A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3º TRIMESTRE. Análise sintática Enunciados Enunciado Textos verbais Unidade de sentido Mensagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3º TRIMESTRE. Análise sintática Enunciados Enunciado Textos verbais Unidade de sentido Mensagem."— Transcrição da apresentação:

1 3º TRIMESTRE

2 Análise sintática Enunciados

3 Enunciado Textos verbais Unidade de sentido Mensagem

4 Enunciados Variam de acordo com o assunto Variam conforme o objetivo Variam conforme o lugar e momento São estruturados da mesma maneira Porém são produzidos em situações diferentes

5 Elementos do enunciado Enunciador Enunciatário Emite o enunciado Locutor ou emissor Emite o enunciado Locutor ou emissor Recebe o enunciado Alocutário ou destinatário Recebe o enunciado Alocutário ou destinatário

6 Enunciação Conjunto de elementos Contribuem para a identificação de um enunciado Local, momento, os enunciadores, a situação e o objetivo

7 Análise sintática Frase/ Oração/ Período

8 Frase Palavra ou conjunto de palavras com sentido completo Estabelece comunicação Pode ser brevíssima Pode ser longa Nominal e Verbal

9 Frase Pode ser oracional Ex: Eu te amo Pode ser não oracional Ex: Fogo! Socorro!

10 Período É uma frase oracional Constituída por uma ou mais orações Tem sentido pleno

11 Período Simples Quando a frase apresenta um verbo ou locuções Ex: Saio todos os dias. Ex: Vou sair nos próximos dias. Ex: Ando saindo todos os dias.

12 Período Composto Quando apresenta mais de um verbo Mais de uma oração Ex: Estou certa de que vou sair amanhã. Ex: Eu e minhas amigas fomos a uma balada ontem e não encontramos ninguém que merecesse nossa atenção.

13 Análise sintática Separa os elementos do enunciado em partes Analisa a estrutura do enunciado Examina seus componentes: essenciais/ integrantes e acessórios

14 Sujeito/ Predicado Sujeito Predicado É o que e porque há um predicado. É todo elemento que concorda com o predicado. Porque há um sujeito. É tudo o que se tem sobre o sujeito.

15 Exercícios Garfield acredita no próprio potencial. Ele odeia segunda-feira. Não gosta de esforço físico o gato Garfield. O divertido, fofucho e irônico gato dá conselhos ao seu dono. John leva o bichano para uma clínica veterinária. John apaixona-se por Liz, a veterinária. Liz dá para John um vira-lata. Odie vai para casa de John e Garfield. John e Garfield viviam sozinhos.

16 Exercício Que dia lindo! Preciso de sua ajuda. Hoje o dia está lindo, por isso os garotos irão ao cinema, ao clube e depois voltarão para casa felizes. Pedro chegou estressado em casa. Nossa! Pare com tantos comentários indesejáveis. Razão e emoção... as duas vértices da vida. Caso você venha amanhã, traga-me aquele seu vestido vermelho. Não concordo com suas atitudes, pois elas vão de encontro aos meus princípios.

17 Classificação do sujeito Sujeito simples, composto e indeterminado

18 SUJEITO SIMPLES Há apenas um núcleo Está claramente expresso. Ex: O cão corre atrás do próprio rabo.

19 SUJEITO COMPOSTO Há mais de um núcleo Ex: John e a veterinária se encontram ocasionalmente

20 Sujeito Oculto Não está expresso na oração Pode ser identificado pela terminação verbal Ex: Conseguimos excelentes resultados. Ou sua presença em outra oração Ex: [O comprador olho], [viu], [não gostou].

21 SUJEITO INDETERMINADO Não está indicado Implícito na oração O responsável pela ação verbal não é identificado Ocorre com verbos na terceira pessoa do plural Verbos seguidos do pronome se Ex: Precisa-se de maior distribuição do filme original.

22 Oração sem sujeito Fenômenos da natureza Ex: Neva no Canadá. Chove em Florianópolis.

23 Oração sem sujeito-Verbo estar com indicação de tempo: Ex: Está tarde ou temperatura: Ex: Estava calor

24 Oração sem sujeito- Verbo haver Verbo haver no sentido de existir: Ex: Há humor em casa cena. Tempo decorrido: Ex: Há anos que não a vejo.

25 Oração sem sujeito- Verbo fazer tempo decorrido: Ex: Faz muito tempo que não me divirto.: Temperatura: Ex: No cinema fez 40º C

26 Oração sem sujeito- Verbo ser Quando indicar horas: Ex: É meio dia. Período do dia: Ex: Era manhã. Data: Ex: Amanhã será um de abril.

27 Exercício1 A vida na fazenda se tornara difícil. Sinhá Vitória benzia-se tremendo, manejava o rosário, mexia os beiços rezando rezas desesperadas. Recebeu o salário, visitou algumas lojas e trouxe um belo presente para a noiva. Nunca tínhamos estado lá.

28 Exercício 2 O passeio era demorado e filosófico. Eram todos pobres e ignorantes. Só não bulam com ele! O sargento e o cabo nos ensinaram a atirar. Levaram-me para uma casa velha.

29 Exercício 2 Já tínhamos a língua surrealista Há duas espécies de artistas. Havia bem dez dias. Isto porém não lhe satisfaz. No dia seguinte choveu torrencialmente.


Carregar ppt "3º TRIMESTRE. Análise sintática Enunciados Enunciado Textos verbais Unidade de sentido Mensagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google