A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conhecendo um Artista: Leonardo da Vinci. Auto-retrato, s. d., Leonardo da Vinci.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conhecendo um Artista: Leonardo da Vinci. Auto-retrato, s. d., Leonardo da Vinci."— Transcrição da apresentação:

1 Conhecendo um Artista: Leonardo da Vinci

2 Auto-retrato, s. d., Leonardo da Vinci.

3 Leonardo da Vinci ( ) foi um grande artista. Nasceu numa aldeia chamada Vinci, e mais tarde mudou-se para Florença. Quando tinha dezesseis anos, estudou na oficina do artista Andrea del Verrocchio, e lá teve contato com muitas técnicas de arte.

4 Dama com Arminho, c Leonardo da Vinci.

5 Dedicou-se ao desenho de observação de plantas e animais e estudou fundamentos básicos das cores, além de conhecer a perspectiva, isto é, o jeito como enxergamos as coisas e como as grafamos no papel.

6 Estudo de gatos, s. d., Leonardo da Vinci.

7 Cavalo empinado, s. d., Leonardo da Vinci.

8 Estudo com Cavalo, s. d., Leonardo da Vinci.

9 Da Vinci sempre teve muito interesse e curiosidade em observar a natureza – o vôo dos insetos, dos pássaros, o movimento dos peixes, o crescimento das plantas, as formas das pedras, as cores das coisas.

10 Proporções da Figura Humana, Leonardo da Vinci.

11 Através de sua observação, produziu estudos, desenvolvendo, assim, seu talento para a ciência. Dessas observações fez projetos na engenharia, arquitetura, mecânica, química, física. Ele via sempre uma ligação entre as disciplinas, conseguia ver algo que as relacionavam, como a geografia com o corpo humano; a matémática com a música.

12 Fundição de canhão, Leonardo da Vinci.

13 Desenho de Máquinas Voadoras, c Leonardo da Vinci.

14 Desenho de uma Máquina Voadora, s. d. Leonardo da Vinci.

15 Tudo na natureza despertava-lhe interesse e dela descobria seu engenho. Do corpo humano, Leonardo explorou seus segredos estudando a anatomia: a criança na barriga da mãe, os detalhes de músculos, a junção dos ossos, a forma do cérebro. Foi metódico em seus cadernos de anotações. Junto aos seus manuscritos, ele sempre fazia um registro gráfico.

16 Estudo anatômico, Leonardo da Vinci.

17 Coração, s. d., Desenho. Leonardo Da Vinci.

18 Estudos do Esqueleto Humano. Leonardo da Vinci

19 Estudo de mãos, s. d., Leonardo da Vinci.

20 Homem velho, s. d., Leonardo da Vinci.

21 Estudos de fetos, c Leonardo da Vinci.

22 Leonardo usava, para conseguir em seu desenho uma técnica de sombreado, o sfumato, que dava volume e deixava os contornos mais naturais, tornando-o expressivo, menos rígido, e conseguindo, assim, mais leveza em suas representações.

23 A Virgem, o Menino Jesus com SantAna e São João Menino, Estudo. Leonardo da Vinci.

24 La Scapligliata, Leonardo da Vinci.

25 A Virgem, o Menino Jesus e SantAna, Leonardo da Vinci.

26 Pinturas de Leonardo Com essa técnica, o sfumato, Leonardo dava um ar misterioso à sua pintura, deixando sempre algo a ser descoberto pelo espectador. Um importante e famoso trabalho, feito na técnica de óleo sobre madeira, é o retrato de uma dama de Florença, chamada Lisa. A pintura é conhecida com o nome de Gioconda ou Mona Lisa.

27 Mona Lisa, Leonardo da Vinci.

28 Nessa obra, da Vinci consegue representar uma figura que parece estar viva e que nos acompanha com seu olhar. O sorriso de Mona Lisa, o detalhe das mãos, ou o olhar são copiados por muitos artistas, mas o ar de mistério da obra pertence somente a ela.

29 Mona Lisa – Detalhe do Rosto. Leonardo da Vinci.

30 Mona Lisa – Detalhe dos Olhos. Leonardo da Vinci.

31 Mona Lisa – Detalhe da Boca. Leonardo da Vinci.

32 Mona Lisa - Detalhe das Mãos. Leonardo da Vinci.

33 A obra de Leonardo da Vinci ainda é discutida e estudada em nossos dias. Ele deixou trabalhos inacabados e alguns deles não foram bem conservados, como uma de suas obras mais famosas, A Última Ceia, que também é uma das mais reproduzidas na História da Arte.

34 A Última Ceia, Leonardo da Vinci.

35 Ela descreve um momento do Evangelho em que Cristo anuncia que ali, entre eles, está um traidor. Compõem a cena Cristo, ao centro, e grupos de três em três apóstolos, que discutem a questão, conseguindo criar um ar de questionamento e dúvida ao retratar as reações de cada figura.

36 A Última Ceia, Detalhes. Leonardo da Vinci.

37 Leonardo da Vinci viveu em um tempo em que a Arte vinha adquirindo novos conceitos. Este tempo é conhecido com o nome de Renascimento.

38 Fim Baseado no Livro 2 – 5a. Série da Coleção Pitágoras Prof. Mônica Freitas


Carregar ppt "Conhecendo um Artista: Leonardo da Vinci. Auto-retrato, s. d., Leonardo da Vinci."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google