A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Karen Neves Olivan PRECISÃO VOCABULAR Rumo à Universidade Aula 02.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Karen Neves Olivan PRECISÃO VOCABULAR Rumo à Universidade Aula 02."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Karen Neves Olivan PRECISÃO VOCABULAR Rumo à Universidade Aula 02

2 Precisão vocabular é usar as palavras de acordo com o seu verdadeiro significado. o Então, para escrevermos com um vocabulário adequado, precisamos cuidar com: os falsos sinônimos; os homônimos e os parônimos. PRECISÃO VOCABULAR

3 FALSOS SINÔNIMOS MESMO IGUAL é um só é outro igual o Matheus, quero um lanche igual ao de ontem. mesmo o Matheus, quero o mesmo lanche de ontem. mesma o Senado tem 12 milhões de reais para assistência médica de seus funcionários. A Câmara dos Deputados vai receber a mesma verba. (Jornal do Brasil, Caderno de informações) Se fosse a mesma verba, Câmara e Senado teriam de dividi-la. Na edição seguinte, veio a correção: A Câmara dos Deputados vai receber uma verba igual. PRECISÃO VOCABULAR

4 mesmo o Estou com o mesmo problema do ano passado. CERTA, se tenho um problema desde o ano passado. ERRADA, se ano passado tive um problema que foi sanado, ainda que agora tenha outro igual (outra gripe, por exemplo). EVENTUAL POSSÍVEL PROVÁVEL POTENCIAL esporádico, pode deve tem condições ocasional acontecer acontecer de fazer acontecer PRECISÃO VOCABULAR

5 o Vejamos os exemplos: eventual (1) Ana Cristina é a eventual ganhadora do troféu de melhor cantora das olimpíadas CCS. eventual (2) Uma eventual nota 10 em português o deixará numa ótima situação em casa. eventuais (3) Os eventuais exemplos econômicos não vão impedir que aquele país se associe ao Mercosul. o Agora, vamos analisar. provável (1) Ana Cristina não é uma eventual ganhadora do troféu, mas sim a provável ganhadora dele. possível (2) A nota 10 também não é eventual, mas sim possível. (3) CERTA, pois os problemas são esporádicos!

6 PRECISÃO VOCABULAR o Vejamos mais exemplos: eventual (1) A alegria será contagiante com a eventual conquista do diploma. eventual (2) O time brasileiro é o eventual campeão desta temporada. eventual (3) O grupo empresarial é um eventual candidato à compra da estatal. Analisando: possível (1) O correto é possível, pois não se trata de uma conquista ocasional, mas possível de acontecer. provável (2) O correto é o provável, pois a frase indica que o time realmente deve ser o campeão. potencial (3) O correto é potencial, pois o grupo pode vir a ser o dono da estatal.

7 PRECISÃO VOCABULAR INÚMEROS NUMEROSOS incontáveis inúmeros o Pelé já fez inúmeros gols com a camisa do Santos. muitos Será que Pelé fez tanto gols assim, que sequer conseguimos contar? O correto seria muitos. numerosos o Pelé fez numerosos gols.

8 PRECISÃO VOCABULAR REVERTER INVERTER (1) Reverter o quadro clínico. (2) Reverter o quadro político. (3) Reverter o placar. (1) CERTO (1) CERTO. (2) ERRADO (2) ERRADO, pois não há a ideia de retorno, mas sim de mudar/alterar o quadro político. (tirar a vantagem). (3) ERRADO (3) ERRADO, pois o que se quer é inverter o resultado. Então: o Se a ideia for apenas mudar, devemos utilizar as palavras mudar, modificar ou alterar. o Se a ideia for mudar para o oposto, devemos utilizar a palavra inverter. o Se a ideia for voltar à situação primitiva, aí sim devemos utilizar a palavra reverter.

9 PRECISÃO VOCABULAR EM PRINCÍPIO A PRINCÍPIO por princípio, começo, em tese, inicialmente teoricamente o Em princípio o Em princípio éramos contra o projeto. o A princípio o A princípio éramos contra o projeto.

10 PRECISÃO VOCABULAR AO INVÉS DE EM VEZ DE ao contrário de em lugar de ao invés de (1) Entrou a direita ao invés de entrar à esquerda. em vez de (2) Vamos almoçar no restaurante vegetariano em vez de irmos à churrascaria de sempre. ao invés de (3) O carioca foi ao shopping ao invés de ir à praia. ao invés de (4) Quero um carro preto ao invés de branco. ao invés de (5) Quero um carro vermelho ao invés de branco. (1) CERTO (1) CERTO. (2) CERTO (2) CERTO. (3) ERRADO (3) ERRADO, pois shopping não é antônimo de praia. (4) CERTO (4) CERTO, preto é antônimo de branco. (5) ERRADO (5) ERRADO, vermelho não é antônimo de branco.

11 PRECISÃO VOCABULAR DE ENCONTRO A AO ENCONTRO DE ir contra ir a favor o Qualidade é ir de encontro às expectativas do cliente. ERRADO ERRADO, pois a qualidade não deve contrariar o desejo do cliente.

12 PRECISÃO VOCABULAR Homonímia é a propriedade de duas ou mais formas, inteiramente distintas pela significação ou função, terem a mesma estrutura fonológica e os mesmos fonemas dispostos na mesma ordem e subordinados ao mesmo tipo de acentuação. (Evanildo Bechara)

13 PRECISÃO VOCABULAR TAXAR TACHAR tributar rotular taxado CERTO o O produto será taxado pelo governo. CERTO tachado CERTO o Ele foi tachado de corrupto. CERTO CONSERTO CONCERTO corrigir música conserto o Muitas pessoas dizem que o brasileiro escreve errado. Mas será que isso tem conserto? desconcertada desconsertada o Responda: Uma pessoa fica desconcertada ou desconsertada? X

14 PRECISÃO VOCABULAR COZER COSER SERRAR CERRAR SESSÃO SEÇÃO SECÇÃO CESSÃO reunião departamento, cortar, ceder setor, área dividir

15 PRECISÃO VOCABULAR MAL MAU BEM BOM bemmal o Se para você está tudo bem, para os pessimistas está tudo mal. bom mau o Você está sempre de bom humor, mas os pessimistas estão de mau humor.

16 PRECISÃO VOCABULAR Palavras parônimas são aquelas que não chegam a ser iguais, são apenas parecidas, tanto no som quanto na escrita. TRÁFICO TRÁFEGO comércio ilegal engarrafamento DESCRIÇÃO DISCRIÇÃO descrever uma cena ser discreto

17 PRECISÃO VOCABULAR CUMPRII COMPRIDO CUMPRIDO IMERGIR EMERGIR cumprir medida cumprir, executar para dentro para fora imersão o Banho de imersão. emergiuemergente o O submarino emergiu. / A sociedade emergente. FUSÍVEL FUZIL fuzil fusível o O fuzil resultou na troca do fusível. Explico: o tiro dado de fuzil atingiu a caixa de luz, queimando, assim, um fusível.

18 PRECISÃO VOCABULAR DESAPERCEBIDO DESPERCEBIDO desprovido não percebido des o leal desleal des o preparado despreparado des o prevenido desprevenido des o não percebeu despercebido desapercebido o A palavra despercebido (não percebido) é derivada do verbo perceber (notar, observar) e a palavra desapercebido (não apercebido) é derivada do verbo aperceber-se (tomar ciência, prover-se). O mais importante é você não esquecer que aquilo que não se percebeu, o correto é despercebido.

19 RATIFICAR RETIFICAR confirmar corrigir PRECISÃO VOCABULAR

20 Prof. Karen Neves Olivan PRECISÃO VOCABULAR Rumo à Universidade Aula 02


Carregar ppt "Prof. Karen Neves Olivan PRECISÃO VOCABULAR Rumo à Universidade Aula 02."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google