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Desde 1.986. ÁREA DE ATUAÇÃO Educação Pesquisa e Diagnósticos Projetos Corporativos Engenharia de Negócios.

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1 Desde 1.986

2 ÁREA DE ATUAÇÃO Educação Pesquisa e Diagnósticos Projetos Corporativos Engenharia de Negócios

3 ÁREA DE EDUCAÇÃO Outsourcing Educacional Pós-Graduação Lato Sensu Universidade Corporativa Programas x Capacitação: - Presencial, Semi Presencial e EAD

4 PESQUISA E DIAGNÓSTICOS Marketing Tributária Instituições Públicas e Privadas Programas e Projetos Públicos

5 PROJETOS CORPORATIVOS Pesquisas e Diagnósticos Treinamento e Capacitação Elaboração de Projetos Aperfeiçoamento de Processos Elaboração de Planos Estratégicos Realização de Concursos Públicos Avaliação de Projetos

6 ENGENHARIA DE NEGÓCIOS NEGÓCIOS CORPORATIVOS EM PARCERIAS E CONSÓRCIOS Fusões e Aquisições (M&A) Funding (consolidação financeira) Estruturação Societária Operações Financeiras. Estruturadas

7 EQUIPE DE TRABALHO E SERVIÇOS REALIZADOS 1.180Professores, Pesquisadores e Consultores Associados (Ms.C., Ds.C., Ph.D) 22Parceiros institucionais e individuais: Faculdades de Ensino Superior, FENATRACOOP, IPOLON, LIMA-México, TS - Japão, Genebra, Portugal, EUA, China Cursos de pós-graduação-MBA Profissionais Pós-graduados 207Pesquisas realizadas 174Consultorias 14Fusões e Aquisições relevantes

8 DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DE TRABALHO NO BRASIL O INBRAPE já desenvolveu trabalho no país inteiro, tendo atendido mais de municípios, com programas de capacitação, projetos de pesquisas e diagnósticos.

9 PARCEIROS NO EXTERIOR PARCEIROS EM M&A, EDUCAÇÃO E FINANÇAS CORPORATIVA

10 PRINCIPAIS CLIENTES ATENDIDOS Ministério do Desenvolvimento Social Ministério da Justiça INFRAERO/PR – UNIMED/PR. – COPEL Fundação Bradesco Conselho Federal Odontologia Ministério da Justiça - Polícia Federal/ DITEC SEBRAE – Bancos Diversos ECONORTE – ESTACENTER Caixa Econômica Federal Tribunal de Justiça da Bahia TS World - Japão

11 PRINCIPAIS CLIENTES ATENDIDOS

12 PRINCIPAIS DIAGNÓSTICOS (ALGUNS NÃO CITADOS POR CLÁUSULAS DE CONFIDENCIALIDADE ) Diagnóstico da Defensoria Pública – Ministério da Justiça Diagnóstico da Criança e Adolescente – Prefeitura de Londrina Pesquisa SEBRAE no Rio Grande do Sul Municípios Pesquisa Nacional sobre Capacitação para FENATRACOOP Pesquisa Conselho Federal de Odontologia Pesquisa para SEBRAE no Paraná (38 Pesquisas) Diagnóstico para COPEL – PR., SP., DF. Diagnóstico para ESTACENTER - 5 Estados Diagnóstico para CEF – São Paulo – Moradores SFH Pesquisa para INFRAERO – Londrina

13 O QUE É UMA DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL? O diagnóstico institucional é um instrumento de controle da eficiência organizacional. Tem por objetivo: tomar medidas corretivas; facilitar a organização das áreas ou setores; controlar e acompanhar periodicamente o funcionamento da gestão institucional; verificar os fatores que limitam o funcionamento;.

14 O QUE É UMA DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL? detectar as fragilidades e potencialidades e, a partir disso; oportunizar discussões visando corrigir e redesenhar as atividades ou setores que necessitam de melhorias bem como usufruir da melhor forma possível seus aspectos positivos e potencialidades não devidamente aproveitadas..

15 APLICAÇÃO DO DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL O diagnóstico é aplicado para entender e compreender as condições e o cenário em que se encontram os processos de atuação e a própria organização, para medir e avaliar o quanto vem se transformando em relação à realidades temporais e geográficas, bem como a qualidade dessa transformação. A atividade de diagnosticar geralmente está contida em um projeto maior que se propõe a implementar um novo modelo de atuação, uma nova forma de gestão, um novo modelo de sistema para fortalecimento operacional e institucional.

16 DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL GLOBAL O Diagnóstico vai muito além da Pesquisa, do Banco de Dados, do Mapeamento de Processos e de Competência. É comum no meio empresarial e acadêmico ocorrer uma certo conflito conceitual. Vale ressaltar que Pesquisa, Banco de Dados, Mapeamento ou mesmo Auditagem Operacional, são instrumentos de um Diagnóstico Institucional Global – DIG.

17 O DIG APRECIA SISTEMICAMENTE QUESTÕES COMO: Em que e por quê a Instituição se destaca? Qual é a sua imagem no mundo empresarial e na sociedade? Como a Instituição é vista pelos políticos e profissionais liberais? Como ela quer ser vista diante dos stakeholders? O que fazer para ter sua imagem melhorada? Como tem sido a discussão sobre Ética Profissional na Instituição? Quais são os reais valores que lhe dão sustentação? Qual a cultura e valores da Instituição?

18 O DIG APRECIA SISTEMICAMENTE QUESTÕES COMO: Quais são os principais desafios? O que está fazendo para Fortalecimento Institucional? Onde ela pretende chegar no curto, médio e longo prazo? A Instituição promove diversidade regional e cultural? Qual o impacto dos seus Programas de Responsabilidade Social? Está preocupada em capacitação profissional e pessoal da sua equipe? O que está fazendo com relação à Carreira Profissional da Instituição?

19 RESULTADOS E APLICAÇÕES Sistematização das informações Conscientização do status quo da empresa Oportunizar necessidades de fortalecimento Reestruturação organizacional Uniformização de procedimentos e técnicas Reestruturação de cargos e salários Avaliação de desempenho

20 RESULTADOS E APLICAÇÕES Implantação de estratégias de mercado Análise da posição do seu produto versus concorrentes Mudanças de gestão Fortalecimento institucional Mudança de imagem perante os stakeholders Estratégias para curto, médio e longo prazo Utilizar melhor suas potencialidades

21 CONSIDERAÇÕES SOBRE AMOSTRA CONSIDERANDO DISTRIBUIÇÃO UNIFORME DOS PESQUISADOS NO PAÍS, UMA VEZ QUE NÃO TEMOS DADOS SOBRE NÚMERO DE AUDITORES POR ESTADOS Pesquisa de natureza de quantitativa, com forma de abordagem presencial ou via web (hot site). Sugestões de amostra, considerando distribuição uniforme com Universo de Auditores: Amostra 1: entrevistas (margem de erro de 3%) Amostra 2: entrevistas (margem de erro de 4%) Amostra 3: entrevistas (margem de erro de 5%)

22 Amostragem: A técnica de amostragem empregada será probabilística sistemática, de acordo com listagem dos nomes dos entrevistados. Neste tipo de amostragem aleatória há dois elementos importantes: o intervalo de amostragem e o ponto de início da amostragem. O primeiro define o intervalo entre um entrevistado selecionado e o entrevistado selecionado seguinte (por exemplo, de 50 em 50 servidores escolhemos um), e; O segundo especifica o ponto em que se inicia a contagem desse intervalo (por exemplo, começa-se a escolher a partir do 30º elemento da lista). CONSIDERAÇÕES SOBRE AMOSTRA

23 O intervalo de amostragem (IA) é obtido dividindo o total de sujeitos da população pelo número de servidores que se pretende para a amostra (IA= N/n). Exemplo, uma população de 30 mil servidores (N) e se deseja selecionar uma amostra de 380 servidores (opção de amostra 1) (n) o Intervalo de Amostragem é de 50 (IA= /380=50). Isso significa que deve ser escolhido 1 servidor para a amostra em cada grupo de 50 servidores da população. CONSIDERAÇÕES SOBRE AMOSTRA

24 O segundo passo é determinar o ponto de inicio da amostragem. Exemplo, como o intervalo de amostragem é de 50, deve-se escolher aleatoriamente um número entre 1 e 50. Ao escolher o número 30, por exemplo, deve-se pegar o número 80 da lista, 130 da lista e assim por diante (HAIR, 2005). Nesse sentido, o processo de sorteio, também acarretará na obtenção da proporção dos servidores por estado, uma vez que a listagem poderá estar ordenada alfabeticamente por estado, região ou nome dos servidores. CONSIDERAÇÕES SOBRE AMOSTRA

25 OUTRAS ATIVIDADES DO GRUPO Reflorestamento em Santa Catarina Construção Civil Cidade Universitária aptos construídos em Londrina e atualmente 400 aptos em Ponta Grossa; Construção de moradias para FENATRACOOP.

26 COM OS NOSSOS CORDIAIS AGRADECIMENTOS PELA OPORTUNIDADE E ATENÇÃO DISPENSADA.


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