A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

4T13 – O livro do Profeta Isaías O mundo em crise

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "4T13 – O livro do Profeta Isaías O mundo em crise"— Transcrição da apresentação:

1 4T13 – O livro do Profeta Isaías O mundo em crise
Estudo 05 “Confiai sempre no Senhor” Texto bíblico: Isaías 25 a 30 Texto áureo: Isaías 26.4 “Confiai sempre no Senhor; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna” O mundo em crise

2 Introdução I A história da humanidade nos mostra sempre esta triste realidade O mundo parece estar sempre a ponto de explodir em crise. Aqui, ali, acolá, sempre temos situações que nos dão a entender que o pavio está curto, prestes a eclodir em mais uma situação de conflito Esquecemo-nos, no entanto, que apesar dessas situações críticas, ele está, como sempre esteve e estará, nas mãos do Senhor Deus.

3 Introdução II Continuando o tema iniciado no capítulo 24, por mais três outros (25, 26 e 27), o Senhor continuará instruindo o seu servo a pregar sobre a proximidade do seu julgamento sobre a face da terra. O profeta vislumbra a vitória daquele povo que seja obediente e temente a Deus em meio a tudo isto de triste e penoso que nos rodeia. Hoje, como no passado, o Senhor requer de cada um de nós, crentes em Cristo, a capacidade especial de resistir a tudo de pernicioso e negativo que circunda o mundo ao redor, em prol da construção de uma sociedade melhor, mesmo que diante da convivência com o pecado em volta.

4 Introdução III Nestes capítulos, serão muitos os versículos que nos trazem uma visão panorâmica da malignidade do mundo e da presença benfazeja do crente em meio ao tumulto em volta, sendo um intercessor pela volta do ser humano ao convívio com o seu Deus. Em meio a tudo isto de ruim que existia em volta, panoramicamente, o profeta via também a atuação do justo, aquele crente que exerce o seu ministério de ser sal da terra e luz do mundo. Sim, é diante deste desafio que o crente tem que viver o seu dia-a-dia. De um lado sentindo e sofrendo com o mundo que se perde e se desvia dos caminhos do Senhor. Por outro lado, lutando contra esta situação, resistindo às suas ciladas, procurando levar ao mundo, o reflexo da presença de Cristo!

5 Jerusalém poderá cair como caiu!
Introdução IV O triste problema é que toda essa mensagem negativa e funesta que atingiria as nações como um todo, alcançaria também o povo de Israel que procedeu impiamente diante de Deus. Porém, em meio ao povo pecador, ele pode dar ainda uma mensagem de esperança para aqueles que foram fiéis e não perderam a noção da presença do Senhor em suas vidas. O Senhor tem cumprido esta promessa. Em meio a todas as tribulações que têm sobrevindo ao mundo, o povo de Deus tem sido cuidado. Não mais aquele povo específico, mas aquele que "de Jacó lançará raízes"... aquele que "de Israel florescerá e brotará, e eles encherão de fruto a face do mundo". Jerusalém poderá cair como caiu!

6 Como o Reino da Assíria que caiu também!
Introdução V A Bíblia pode nos parecer monótona e repetitiva. Afinal de contas, esta lamentação de Deus pelo seu povo, que surge novamente nestes capítulos, já foi objeto de proclamação por parte de Isaías nos capítulos 8, 9, 17 e 22, e voltará novamente em capítulos vindouros. No entanto, temos que lembrar que a Palavra de Deus é perfeita e em sua soberania ele tinha os seus motivos para isto. A verdade é que o tempo passava, os reis mudavam em ambos os reinos, e os erros e desvios não cessavam. Daí as repetidas palavras do Senhor em advertência e aviso. Infelizmente, assim é com muitos de nós, povo de Deus hoje, os Efraims e Judás modernos: Por mais que o Senhor nos alerte, continuamos caminhando por caminhos tortuosos e tristes. Como o Reino da Assíria que caiu também!

7 Introdução VI Triste mensagem para o povo de Deus naquela época. Sua religiosidade era vazia e sem profundidade. O culto prestado era da boca para fora. Não havia vida consagrada e santa, mas, sim, ritualismo, formalismo e aparência exterior no culto. Atitudes e palavras apenas, pois, na vida íntima e pessoal, aquele povo não cultuava com sinceridade. Eles sabiam até de cor os mandamentos de Deus, mas eram palavras ocas, sem sentido e significado, pois não se expressavam em vidas santas e consagradas a Deus. Será que a mensagem não é também um chamado à santidade para nós hoje? Será que não estamos também cultuando a Deus apenas de maneira formal e aparente, sem uma real e viva comunhão com ele que nos leve a uma vida de total santidade na sua presença e diante do mundo? Babilônia também caiu!

8 guarda, protege e conduz
Introdução VII Diante dos reinos conquistadores, Israel estava querendo valer-se dos recursos do mundo para prevalecer contra os seus inimigos. É quando então o Senhor fala através do profeta que não era este o melhor caminho. Associar-se ao Egito não era a melhor solução. O povo devia voltar-se para o seu Deus e nele aguardar, pois só assim, confiantemente, poderiam esperar a redenção de Deus. Será que diante do mundo que nos atrai com suas artimanhas não estamos confiando muito mais em seus instrumentos do que no poder do Senhor Deus que nos ama, guarda, protege e conduz à vida eterna? O Egito também se foi!

9 Com as nossas Bíblias abertas vamos tirar dela os textos em destaque dos capítulos de hoje para nossa inspiração e melhor crescimento cristão:

10 Isaías 1 Ó Senhor, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei, e louvarei o teu nome, porque fizeste maravilhas; os teus conselhos antigos são verdade e firmeza. 4 Porque foste a fortaleza do pobre, e a fortaleza do necessitado, na sua angústia; refúgio contra a tempestade, e sombra contra o calor; porque o sopro dos opressores é como a tempestade contra o muro. 8 Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor DEUS as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra; porque o SENHOR o disse. 9 E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na sua salvação gozaremos e nos alegraremos.

11 Isaías : 3 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. 4 Confiai sempre no Senhor; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna. 7 O caminho do justo é plano; tu, que és reto, nivelas a sua vereda. 10 Ainda que se mostre favor ao ímpio, ele não aprende a justiça; até na terra da retidão ele pratica a iniqüidade, e não atenta para a majestade do Senhor. 12 Senhor, tu hás de estabelecer para nós a paz; pois tu fizeste para nós todas as nossas obras. 19 Os teus mortos viverão, os seus corpos ressuscitarão; despertai e exultai, vós que habitais no pó; porque o teu orvalho é orvalho de luz, e sobre a terra das sombras fá-lo-ás cair.

12 Isaías : 2 Naquele dia haverá uma vinha deliciosa; cantai a seu respeito. 3 Eu, o Senhor, a guardo, e a cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei. 5 Ou, então, busquem o meu refúgio, e façam, paz comigo; sim, façam paz comigo. 6 Dias virão em que Jacó lançará raízes; Israel florescerá e brotará; e eles encherão de fruto a face do mundo. 13 E naquele dia se tocará uma grande trombeta; e os que andavam perdidos pela terra da Assíria, e os que foram desterrados para a terra do Egito tornarão a vir; e adorarão ao Senhor no monte santo em Jerusalém

13 Isaías : 9 Ora, a quem ensinará ele o conhecimento? e a quem fará entender a mensagem? aos desmamados, e aos arrancados dos seios? 10 Pois é preceito sobre preceito, preceito sobre preceito; regra sobre regra, regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali. 11 Na verdade por lábios estranhos e por outra língua falará a este povo; 16 Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis que ponho em Sião como alicerce uma pedra, uma pedra provada, pedra preciosa de esquina, de firme fundamento; aquele que crer não se apressará. 20 Pois a cama é tão curta que nela ninguém se pode estender; e o cobertor tão estreito que com ele ninguém se pode cobrir. 23 Inclinai os ouvidos, e ouvi a minha voz; escutai, e ouvi o meu discurso.

14 Isaías : 13 Por isso o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas tem afastado para longe de mim o seu coração, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, aprendidos de cor; 14 portanto eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa com este povo, sim uma obra maravilhosa e um assombro; e a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus entendidos se esconderá. 23 Mas quando virem seus filhos a obra das minhas mãos no meio deles, santificarão o meu nome; sim santificarão ao Santo de Jacó, e temerão ao Deus de Israel. 24 E os errados de espírito virão a ter entendimento, e os murmuradores aprenderão instrução

15 Isaías : 12 Pelo que assim diz o Santo de Israel: Visto como rejeitais esta palavra, e confiais na opressão e na perversidade, e sobre elas vos estribais... 15 Pois assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Voltando e descansando, sereis salvos; no sossego e na confiança estará a vossa força. Mas não quisestes; 21e os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele; quando vos desviardes para a direita ou para a esquerda. 29 um cântico haverá entre vós, como na noite em que se celebra uma festa santa; e alegria de coração, como a daquele que sai ao som da flauta para vir ao monte do Senhor, à Rocha de Israel.

16 Conclusão Diante de um mundo que se consome ao nosso redor,
qual deve ser o nosso proceder? Aceitar os seus padrões ou confrontá-los? Que em face de um mundo em turbulência pecaminosa, possamos “confiar sempre no Senhor... pois, ele conservará em paz aquele cuja mente está firme nele”


Carregar ppt "4T13 – O livro do Profeta Isaías O mundo em crise"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google