A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIQUIGÁS “DA GESTÃO À EXCELÊNCIA”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIQUIGÁS “DA GESTÃO À EXCELÊNCIA”"— Transcrição da apresentação:

1 LIQUIGÁS “DA GESTÃO À EXCELÊNCIA”

2 O que é o SEBRAE? Sistema SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - entidade privada de interesse público que se propõe a estimular o espírito empreendedor e promover a competitividade e o desenvolvimento auto-sustentável dos pequenos negócios. 27 unidades nas UF’s e Distrito Federal; 750 postos de atendimento; 4.400 colaboradores; 9.000 consultores externos

3 Fonte: Modelo de Atendimento do Sistema Sebrae – jan/2009
Público Atendido Não existe uma idéia concreta a ser explorada e a decisão de tornar-se um empresário não se materializou ainda. Empresário Potencial Candidato a Empresário Expressa a intenção de montar uma empresa e possui alguma(s) idéia(s) para fazê-lo. O enfoque é a produção de resultados (aumento das vendas/faturamento). Empreendimentos com até 2 anos Empresário com uma razoável experiência. Busca diferencial competitivo por meio da inovação e quer intensificar esforços na gestão do negócio. Empreendimentos com mais de 2 anos Fonte: Modelo de Atendimento do Sistema Sebrae – jan/2009

4 Direcionamento Estratégico
Missão Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo. Visão Ter excelência no desenvolvimento das MPE’s, contribuindo para a construção de um estado, mais justo, competitivo e sustentável.

5 Atuação Regionais SEBRAE RS

6 Áreas de Atuação Gestão Empresarial; Inovação e Tecnologia;
Acesso a Mercados; Orientação ao Crédito; Empreendedorismo; Políticas Públicas.

7 Formas de Atuação Projetos de Atendimento Coletivo;
Projetos de Atendimento Individual; Projetos Estaduais Multissetoriais: Potencializar a atuação do SEBRAE em âmbito estadual. Alguns exemplos: Inova Pequena Empresa RS 2010 SEBRAE na Copa 2014 Linha da Pequena Empresa

8 Projetos de Atendimento Coletivo
Projeto: Adensamento da Cadeia Produtiva do Petróleo Gás e Energia da Região Metropolitana de Porto Alegre Objetivo: Promover a inserção competitiva e sustentável de micro e pequenas empresa da Região Metropolitana de Porto Alegre na cadeia produtiva do petróleo, gás e energia, visando à adequação da base de fornecedores e estimulando processos locais de desenvolvimento. Convênio:

9 Projetos de Atendimento Coletivo

10 Histórico SEBRAE PR foi procurado pela Liquigás Curitiba para desenvolver e implementar um plano de trabalho a 13 revendas da região. Objetivo: melhorar a gestão empresarial e trabalhar pontualmente as forças e fraquezas das organizações. SEBRAE RS replicou o modelo para 15 revendas Proposta de atuação em âmbito Nacional – PROSEG.

11 PROSEG Surge então o PROSEG – Programa SEBRAE de Competitividade para Empresas Revendedoras de Gás, quem entre 2008 e 2009, atendeu 459 (quatrocentas e cinquenta e nove) revendedoras de gás em todo o país, sendo 70 (setenta) no Estado do RS.

12 Objetivo Geral PROSEG Propiciar às empresas participantes a capacidade de avaliar, decidir e implementar de forma consistente e sustentável a administração de seus negócios, gerando desenvolvimento e crescimento para os revendedores de gás (GLP) da Liquigás.

13 Público Alvo PROSEG RS 70 Micro e Pequenas Empresas revendedoras da Liquigás, no estado do Rio Grande do Sul.

14 Metodologia PROSEG O PROSEG RS realizou 60 horas de cursos e consultorias por revenda, sendo trabalhadas questões mercadológicas, financeiras e recursos humanos. Etapas do Programa: Sensibilização Diagnóstico – 6 horas Plano de Ação – 2 horas

15 Metodologia PROSEG Cursos
Finanças – Gestão Estratégica – 15 horas Visa desenvolver a gestão financeira através dos controles financeiros essenciais. Marketing – Como Vender Mais e Melhor – 15 horas Visa desenvolver a organização e gestão de vendas, promovendo a elaboração de um modelo de planejamento e ação comercial da empresa.

16 Metodologia PROSEG Consultoria Individual
Coaching (Recursos Humanos) – 4 horas Estabelecer metas para elevar a performance do empresário; Desenvolver capacidades de lidar com adversidades no contexto organizacional; Discutir padrões limitantes de comportamento; Expandir e aplicar o conhecimento sobre as competências de liderança, relacionamento interpessoal e comunicação; Organizar formas de trabalhar em equipes e mobilizar a competência de todos para objetivos partilhados.

17 Metodologia PROSEG Consultoria Individual
Finanças – 4 horas Fluxo de Caixa; Análise de Custos; Formação do Preço de Venda; Ponto de Equilíbrio; Análise de Retorno sobre o Investimento; Marketing – 6 horas Análise do Mix de Produtos/Serviços; Canais de Venda; Comunicação da Empresa; Promoção de Produtos e Serviços; Ponto Comercial.

18 Metodologia PROSEG Monitoramento, acompanhamento e avaliação – 6 horas
Evento de Encerramento

19 Resultados PROSEG 80% das revendas capacitadas estão aplicando os conceitos e ferramentas obtidos através do referido programa. 97% das revendas avaliaram entre excelente, muito bom e satisfatório a atuação do SEBRAE RS nas capacitações realizadas.

20 Liquigás Rumo à Excelência
10 revendas foram convidadas a ingressar na ação de “Qualidade para Revendas de Gás”; Convênio entre SEBRAE e PGQP, objetivando gerar conhecimento as revendas de gás Liquigás sobre os Critérios de Avaliação do PGQP e treinar as pessoas como Avaliadores dos Critérios Compromisso com a Excelência ciclo 2009, Examinadores do PQRS – Prêmio Qualidade RS ciclo 2010, Capacitações em Gestão da Qualidade e consultorias de apoio e implementação.

21 O que é o PGQP? O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) foi lançado em outubro de 1992, com o objetivo de estimular, articular e promover ações visando tornar competitivos os produtos e serviços das organizações do RS, através da melhoria da qualidade e produtividade; Trata-se de um programa de sensibilização, conscientização, adesão e mobilização, envolvendo toda a sociedade gaúcha na busca da QUALIDADE TOTAL.

22

23 Resultados Convênio PGQP
Comercial de Gás San Izidoro Ltda e Dalponte Com. e Transporte de Gás Ltda receberam no dia um dos prêmios mais importantes do Rio Grande do Sul, a medalha de bronze do PGQP- Programa de Gaúcho da Qualidade e Produtividade na 15ª edição do Prêmio Qualidade RS.

24 Resultados Continuados Liquigás
Centro Operativo de Passo Fundo e revenda de Cachoeirinha Comercial de Gás San Izidoro Ltda conquistam Troféu Bronze na 16ª edição do Prêmio Qualidade RS.

25 A atualidade propõe-nos grandes desafios como, por exemplo, a mudança da forma como encaramos o futuro. Isso significa que precisamos rever nossa cultura, nossas atitudes, nossos hábitos e comportamentos, para lidarmos mais facilmente com o que é novo e diferente, sem medo, confiantes, percebendo que as inovações são extremamente importantes para qualificar nossa vida pessoal e profissional. Max G. Haetinger

26 Obrigada! Ana Carolina Borges SEBRAE RS Fone


Carregar ppt "LIQUIGÁS “DA GESTÃO À EXCELÊNCIA”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google