A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CICLO INTERMEDIÁRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CICLO INTERMEDIÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CICLO INTERMEDIÁRIO Livro digital: Leitura, interpretação e criação no ambiente informatizado da escola. Cursista: Raquel da Silva Yee Tutora: Rosane Garcia Silva Fevereiro 2009

2 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA Escola Básica Municipal Manoel Eduardo Mafra Bombinhas SC. PÚBLICO ENVOLVIDO Alunos da 3ª série do Ensino Fundamental; Professoras, cursista, monitor e comunidade escolar. PROPOSTA: Criação, digitalização e divulgação de um livro a partir da interpretação do texto A Centopéia que pensava do autor Hebert de Souza. MÍDIAS UTILIZADAS: Computador, Máquina digital e projetor multimídia METODOLOGIA: 10 encontros (out a dez) – 1 h/aula.

3 OBJETIVOS Integrar o uso do computador e das TICs às práticas de leitura, interpretação e criação. Sugerir atividades diversificadas proporcionando aos alunos uma autonomia na utilização do computador simultaneamente às atividades que envolvam habilidades de leitura, interpretação e criticidade; Proporcionar aos alunos, professores e comunidade escolar o acesso as novas TICs; Propor uma reflexão sobre o desafio de planejar e executar um projeto educacional que incorpore as TICs aos métodos didáticos e pedagógicos;

4

5 A leitura deve ultrapassar algumas convenções que vão além da prática escolar. Porque o indivíduo deve procurar ler por iniciativa própria, somente desta forma desenvolverá a capacidade de formar opiniões e chegar a avaliações pessoais. Para isso, a leitura deve ser satisfatória ao interesse do próprio indivíduo. Bloom (2001, p.17) (...) o desenvolvimento da tecnologia atinge de tal modo as formas de vida da sociedade que a escola não pode ficar à margem dessa mudança. Dessa forma, (...) não se trata simplesmente da implementação de novos projetos, trata-se de entender que são criadas novas formas de comunicação, novos estilos de trabalho, novas maneiras de ter acesso ao conhecimento e de produzi-lo. Brito e Purificação (2006 p. 99),

6 REFERÊNCIAS BRITO Claucia da Silva. PURIFICAÇÃO, Ivolésia da. Educação e novas tecnologias: um re-pensar. Curitiba: Ippex, BLOOM, Harold. Como e Por que ler. Rio de Janeiro. Objetiva, 2001.

7 RESULTADOS


Carregar ppt "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CICLO INTERMEDIÁRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google