A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Cruz e Sousa - Biologia - Profª Vanessa 2º ano, ensino médio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Cruz e Sousa - Biologia - Profª Vanessa 2º ano, ensino médio."— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Cruz e Sousa - Biologia - Profª Vanessa 2º ano, ensino médio

2 Organismos acelulares (sem a presença de céluas), simples e pequenos; Possuem uma capa de proteínas - o capsídeo, que protege o material genético – que pode ser DNA ou RNA; Parasitas intracelulares obrigatórios (como não possuem citoplasma nem ribossomos, não possuem metabolismo de reproduçãp próprio).

3 Quando estão fora de células, os vírus podem se cristalizar, ficando inativos e retornando suas atividades quando encontrar um ser vivo. Os vírus são específicos, cada tipo atua dentro de determinadas células. Vegetais Bactérias Células animais

4 A maioria dos pesquisadores da área biológica considera complexa a tarefa de definir se os vírus são seres vivos ou seres não-vivos. A favor: O fato dos vírus apresentarem reprodução; A presença de material genético (DNA ou RNA), e consequentemente a capacidade de sofrerem mutação; Capacidade de adaptação.

5 Contra: O fato dos vírus serem acelulares; A ausência de metabolismo próprio,necessitando portanto, de constituintes celulares de outro organismo.

6 04) Característica(s) que todos os seres vivos têm, inclusive os vírus: a) metabolismo próprio e reprodução b) reprodução e mutação c) organização celular d) núcleo com DNA e) citoplasma com ribossomos 05)(PUC-PR 2005) Observe atentamente as afirmações: I. Os ácidos nucléicos estão presentes em todos os seres vivos. II. A reprodução é um dos processos que caracterizam a vida. III. Os vírus são organismos unicelulares. Está correta ou estão corretas: a) Todas. b) Apenas II e III. c) Apenas I e II. d) Apenas I e III. e) Apenas a III.

7

8

9

10 HPV

11 MONONUCLEOSE

12 HBV

13 HIV

14 Vírus com DNA = Bacteriófagos e DNA Vírus Vírus com RNA = Retrovírus e RNA vírus Tem a capacidade de transformar RNA em DNA pela enzima transcriptase reversa.

15

16 DNA Vírus: o bacteriófago; ocorre dentro de uma célula bacteriana. Ocorre o ciclo lítico e o lisogênico.

17 1)Adesão ou absorção: vírus se fixa à bactéria. 2) Entrada: Somente o DNA é injetado na bactéria. 3) Controle de metabolismo: união do DNA do vírus ao da bactéria. DNA viral assume comando, ocorrendo duplicação de DNA viral sucessivas à custa de substâncias da bactéria. 4) Montagem de novos vírus: ribossomos bacterianos efetuam síntese de proteínas virais. Agrupamento de proteínas e material genético virais novos vírus.

18 1.Ataque: Proteínas do HIV se acoplam a receptores CD4 presentes em glóbulos brancos (células de defesa) do sangue. 2. Cópia dos genes: com a ajuda da enzima transcriptase reversa, há a produção DNA viral a partir do RNA 3. Replicação: molécula de DNA se aloja ao núcleo da célula hospedeira e incorpora ao DNA hospedeiro. Inicia-se processo de transcrição (formação de RNA-m virais que se liga aos ribossomos da célula) e tradução (formação de novas proteínas virais)

19 No final do ciclo lítico, os novos fagos são liberados e ocorre a destruição (lise) da bactéria, que é a hospedeira. Já no ciclo lisogênico, a célula não é destruida com a saída de novos vírus; a célula permanece infectada pois o material genético do vírus foi implantado no seu próprio DNA, e poderá passá-lo adiante através da divisão celular.

20

21

22

23 Valeu xuxus!


Carregar ppt "Colégio Cruz e Sousa - Biologia - Profª Vanessa 2º ano, ensino médio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google