercício- Identifique e Classifique o sujeito A superioridade intelectual de Garfield é imposta sobre o cão. No início, o herói confunde-se com um bichinho de pelúcia. A boa impressão e o ar de excentricidade se casam com tom de humor de Garfield, o filmes. Ele rebola com a mão na cintura. Nós nos divertimos com a cena. Precisamos ver bem os traços de Odie. Precisa-se de exploração dos recursos tecnológicos em algumas cenas.

21 Exercício As cenas do filme, as fotografias e as imagens computadorizadas mantêm uma mescla de humor e arrogância. As personagens cativam o público. As zombarias com o dono, Odie, e a veterinária são hilariantes. O filme, as personagens e a trama agradável iluminam até uma segunda-feira. Falaram bem do filme. Estava quente na sala de cinema. É meio dia.

22 VERBOS Transitivos/ Intransitivos / Verbos de ligação

23 VERBO INTRANSITIVO Lampião morreu. Ligia sumiu.

24 IMPORTANTE Lampião morreu feliz. Ligia sumiu de casa.

25 Verbos transitivos Transitivos Diretos Lampião comprou óculos novos. Transitivos Indiretos Lampião gosta de Maria Bonita.

26 Transitivos Transitivos direto e indireto Lampião ofereceu flores a Maria Bonita.

27 Verbos de Ligação A casa é nova Lampião está triste.

28 IMPORTANTE Pedro está doente. Pedro está na sala. O cônsul visou meu passaporte. Todos visam a uma vida tranquila.

29 Exercício- Classifique o verbo O gerente visou o cheque. O atirador visou o alvo. Visamos a um cargo elevado. Isto não procede. Procederemos o desastre ao prefeito. Informamos o desastre ao prefeito. O prefeito anda pelas ruas da cidade. O prefeito anda preocupado. Quero o lápis. Quero a meus amigos.

30 Predicado Predicado verbal/ Nominal / Verbo Nominal

31 Predicado verbal Eles saíram de casa. Joana partiu.

32 Predicado Nominal A prova era difícil. O menino estava machucado.

33 Predicado verbo-nominal O menino chegou ao colégio machucado.

34 Classifique os predicados abaixo: 1. Predicado Verbal (A) 2. Predicado Verbo- Nominal (B) 3. Predicado Nominal (C) 01. ( ) José chegou cansado. 02. ( ) O espetáculo foi emocionante. 03. ( ) Chove bastante na minha região. 04. ( ) Eduardo gosta de pipoca. 05. ( ) Prenderam o ladrão. 06. ( ) Monica é muito simpática. 07. ( ) Vive-se bem no campo. 08. ( ) Perdi minha caneta. 09. ( ) Eles o julgaram responsável. 10. ( ) Os excursionistas chegaram cansados.

35 Termos integrantes da oração Complementos verbais e nominais

36 Objeto direto Completa o sentido do verbo sem o intermédio da preposição. Ela vendia doces Eles esperavam o ônibus

37 Objeto indireto Complementa o sentido do verbo com o intermédio da preposição. Aline gosta de frutas. Não confio em políticos.

38 Objeto direto e indireto A verbos que precisam dos complementos: 1. direto (sem (preposição) II. indireto (com preposição). Ela leva o grito dos discriminados a todo o mundo.

39 Exercício- Circule e Marque 1. OBJETO DIRETO 2. OBJETO INDIRETO 3. OBJETO DIRETO E INDIRETO A. ( ) Eu vou chamar os seguranças. B. ( ) Lucrécia precisará de toda a sua voz. C. ( ) A vergonha arrancou minha voz. D. ( ) A mais importante atriz moçambicana sofreu discriminação racial em são Paulo. E. ( ) A quadrilha de traficantes entregava as crianças moçambicanas aos sul-africanos.

40 Complemento nominal Complementa o sentido de um nome por intermédio de uma preposição 1. Este remédio é prejudicial ao organismo. 2. O povo tinha necessidade de alimentos.

41 Agente da passiva É o termo da oração que se refere a um verbo na voz passiva. sempre introduzido por uma preposição. Indica o ser que executa a ação sofrida pelo sujeito. 1. voz ativa: Ex: O governo desapropriou as terras II. Voz passiva: Ex: As terras foram desapropriadas pelo governo.

42 Agente da passiva Castelo estava cercado de inimigos A bola foi arremessada pelo jogador

43 Exercício Marque: A. Objeto direto B. Objeto indireto C. Complemento nominal D. Agente da passiva 1. ( ) A crença em dias melhores animava-os. 2. ( ) Ninguém acreditava em você. 3. ( ) Tenho predileção por morangos. 4. ( ) O professor indicou um novo livro. 5. ( )Ontem me esqueci dos documentos. 6. ( ) todos os exercícios foram resolvidos pelos alunos.

44 Predicativo do sujeito A Terra é redonda. A sala está cheia. Os torcedores saíram satisfeitos.

45 Predicativo do objeto O juiz julgou o réu culpado. O ingrato deixou Márcia pobre.

46 Exercício- Predicativos 1. O sol surgiu radiante no horizonte. 2. Os atletas consideraram a maratona cansativa. 3. Cheguei ofegante à porta da cantina. 4. Os juízes julgaram intempestivo o recurso. 5. Considero a vida passageira. 6. As meninas alegres saíram tristíssimas. 7. Consideraram absurda decisão do árbitro.

47 Exercício- Identifique e classifique OBJ. DIRETO OBJ. INDIRETO COMPLEMENTONOMINAL AGENTE DA PASSIVA PREDICATIVO DO SUJEITO PREDICATIVO DO OBJETO 1. OS VENDEDORES SAÍRAM CONTENTES. 2. ACHARAM O AMBIENTE SAUDÁVEL. 3. DISCUTO OS ASSUNTOS MAIS ANÁRQUICOS. 4. PRECISAVAM DEMAIS DO AR PURO. 5. PENSO EM VOCÊ. 6. O PORTADOR ENTREGOU A ENCOMENDA 7. A ENCOMENDA FOI ENTREGUE PELO PORTADOR. 8. NINGUÉM ERA RESPONSÁVEL POR ELA. 9. O HOMEM É MORTAL 10. OS ADULTOS JULGAM AS CRIANÇAS IRRESPONSÁVEIS.

48 Objeto direto preposicionado Pronome relativo= quem Era a mulher a quem ele amava. Quando for representado por pronome oblíquo Nunca enganaram a ti. Antes do nome de pessoas O jornalista elogiou a Dilma; Antes de pronomes de tratamento Nenhum jornal criticava a V. Exa.

49 Termos acessórios Análise sintática

50 Adjunto Adnominal Termo da oração que sempre se refere a um substantivo, núcleo, para caracterizá-lo.q Aqueles dois meninos estudiosos saíram. Meninos do interior chegaram.

51 Diferença entre adjunto adnominal e complemento nominal A resposta do aluno foi satisfatória ( ativo) A resposta ao aluno foi satisfatória ( passivo) As reclamações do técnico aos jogadores tinham fundamento.

52 Adjunto Adverbial Termo da oração que se liga a um verbo. O inverno chegou cedo. Os estudantes leram o livro na biblioteca.

53 Aposto Termo da oração que sempre se liga a um nome que o antecede. Tem a função de explicar e esclarecer. Lúcia, aluna da oitava sério, foi bem na prova. Desejo- lhe uma coisa: felicidade

54 Vocativo Termo independente dentro da oração, Ó meu deus! Daí-me forças! Caro leitor, diante do argumento....


Carregar ppt "Análise sintática Enunciados. Enunciado Textos verbais Unidade de sentido Mensagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google