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Apresentação Modelo de Retenção 2010. O contexto 01.

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1 Apresentação Modelo de Retenção 2010

2 O contexto 01

3 3 © 2008 Hay Group. All Rights Reserved Contexto econômico Fonte: Banco Central do Brasil * Estimativa de mercado Variação Cambial US$ - R$ Bovespa – em pontos *

4 4 © 2008 Hay Group. All Rights Reserved INPC e Média de Acordos Coletivos Congelamento Na média, em 2009, os acordos coletivos foram 0,7% maior do que a inflação

5 5 © 2008 Hay Group. All Rights Reserved Cenário econômico e impactos imediatos na Remuneração... IMPACTOU SALÁRIOS 2009 IMPACTOU BONUS 2008 PREVISÃO FONTES: IBGE Fonte: IBGE PIB

6 6 © 2008 Hay Group. All Rights Reserved Benefícios e outros programas Eliminar e/ou Reduzir 2009 Implementar e/ou Adicionar 2010 Assistência médica1%9% Check-up0%5% Assistência odontológica0%10% Automóvel10%11% Reconhecimento não-financeiro2%10% Treinamento e desenvolvimento36%32% Programa de retenção de talentos25%36% Para os seguintes programas, sua organização planeja ou implementou modificações? Gestão de Talentos Custo DesempenhoRisco Liderança

7 7 © 2008 Hay Group. All Rights Reserved As 3 principais prioridades de RH para 2010 Atração e retenção de talentos Revisão da estratégia de remuneração Desenvolvimento da liderança

8 8 © 2008 Hay Group. All Rights Reserved Retenção: Um claro desafio para os negócios Sua dinâmica esta relacionada com: Demografia Oferta e demanda de talentos Planos de crescimento dos negócios Existem ajustes ou medidas de curto prazo, mas tendem a ser caros e somente ganhar tempo Uma clara estratégia de retenção realmente articulada pode gerar anos de vantagem competitiva

9 9 © 2008 Hay Group. All Rights Reserved O desafio das organizações é gerenciar talento Duas questões que todas as organizações devem fazer: Porque é que os melhores profissionais deverão escolher-nos para trabalhar para nós? Como é que precisamos tratar os colaboradores para assegurar que eles estão comprometidos com a empresa e o negócio e que apresentam um excelente desempenho? KPIS dos processos Turnover Absenteísmo Dificuldades em recrutar novos colaboradores Não cumprimento no alcance de metas Resistência à mudança Indicadores a monitorar: 1 2

10 10 © 2008 Hay Group. All Rights Reserved Porque as pessoas saem? Falta de liderança ou chefia inadequada Rotina pouco estimulante, trabalho ou ambiente sem desafios Falta de oportunidades de promoção Falta de feedback ou reconhecimento Baixa expectativa de performance Colegas de trabalho ineficientes ou pouco competentes Falta de processos de trabalho claros ou excesso de burocracia Excesso de horas de trabalho Remuneração pouco competitiva Tempo de deslocamento ao trabalho

11 11 © 2008 Hay Group. All Rights Reserved Porque as pessoas ficam? Carreira, aprendizado, desenvolvimento Natureza desafiadora do trabalho Percepção de sua contribuição Qualidade de liderança (chefe) Sentimento de pertencer ao time Reconhecimento efetivo Senso de controle sobre seu trabalho, autonomia Flexibilidade na jornada de trabalho Remuneração justa (equidade interna)

12 O Modelo de Retenção 02

13 13 © 2008 Hay Group. All Rights Reserved O que as empresas procuram ProdutividadeProdutividade Crescimento Pessoal e professionalCrescimento Pessoal e professional Remuneração competitivaRemuneração competitiva Bom ambiente de trabalhoBom ambiente de trabalho Trabalho desafianteTrabalho desafiante FeedbackFeedback Ser valorizadoSer valorizado Oportunidades para aprendizagem e desenvolvimentoOportunidades para aprendizagem e desenvolvimento Direção clara dos líderesDireção clara dos líderes FlexibilidadeFlexibilidade DesempenhoDesempenho InovaçãoInovação O que os Colaboradores procuram Partilha dos Valores CorporativosPartilha dos Valores Corporativos As duas faces do compromisso

14 14 © 2008 Hay Group. All Rights Reserved Remuneração e Benefícios Gestão do Desempenho Autonomia e Empowerment Recursos de trabalho Treinamento Cooperação Estrutura, trabalho e processos Proposta de Valor ao Colaborador Clareza e Direcionamento Confiança na Liderança Foco no Cliente e Qualidade Respeito e Reconhecimento Oportunidades de Desenv. Remuneração e Benefícios Tangível Intangível

15 15 © 2008 Hay Group. All Rights Reserved Recompensa Total Valores e Liderança Oportunidades de desenvolvimento e carreira Ambiente apoiador Qualidade de vida Remuneração Realização no Trabalho Modelo de Atração, Retenção e Recompensa integrado Percepção de valor do trabalho Desafio/ interesse do trabalho Reconhecimento do desempenho Liberdade e autonomia Carga de trabalho Qualidade das relações de trabalho Reconhecimento do ciclo de vida Necessidades / Flexibilidade Segurança do salário e do trabalho Ambiente Social Ambiente colaborativo Aprendizado e desenvolvimento Evolução de Carreira Qualidade do Management Melhoria de Performance e feedback Liderança Consistência e relevância dos Valores (Walk the talk) Compartilhar riscos Qualidade da comunicação interna Clareza do futuro Reputação da Empresa Competitividade do pacote de remuneração Benefícios, Incentivos (ICP/ILP) Justiça/ equidade da remuneração Ambiente físico de trabalho Ferramentas, equipamentos e recursos Informação e processos Segurança pessoal Modelo Integrado

16 16 © 2008 Hay Group. All Rights Reserved Clareza e Direcionamento Confiança na Liderança Foco no Cliente e Qualidade Respeito e Reconhecimento Oportunidades de Desenv. Remuneração e Benefícios Gestão do Desempenho Autonomia e Empowerment Recursos de trabalho Treinamento Cooperação Estrutura, trabalho e processos Engajamento Comprometimento Esforço Discricionário Suporte Organizacional Adequação ao Cargo Ambiente de suporte Drivers Efetividade dos Empregados Efetividade dos Empregados Produtividade Desempenho Financeiro Fidelização de Clientes Pesquisa e Inovação Imagem Atração e Retenção de Talentos Nossa Abordagem de Pesquisa

17 17 © 2008 Hay Group. All Rights Reserved 1.Coaching e apoio da chefia 2.Senso de direção claro da Empresa 3. Oportunidade de trabalho desafiador 4.Liderança Alta Direção 5.Aplicar suas competências 6.Processos bem organizados e claros 7.Remuneração 8.Natureza do trabalho Source: Hay Employee Attitude Database 1.Oportunidade de Promoção 2.Liderança Alta Direção 3.Aplicar suas competências 4.Balanço Vida/Trabalho 5.Senso de direção claro da Empresa 6.Oportunidade de aprendizado 7.Respeito no tratamento 8.Remuneração 1.Reconheci- mento 2.Oportunidade de Promoção 3.Oportunidade de trabalho desafiador 4.Senso de direção claro da Empresa 5.Remuneração 6.Respeito no tratamento 7.Condições de trabalho 8.Segurança no emprego 1.Oportunidade de Promoção 2.Liderança Alta Direção 3.Reconheci- mento 4.Aplicar suas competências 5.Remuneração 6.Coaching e apoio da chefia 7.Senso de direção claro da Empresa 8. Suas idéias aproveitadas e usadas 1.Chefe trata com respeito 2.Liderança na Alta Direção 3.Oportunidade de trabalho desafiador 4.Natureza do trabalho 5.Coleguismo 6.Disponibili- dade de equipamentos 7.Oportunidade de aprendizado 8.Remuneração ProfissionaisGestãoVendas IT Operacionais Fatores de retenção (comparando os que ficam com os que vão sair logo)

18 18 © 2008 Hay Group. All Rights Reserved Fatores de retenção (comparando os que ficam com os que vão sair logo) 1.Coaching e apoio da chefia 2.Senso de direção claro da Empresa 3. Oportunidade de trabalho desafiador 4.Liderança Alta Direção 5.Aplicar suas competências 6.Processos bem organizados e claros 7.Remuneração 8.Natureza do trabalho Source: Hay Employee Attitude Database 1.Oportunidade de Promoção 2.Liderança Alta Direção 3.Aplicar suas competências 4.Balanço Vida/Trabalho 5.Senso de direção claro da Empresa 6.Oportunidade de aprendizado 7.Respeito no tratamento 8.Remuneração 1.Reconheci- mento 2.Oportunidade de Promoção 3.Oportunidade de trabalho desafiador 4.Senso de direção claro da Empresa 5.Remuneração 6.Respeito no tratamento 7.Condições de trabalho 8.Segurança no emprego 1.Oportunidade de Promoção 2.Liderança Alta Direção 3.Reconheci- mento 4.Aplicar suas competências 5.Remuneração 6.Coaching e apoio da chefia 7.Senso de direção claro da Empresa 8. Suas idéias aproveitadas e usadas 1.Chefe trata com respeito 2.Liderança na Alta Direção 3.Oportunidade de trabalho desafiador 4.Natureza do trabalho 5.Coleguismo 6.Disponibili- dade de equipamentos 7.Oportunidade de aprendizado 8.Remuneração ProfissionaisGestãoVendas IT Operacionais

19 19 © 2008 Hay Group. All Rights Reserved Hay Group Total Reward Framework

20 20 © 2008 Hay Group. All Rights Reserved Prioritário reter Quem são os talentos? Quadros Chave Question Marks

21 21 © 2008 Hay Group. All Rights Reserved Estrutura Remuneração Desenvolvimento Quadros Chave Preparar para ocupação imediata de funções Alocar a funções críticas; Gestão de projetos estratégicos; Mobilidade horizontal ou vertical. Acima do mercado; Remuneração Variável elevada - ao nível do desempenho. Planos individuais de desenvolvimento e sucessão; Coaching one-to-one; Career assignments. Question Marks Reconverter ou gerir saída Reconversão profissional a um nível mais operacional – eventual realocação a outras funções; Retirar de Funções; Gerir saída. Remuneração Variável baixa - ao nível do desempenho Plano de curto prazo com avaliação para suporte à tomada de decisão. E como fazer uma gestão de consequências? Exemplo

22 22 © 2008 Hay Group. All Rights Reserved Estratégias de retenção Plano ou Sistema de Carreira e desenvolvimento Mentoring Comunicação interna Cargo/Trabalho viável, gerenciável Flexibilidade para balanço de vida/trabalho Clareza de objetivos Bônus de retenção Serviços de apoio Benefícios para os dependentes Criar sentimento de pertencer (time) Comunicar que a empresa quer as pessoas permaneçam

23 23 © 2008 Hay Group. All Rights Reserved Ações de Retenção Ajustes ou medidas de curto prazo Situações de M&A – Reter profissionais chave por um período Gap na gestão de talentos (falta de sucessores) Projetos Estratégicos Falta muito especifica de profissional no mercado Tangíveis

24 24 © 2008 Hay Group. All Rights Reserved Mecanismos de Retenção Posicionamento estendido na faixa Bônus de retenção Incentivos de longo prazo Plano de pensão Beneficio Especial

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