A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMA: COERÊNCIA TEXTUAL LINGUÍSTICA II. O que é Coerência Textual?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMA: COERÊNCIA TEXTUAL LINGUÍSTICA II. O que é Coerência Textual?"— Transcrição da apresentação:

1 TEMA: COERÊNCIA TEXTUAL LINGUÍSTICA II

2 O que é Coerência Textual?

3 Definição A coerência é o evento linguístico responsável pela construção de sentido que da forma de um texto, é a relação lógica das ideias e o resultado da não contradição entre as partes de um enunciado.

4 EXEMPLOS:. QUEM ENTRA NA CHUVA É PARA SE QUEIMAR.. QUEM ENTRA NA CHUVA É PARA SE MOLHAR.

5 As crianças estão morrendo de fome por causa da riqueza do país. Adoro sanduíche porque engorda. As frases acima são contraditórias, não apresentam informações claras, portanto, são incoerentes.

6 A COERÊNCIA RELAÇÃO LÓGICA ENTRE IDEIAS, SITUAÇÕES OU ACONTECIMENTOS PODE APOIAR-SE EM MECANISMOS FORMAIS, DE NATUREZA GRAMATICAL OU LEXICAL, E NO CONHECIMENTO PARTILHADO ENTRE OS USUÁRIOS DA LÍNGUA.

7 Tipos de coerência: NARRATIVA ARGUMENTATIVA FIGURATIVA TEMPORAL ESPACIAL

8 COERÊNCIA NARRATIVA Decorre das evidências observadas num texto nas partes narradas;em que observa- se com clareza a incoerência.As ações acontece no tempo sucessivo de forma que o que é posterior depende do que vem anterior Ex:Uma pessoa sem pernas dançou toda a noite, dando saltos de alegria com seus sapatos de salto.

9 COERÊNCIA ARGUMENTATIVA Contradição Diário de um Louco Era noite e o sol raiava no horizonte. Estava eu andando parado e sentado numa pedra de algodão. Longe dali e bem perto, havia um bosque sem árvores, onde os passarinhos pastavam, vacas pulavam de galho em galho e os elefantes tomavam sol à sombra de um pé de alface. Mais à direita, seguindo pela esquerda, havia um lago com solo pedregoso, no qual os peixinhos nadavam e aos poucos morriam afogados. Se diz respeito às relações de causa/conseqüência devem estar bem articuladas para concluir-se algo. Ex: a lua é um astro e é branca. Portanto, todos os astros são brancos é incoerente.

10 COERÊNCIA FIGURATIVA É construída pelo arranjo adequado entre as figuras que tecem o enunciado. Constitui incoerência. Respeita a combinatória de figuras para manifestar um dado tema. OU SEJA FIGURAS QUE REPRESENTAM ENUNCIADO! Ex: dizer que tocavam uma música no baile funk

11 TEMPORAL O que se espera é uma lógica temporal, de começo, meio e fim das ações (não é coerente lavar o arroz para depois catá-lo).

12 COERÊNCIA ESPACIAL É distinguida pelo nexo de espaço (não é coerente dizer que se fizeram todos os exercícios físicos no club enquanto estava no banheiro de casa).

13 Exercícios Exercício 1: (UDESC 2008) Identifique a ordem em que os períodos devem aparecer, para que constituam um texto coeso e coerente. (Texto de Marcelo Marthe: Tatuagem com bobagem. Veja, 05 mar. 2008, p. 86.) I – Elas não são mais feitas em locais precários, e sim em grandes estúdios onde há cuidado com a higiene. II – As técnicas se refinaram: há mais cores disponíveis, os pigmentos são de melhor qualidade e ferramentas como o laser tornaram bem mais simples apagar uma tatuagem que já não se quer mais. III – Vão longe, enfim, os tempos em que o conceito de tatuagem se resumia à velha âncora de marinheiro. IV – Nos últimos dez ou quinze anos, fazer uma tatuagem deixou de ser símbolo de rebeldia de um estilo de vida marginal. Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, em que os períodos devem aparecer. A) II, I, III, IV B) IV, II, III, I C) IV, I, II, III D) III, I, IV, II E) I, III, II, IV

14 Entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA. Assinale a alternativa cujo texto pode ser concluído coerentemente com essa afirmação. A) Sara Mendes deu início a um processo na justiça, para que Tiago Costa assuma a paternidade de seu filho Cássio. Tiago não fez o exame de DNA, mas assume como muito provável ser ele o pai do menino. Cássio alega que o exame não é conclusivo, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA. B) Adriano é um rapaz muito presunçoso e não admite que lhe cobrem nada. A namorada lhe pediu um exame de DNA, para esclarecer a paternidade de Amanda, sua filha. Adriano disse que não faria o exame. A namorada disse que toda essa presunção serviria para o juiz atestar a paternidade, poisentrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA. C) Carlos de Almeida responde processo na justiça por não querer reconhecer como seu o filho de Diana Santos, sua exnamorada. Carlos se recusou a fazer o exame de DNA, o que permite ao juiz lavrar a sentença que o indica como pai da criança, porque entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA. D) Alessandro presume que Caio seja seu filho. Sugeriu a Telma um exame de DNA. Telma disse não ser necessário, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA. E) Mário e Felipe são primos. Mário é extremamente vaidoso, pretensioso. Felipe é um rapaz calmo e muito simples. Os dois namoraram Teresa na mesma época. Teresa teve uma filha e entrou na justiça para exigir dos dois primos um exame de DNA. O juiz disse que não era necessário, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.


Carregar ppt "TEMA: COERÊNCIA TEXTUAL LINGUÍSTICA II. O que é Coerência Textual?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google