A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Guerra Fria. Guerra Fria Ideologias Capitalismo: Sistema econômico e social que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Guerra Fria. Guerra Fria Ideologias Capitalismo: Sistema econômico e social que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Guerra Fria

3

4

5 Ideologias Capitalismo:
Sistema econômico e social que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção, pelo trabalho livre assalariado e pela acumulação de capital. Consiste também na racionalização dos meios de produção e na exploração de oportunidades de mercado para obter lucro. O Socialismo: é uma corrente de pensamento que se desenvolve a partir do século XIX em oposição ao capitalismo e ao liberalismo. Propõe uma organização social na qual são abolidas a propriedade privada dos meios de produção e a sociedade de classes. Há diferentes formas de socialismo.

6 “A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar. Pois, como observou o grande filósofo Thomas Hobbes, ‘a guerra consiste não só na batalha, ou no ato de lutar, mas num período de tempo em que a vontade de disputar pela batalha é suficientemente conhecida’ (Hobbes, capítulo 13). A Guerra Fria entre EUA e URSS, que dominou o cenário internacional na segunda metade do breve século XX, foi sem dúvida um desses períodos.” HOBSBAWN, Eric. Era dos Extremos. São Paulo, Companhia das Letras, 1995.

7

8

9 O bloco capitalista Doutrina Truman: os EUA se comprometiam em ajudar econômica e militarmente a Europa; Plano Marshall: investimentos para recuperar a Europa, reforçando sua ligação com o continente; Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte): aliança militar para barrar o avanço dos soviéticos;

10 O bloco comunista Pacto de Varsóvia (união militar dos países do Leste Europeu; União para reconstrução econômica - COMECOM; Em 1955 a URSS se declara detentora da bomba atômica.

11 Guerra não declarada O acúmulo de armas era justificado como uma forma de manter a paz; Uma ampla rede de espionagem foi criada pelos dois lados, o que levou ao desenvolvimento de serviços de inteligência (CIA e KGB); A perseguição aos simpatizantes do bloco inimigo era constante em todos os países; Apesar de não haver enfrentamento direto entre as potências, vários países serviram de palco para batalhas cruéis na busca pelo domínio de áreas do globo.

12 Maiores Conflitos Revolução Chinesa (1949): luta nacionalista contra a opressão imperialista de Inglaterra, EUA e Japão; Guerra da Coréia ( ): o Norte desejava implantar o socialismo no país, o sul, com o apoio dos EUA e ONU consegue barrar o avanço; O Oriente Médio: o petróleo da região transformou-a em área desejada por ambos os lados. A região transforma-se num barril de pólvora ainda maior com a criação – pelos capitalistas – do Estado de Israel.

13

14 MUROS DE PARIS "É proibido proibir"
"O que queremos, de fato, é que as ideias voltem a ser perigosas" "A imaginação ao poder" "O patrão precisa de ti, tu não precisas dele" "As paredes têm ouvidos, seus ouvidos têm paredes" "Abaixo a sociedade espetacular mercantil" "Abaixo a universidade" "Sejam realistas, exijam o impossível!" "Se queres ser feliz, prende o teu proprietário"

15 "Quando a Assembleia Nacional se transforma em um teatro burguês, todos os teatros da burguesia devem se transformar em Assembleias Nacionais" "Todo poder abusa. O poder absoluto abusa absolutamente" "Abaixo o realismo socialista. Viva o surrealismo" "A política passa-se nas ruas" "O poder tinha as universidades, os estudantes tomaram-nas. O poder tinha as fábricas, os trabalhadores tomaram-nas. O poder tinha os meios de comunicação, os jornalistas tomaram-na. O poder tem o poder, tomem-no!" "Juventude Marxista Pessimista"

16 "A revolução deve ser feitas nos homens, antes de ser feita nas coisas"
"Revolução, eu te amo" "A revolução não é a dos comitês, mas, antes de tudo, a vossa. Levemos a revolução a sério, não nos levemos a sério" "Tu, camarada, tu, que eu desconhecia por detrás das turbulências, tu, amordaçado, amedrontado, asfixiado, vem, fala conosco" "Um só fim de semana não-revolucionário é infinitamente mais sangrento que um mês de revolução permanente" "A sociedade nova deve ser fundada sobre a ausência de qualquer egoísmo e qualquer egolatria. O nosso caminho será uma longa marcha de fraternidade" "Professores, sois tão velhos quanto a vossa cultura, o vosso modernismo nada mais é que a modernização da polícia, a cultura está em migalhas"

17

18 Muro de Berlim construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) divisão do mundo em dois blocos: República Federal da Alemanha (RFA), capitalista; e República Democrática Alemã (RDA), socialista. Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, faziam parte 66,5 km de grades metálicas, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para cães de guarda. Começa a ser derrubado em 9/11/1989.

19

20

21

22 Guerra fria Corrida espacial;
Disputas ideológicas, tecnológica e esportiva, Decadência: burocracia pesada, corrupção no Estado, gastos elevados. Medidas emergenciais: Glasnort e a Perestroika queda do Muro de Berlim – 1989. Fim da URSS – 1991.

23 Revolução cubana (1959) Questão dos mísseis “Aliança para o Progresso” Combate ao populismo na América latina Apoio as ditaduras latino-americanas Detente (distensão ou relaxamento)

24 DUTRA no contexto da Guerra Fria
O governo Dutra assinou com os Estados Unidos o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR) Rompeu relações com URSS e colocou na ilegalidade o Partido Comunista Brasileiro(PCB). Cassou o mandato dos representantes comunistas nas câmaras legislativas.

25 DUTRA e o Projeto Liberal
O presidente Dutra determinou o rebaixamento das tarifas alfandegárias. Assim, o Brasil foi invadido por uma enxurrada de produtos estrangeiros, principalmente, os norte-americanos: Automóveis de luxo; Eletrodomésticos; Perfumes; Tecidos; Alimentos; Casacos de pele; Aparelhos de Televisão; Detalhe: não havia nenhuma emissora de TV no Brasil.

26 Resultados da política liberal de Dutra
A industria nacional sentiu um choque, diante do grande incentivo às importações. A dívida externa, que havia apresentado significativa redução durante a Segunda Guerra Mundial, voltou acrescer. A inflação cresceu assustadoramente e diminuiu o poder de compra dos trabalhadores brasileiros. Os trabalhadores passaram a questionar o governo Dutra e apoiar a candidatura de Getúlio Vargas para Presidente. Vargas era um velho conhecido dos trabalhadores brasileiros.

27 1950: ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NO BRASIL
Getúlio Vargas vence as eleições com quase a metade dos votos.

28 VARGAS no contexto da Guerra Fria
Vargas gostava de se apresentar como um político nacionalista, ou seja, defendia uma proteção especial para os empresários brasileiros e um rigoroso controle sobre os investimentos estrangeiros no país. Depois de uma grande campanha que tinha como Lema “ O Petróleo é Nosso”, Vargas assina o decreto que determinava o monopólio estatal do petróleo. 1953 – Criação da Petrobrás O governo norte-americano reagiu cancelando o empréstimo de milhões de dólares prometido ao governo brasileiro. Vargas comprou uma briga com um inimigo poderoso: as multinacionais e o governo dos EUA. Getúlio Vargas, Tela de A. Malagoli

29 Para os comandantes militares (generais, coronéis e almirantes que vinham da classe média) o Brasil deveria ficar totalmente alinhado com os EUA e contra a URSS. Mesmo sabendo que Vargas nada tinha de comunista, sua política nacionalista era vista como uma agressão ao aliado norte-americano. Em 1954, a carta-testamento deixada por Getúlio Vargas exaltava o nacionalismo e atacava os trustes estrangeiros. O trauma causado pelo suicídio do Presidente, bem como o emotivo conteúdo da carta atingiu fortemente a sensibilidade de grande parte da sociedade e, naturalmente, muitos cidadãos, embora não comunistas, sentiram-se atraídos para a pregação dessas frentes que, de certa forma, também pregavam o nacionalismo, mas com objetivos próprios. Isto veio a reforçar as bases comunistas no Brasil.

30 "Mais uma vez, a forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes. Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre.

31 Não querem que o povo seja independente
Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder. Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida.

32 Escolho este meio de estar sempre convosco
Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão. E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História." (Rio de Janeiro, 23/08/54 - Getúlio Vargas)

33 [...] Otávio – [...] Eu acho graça desses caras, contrariam a lei numa porção de coisas. Na hora de pagá o aumento querem se apoiá na lei. Vai se preparando, Tião. Num dou duas semanas e vai estourá uma bruta greve que eles vão vê se paga ou não.[...] GUARNIEIRI, Gianfrancesco. Eles não usam black-tie. 19. ed. São Paulo: Civilização Brasileira, p. 25, Ato I. Escrita na década de 1950, a peça Eles não usam black-tie nos remete à reflexão sobre movimentos sociais no Brasil.

34 01. A década de 1950 foi caracterizada por um período de recessão econômica. Os índices inflacionários superavam 100% ao mês. 02. Na década de 1950, o sindicalismo brasileiro enfrentou, com muitas greves, a inserção do país no capitalismo internacional. 04. No Brasil, a organização sindical teve início no século XX e foi nutrida, de um lado, pelos anarquistas utópicos e, de outro lado, pelos defensores do neoliberalismo econômico. 08. Cenário de Eles não usam black-tie, as favelas estão circunscritas sobretudo às metrópoles regionais, como é caso do Rio de Janeiro e de São Paulo. 16. Criada na década de 1950, a Companhia Vale do Rio Doce, empresa de economia mista, foi o cenário que levou os personagens de Eles não usam black-tie a deflagrarem greve por melhores condições de trabalho e de salário. 32. Infere-se do diálogo do personagem Otávio que uma das estratégias utilizadas pelos sindicatos é a greve, como forma de pressionar os patrões para a obtenção de determinado objetivo.

35 Gabarito: 34 (02+32) Número de acertos: 403 (5,84%) Grau de dificuldade previsto: médio Grau de dificuldade obtido: difícil

36 A partir de um dos excertos de Eles não usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, a questão tinha como um dos objetivos que os candidatos identificassem o quadro socioeconômico brasileiro na década de 1950 e os movimentos sociais. Ao constatarmos o quadro de acertos da questão gerados pela Coperve, identificamos que 19,40% dos candidatos apresentaram dificuldades de reconhecer como atualmente está estruturada a hierarquia urbana brasileira, quando assinalaram a proposição 08 como correta, identificando São Paulo e Rio de Janeiro como metrópoles regionais. O grau de dificuldade pode ser explicado pela atenção incipiente que é dada aos eixos transversais da Geografia, quando se ministra Geografia Industrial, entre os quais estão os movimentos sociais e as relações de trabalho e produção, como detectado na questão 11. Recomendamos aos docentes da Educação Básica que procurem abordar os conteúdos programáticos na perspectiva da transversalidade.

37 1955 As nações do bloco oriental firmam o Pacto de Varsóvia, que as unifica militarmente. A Suprema Corte norte-americana determina aos Estados o fim da segregação racial. Juscelino Kubitschek é eleito presidente do Brasil. A então União Soviética, confirma que possui a bomba de hidrogênio. A indústria japonesa Sony lança o primeiro rádio portátil transistorizado produzido em massa. Estréia o filme "Juventude Transviada", com James Dean, que se torna o símbolo de rebeldia dos anos 50

38 1956 Juscelino Kubitschek expõe, em seu primeiro dia de governo, um plano desenvolvimentista em que promete fazer o país avançar "50 anos em 5“. O reverendo Martin Luther King Jr. é considerado culpado dos boicotes ao serviço de ônibus de Montgomery, Alabama, nos EUA. Elvis Presley bate recorde de audiência em sua apresentação na TV, em 9 de setembro.

39 1957 O prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, proíbe o rock and roll nos bailes. Pelé estréia na seleção brasileira com 16 anos e marca o único gol na derrota para a Argentina por 2 a 1. A então União Soviética anuncia que lançou com sucesso em órbita ao redor da Terra o primeiro satélite fabricado pelo homem, o Sputinik 1.Lança também um segundo satélite espacial, tripulado por uma cadela chamada Laika. A Otan aprova a presença de armas atômicas dos EUA na Europa, incluindo mísseis de alcance intermediário.

40 1958 A Odeon lança um disco de João Gilberto com as músicas "Chega de Saudade", de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, e "Bim-Bom", do próprio João. A forma intimista de cantar, o arranjo econômico e os acordes dissonantes e saltos melódicos das músicas, surpreendem e vem modificar todo o cenário musical da época. É o início da bossa nova. O líder guerrilheiro Fidel Castro lança prometida ofensiva contra as tropas do governo Batista em Cuba. João 23 torna-se o novo papa da Igreja católica, escolhido para substituir Pio Uma epidemia de graves deformações congênitas é atribuída à talidomida, remédio vendido na Europa como pílula para dormir e tratamento contra o enjoo matinal durante a gravidez.

41 1959 As forças do revolucionário Fidel Castro conquistam Cuba. A boneca Barbie é apresentada oficialmente na Feira do Brinquedo de Nova York. Criada pela Mattel norte-americana, ela sempre acompanhou as mudanças de comportamento e da moda. A Barbie é a boneca mais vendida no mundo atualmente. O papa João 23 proíbe os católicos de votar em comunistas A Nasa é criada por uma lei que dá milhões de dólares ao programa espacial. Os soviéticos lançam a primeira nave espacial já construída a realizar uma viagem à Lua, a Lunik 2.

42 Juscelino Kubitschek e a desenvolvimentismo atrelado ao capital estrangeiro.
No governo JK, dezenas de multinacionais abriram filiais no Brasil, principalmente para produzir bens de consumo. Alem disso, JK investiu pesado na Petrobrás e nas empresas siderúrgicas estatais e construiu a nova capital do Brasil: BRASÍLIA. Para garantir tantos investimentos, JK contraiu empréstimos com banqueiros estrangeiros, dobrando o tamanho da nossa dívida externa. No contexto da Guerra Fria , Juscelino reforçou o alinhamento ao lado dos EUA. Juscelino manteve o Partido Comunista na ilegalidade.

43 BRASIL: DE JUSCELINO A JOÃO GOULART – 1956 a 1964
A opção do presidente JK pelo meio de transporte rodoviário, contribuiu para o desenvolvimento da indústria automobilística e a construção de grandes rodovias para interligar todas as regiões do país. A opção pelo sistema rodoviário prejudicou o sistema ferroviário que ficou abandonado. wcomww.pilkington.

44 “A cidade mudou. Partiu para o futuro Entre semoventes abstratos
A CIDADE EM PROGRESSO “A cidade mudou. Partiu para o futuro Entre semoventes abstratos Transpondo da manhã o imarcescível muro Da manhã na asa dos DC-4s Comeu colinas, comeu templos, comeu mar Fez-se empreiteira de pombais De onde se vêem partir e para onde se vêem voltar Pombas paraestatais. [...] E com uma indagação quem sabe prematura Fez erigir do chão Os ritmos da superestrutura De Lúcio, Niemeyer e Leão. [...]” MORAES, Vinicius de. Nova antologia poética. São Paulo: Cia de Bolso, 2005, p

45 O poema acima faz referência ao desenvolvimento urbano, muito presente na década de 1950 no Brasil. Sobre este período, é CORRETO afirmar que: 01. no final da década de 1950, o Brasil teve como presidente Juscelino Kubitschek (JK), conhecido por seu slogan de governo “Cinquenta anos em cinco”. 02. durante o governo de JK, o país teve grande crescimento da indústria de bens de consumo duráveis, a maioria pertencente a empresas multinacionais. As propagandas de automóveis e aparelhos eletrodomésticos da época revelam esta tendência.

46 04. este período é conhecido pelo decréscimo da dívida externa brasileira, que pôde ser paga gradativamente, graças ao aumento das exportações. 08. a construção de Brasília foi idealizada por Getúlio Vargas e concluída por JK. O objetivo era desenvolver o litoral brasileiro, construindo a capital do país na região. 16. o desenvolvimento industrial atingiu, principalmente, o nordeste brasileiro. Isto provocou grande afluxo migratório do sul e sudeste para a região, provocando o inchaço de cidades como Salvador e João Pessoa. 32. também como reflexo da industrialização, pôde-se observar um grande crescimento na população rural brasileira. 64. no plano cultural, o período do governo JK presenciou a difusão do cinema brasileiro e da Bossa Nova, na qual Vinicius de Moraes teve presença marcante.

47 Grau de dificuldade previsto: Médio Grau de dificuldade obtido: Fácil
Gabarito: 67 ( ) Grau de dificuldade previsto: Médio Grau de dificuldade obtido: Fácil ANÁLISE DA QUESTÃO Classificada como sendo de média dificuldade, a questão 17 teve um alto percentual de acertos parciais e total, revelando-se de fácil compreensão pelos candidatos. O assunto, a década de 1950 no Brasil e o governo JK, deve ter sido de ampla abordagem pelo ensino médio, em função da minissérie sobre o tema exibida ao longo de 2006.

48 5 - Jânio Quadros vence as eleições com 48% dos votos (1960)
5.1 – As contradições de Jânio O governo de Jânio foi marcado por atitudes contraditórias, que lhe valeram, em pouco tempo, severas críticas. No plano interno, Jânio revelava suas idéias contrárias ao comunismo e sua disposição em manter o país aberto ao capital estrangeiro.

49 No plano externo: Jânio procurou realizar uma política independente, que o levou a aproximar-se de países socialistas, como a China e a União Soviética. 19 de agosto de 1961 – Jânio Quadros condecorou o guerrilheiro Ernesto Che Guevara, herói da Revolução Cubana.

50 A renúncia de Jango A oposição e os Estados Unidos interpretaram as atitudes de Jânio como uma abertura ao comunismo internacional. 25 de agosto de 1961: não resistindo às pressões políticas, Jânio Quadros, inesperadamente, renunciou ao cargo de presidente da república. O vice Jânio, João Goulart, deveria assumir a presidência.

51

52 João Goulart assume o poder com poderes limitados
De acordo com a Constituição vigente no país, com a renúncia de Jânio Quadros, a presidência da república deveria ser ocupada pelo vice- presidente eleito João Goulart. Este, porém, estava em visita oficial à China Comunista, e a presidência foi entregue a Ranieri Mazzilli, presidente da Câmara dos Deputados. A oposição acusou Jango de “perigoso comunista” e tentou impedir que ele tomasse posse. Foi instalado no Brasil o sistema Parlamentarista em que o chefe de governo é o primeiro-ministro, no caso, Tancredo Neves. Isso significa que João Goulart assumiria a presidência com poderes limitados.

53 Foi aceita, desde que fosse adotado o sistema parlamentar;
O vice de Jânio estava em visita à China; Diversos grupos garantiram sua posse, incluindo Leonel Brizola, governador do RS e líder da “Campanha da Legalidade”; Foi aceita, desde que fosse adotado o sistema parlamentar; Um plebiscito decidiu pelo presidencialismo; Jango restabeleceu o monopólio estatal sobre o petróleo e passou a controlar os lucros enviados pelas multinacionais. 53

54

55 História . Aula 02 O Brasil no contexto da Guerra Fria

56 Os EUA negam a prorrogação do prazo para o pagamento da dívida e passam a desconfiar do governo;
Jango promove um grande comício na Central do Brasil para anunciar as reformas de base: Estatização das refinarias de petróleo, desapropriação das propriedades com mais de 100 hectares e a democratização eleitoral; 56

57 BRASIL: DE JUSCELINO A JOÃO GOULART – 1956 a 1964
Comício da Central do Brasil Em março de 1964, o presidente organizou um grande comício na Central do Brasil (Rio de Janeiro), onde defendia a urgência de reformas políticas. Em oposição ao governo os grupos conservadores realizaram um grande protesto público com a realização da “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”. 57

58 Realizaram a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”;
A Queda de Jango Setores conservadores reagiram, unindo-se aos interesses estadunidenses, elite econômica e Igreja; Realizaram a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”; Após preparar ideologicamente o povo, houve um golpe comandado pelos militares em 1º de abril de 1964; Jango seguiu para o exílio, em Montevidéu. 58

59 BRASIL: DE JUSCELINO A JOÃO GOULART – 1956 a 1964
Entre 1956 e 1964 tivemos três presidentes com características diferentes: JK construiu Brasília e endividou o país; Jânio não gostava de brigas de galo, mas apreciava uma “biritinha”, renunciou; João Goulart tentou reformas radicais e levou um “chute”, acabou deposto. 59

60

61


Carregar ppt "Guerra Fria. Guerra Fria Ideologias Capitalismo: Sistema econômico e social que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google