A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AR AULA 03 – Características do ar 6º ano – Colégio Cruz e Sousa – Florianópolis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AR AULA 03 – Características do ar 6º ano – Colégio Cruz e Sousa – Florianópolis."— Transcrição da apresentação:

1 AR AULA 03 – Características do ar 6º ano – Colégio Cruz e Sousa – Florianópolis

2 Muitas são as situações do nosso dia-a-dia em que percebemos a presença de ar. Quando sentimos a brisa suave no nosso rosto, quando o vento sopra forte balançando os galhos das árvores, quando respiramos e sentimos o ar entrando e saindo dos nosso pulmões, estamos percebendo a presença do ar.

3 AR Não podemos ver o ar nem tocá-lo. Ele é invisível, incolor (não tem cor) e inodoro (não tem cheiro). Mas existe, tem peso e ocupa espaço. COLOCAR IMAGEM

4 Do que o ar é feito? O ar se apresenta no estado gasoso, é uma mistura de gases. O gás de maior quantidade é o gás nitrogênio Depois vem o oxigênio com cerca de 21%. O 1% restante inclui argônio, o gás carbônico e outros gases.

5

6 Gás Oxigênio e a combustão: O gás oxigênio é um gás de importância fundamental para os processos vitais do nosso planeta, utilizado na respiração da maioria dos seres vivos. A maior parte do oxigênio inspirado é utilizado pelos seres vivos na produção de energia que mantém seus sistemas vitais. Acompanhe a seguir a experiência:

7 1.Se emborcamos um copo sobre uma vela acesa, a chama se apaga. 2.A vela se apaga porque o oxigênio dentro do copo foi gasto durante a queima da vela. 3.O oxigênio é, portanto necessário para a queima da vela. Aliás, ele é necessário para a queima de outros materiais também. 4.O processo de queima é chamado combustão.

8 Uma bexiga cheia de ar tem mais massa que uma bexiga vazia. Por quê? Porque tem mais ar. O ar tem massa e ocupa espaço. Mas, no caso da bexiga, a diferença de massa é bem pequena e só pode ser medida em balanças bem sensíveis.

9 VOCÊ SABIA QUE É NA TROPOSFERA QUE OCORREM A MAIORIA DOS FENÔMENOS ATMOSFÉRICOS E CLIMÁTICOS? OBSERVE ALGUNS DELES A SEGUIR:

10 Compare os gases com os líquidos: Quando você despeja um pouco de água numa garrafa, sem enchê-la, a água se deposita no fundo. Ela não ocupa o volume todo da garrafa. Mas, por outro lado, qualquer que seja a quantidade de ar dentro de uma garrafa, ele estará ocupando todo o espaço da garrafa. O ar, e os gases em geral, ocupam todo o volume do recipiente onde estão. É a propriedade da expansibilidade.

11 Quando sopramos uma bexiga de aniversário, enchendo-a bem, constatamos que a parede do balão fica bem esticada. Isso acontece devido a outra propriedade do ar e dos gases: eles exercem pressão contra a parede do recipiente que ocupam.

12 Pressão atmosférica e a altitude: Um matemático francês levou um barômetro para o alto de uma montanha. Após muitas observações, medições e anotações, ele verificou que a pressão do ar diminui com a altura. O ar vai ficando rarefeito (diminui a quantidade de moléculas nele presente), gradativamente, conforme aumenta a altitude. O nivel do mar é utilizado como referencial quando se deseja calcular a pressão atmosférica. Quanto maior a altitude, mais rarefeito é o ar, e assim, menor é a pressão que ele exerce sobre nós.

13 Se você já viajou para locais mais altos como a serra, viajou de avião ou passou por alguma outra situação na qual você mudou de altitude rapidamente, deve ter percebido uma sensação desagradável na parte interna da orelha. Essa sensação é decorrente de um desequilíbrio momentâneo entre a pressão que existe dentro do seu corpo e a do ambiente, em que houve alteração. A pressão atmosférica exerce força desigual sobre um dos lados do tímpano, distendendo-o.

14 Aguarde, pois logo tem a próxima aula... E eu não vejo a hora…


Carregar ppt "AR AULA 03 – Características do ar 6º ano – Colégio Cruz e Sousa – Florianópolis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google